17 de nov. de 2008

Pavê da sogra

Eu fiquei pensando em qual nome dar a este pavê, mas acabei decidindo por chamá-lo de Pavê da Sogra! Esta receita vem, obviamente, do caderno de receitas dela e lá na casa dela é assim: tem o pavê do Ale, o pudim do Bil, o cuscuz da Emília e por ai vai! Se a pessoa gostar muito da receita, ela acaba levando o domínio!

Originalmente esta sobremesa é conhecida como o Pavê do Ale, mas depois que ele se casou comigo, sua preferência passou a ser deste pavê aqui. Pelo menos é isso que ele me fala e eu acredito! :)

Mas, como eu sou uma boa menina e não quero arranjar briga com a sogra, resolvi fazer este doce para ele! É incrivelmente fácil de fazer! Até se você não tem noção nenhuma e se achar completamente incapaz de fazer um doce, eu te digo, este você conseguirá fazer! Não tem como dar errado! Você não usará panela, não tem que bater claras em neve! Só misturar! Only! E ainda por cima, suja pouquíssima louça! Mamata!

Pra facilitar sua vida eu tirei fotos do passo a passo! Certo? Então, vamos lá.. deixe o espírito da Ofélia baixar em você e mãos à obra!

Pavê da Sogra
Receita de 1977 - Mais velha que eu!

Creme Branco
- 1 ovo
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 9 colheres de açúcar
- 2 latas de creme de leite (sem soro)
Na batedeira, bata bem o açúcar com o ovo e a manteiga até ficar um creme claro e bem homogêneo. Misture as 2 latas de creme de leite com o auxílio de um fouet (se não tiver, pode ser com a colher)

Creme Preto
- 1 lata de creme de leite (sem soro)
- 150ml de leite
- 1 copo de chocolate em pó (usei do Chocolate do Padre)
Misture bem todos os ingredientes (eu bati na batedeira).

Montagem
Em uma travessa coloque uma camada de creme branco, a seguir uma camada de bolacha maisena, novamente uma camada de creme branco, bolacha maisena e finalize com o creme preto. (creme branco, bolacha, creme branco, bolacha e creme preto).Pronto!
Refrigere por no mínimo 2 horas! É um pavê que fica mais líquido, mas o sabor é ótimo!

Facílimo!
E ai, minhas amigas iniciantes na cozinha, se animaram?

Tem esta outra receita de pavê que minha avó fazia com o maior capricho e amor pra família, clique aqui pra ver! snif

25 comentários:

Beatriz Belliard disse...

sabe que eu fiz o outro pave bicolor aqui, e todos adoraram, ja fiz varias vezes, agora este esta bom para meu atual estado, so misturar, beleza, assim nao precisa ficar de pe muito tempo ! bjinhos

Anônimo disse...

Isso me parece muito bom Glau. Em nossas casas não se pode fazer regime tamanha tantas invenções (principalmente doces) né...rs

Adorei a foto com as folhas, muito legal.

Bjs

A Dona da Cozinha disse...

pavê é sempre bãooo!!
b-jo,paula

Andrea Dohashi disse...

Madame querida, isso é o máximo!
Misturar e pronto!
A-mei...
Beijinhos

Mari disse...

Glauzinha, que delícia de pavê! Mega master prático, e delicioso!! Tá ai uma excelente sobremesa para fazer para a Isa e o Marcelo, acho q todos vão amar... começando pela dona formiguinha aqui... hehehehe
Amei vê-la ontem, precisamos marcar mais cházinhos! =D
Bjãoooo!!

Vivian disse...

viva a sogrinha. Adorei esses nomes de receitas, muito originais !!

boa semana

bjks

Helena disse...

Glau
Esse pavê da sogra deve ser uma delícia!Gostei da foto outonal,de acordo com a estação aqui em Portugal!
Bj

Daniel disse...

Hehehe, mas a sua tem alcachofras, já é uma outra torta. Não tem idéia de como esta receita de torta já "viajou". Uma amiga que mora em San Diego na Califórnia me passou depois de ter feito, usando uma receita de um livro do Atelier Gourmand, a versão original é mais rústica (eu já a fiz assim uma vez). Um amigo do Rio Grande do Sul fez, mas com tomates grandes, sem sementes nem pele, eu fiz depois mudando um pouco, numa forma de torta, e depois sua amiga e por fim você. Veja como neste telefone sem fio a receita mudou bastante, esta aqui é a "torta mãe": http://katiamaluf.multiply.com/recipes/item/1/1

Giselle disse...

Oi, entrei nesse mundo dos bloggers, e estou adicionando o seu na minha pagina, espero que não se importe.
ADOREI TUDO AQUI!!!
Beijoa

Axly disse...

Que delícia esse pavê Glau!
Eu amo esses docinhos assim, cremosos, levinhos, geladinhos... cai matando meeeeeeeeesmo!
Tua sogra merece^^
Kisss flor!

Rose Oliveira disse...

Adoro pavê! Da sogra, da mãe, da irmã, da vizinha...rss. Pelo título pensei que era com olho de sogra aquele docinho, rss, mas é da sogra mesmo! Amei a receita , fácil e gostosa.
Beijão Clau e uma boa semaninha...

Unknown disse...

Oi Glau! Passei por aqui para deixar um oi e estou saindo com água na boca, isso não se faz! O Pavê da Sogra está com uma aparência maravilhosa, parabéns!
Abraços,

Giovanna - Quaker

ameixa seca disse...

Super bom!!! Se vem da sogra e se a nora aprova, quem sou eu para duvidar? ;)

Carla disse...

Sou adepta destas receitas tão fáceis! Que delícia!!!

bjs

Glau disse...

Bia, o pavê bicolor é sucesso garantido! Legal saber que vc fez! menina, espero que vc recupere logo do seu pé!

Dani, a foto foi de última hora e sabe que eu gostei tbém? modéstia é pouca haha

Paulitcha, pavê é sempre bão mesmo! Mto bão

Déa, coisa boba, sabe? um segundo e tá pronto! :)

Maricota, bota a isa pra trabalhar! Ela não fala que quer fazer gastronomia, então..vai treinando desde já!

Alimento, vou passar! Sucesso pra vc tbém!

Vivi, vc tbém tem uma sogrinha ótima!

Canelinha, este pavê é uma delícia mesmo! Obrigada pelo elogio da foto, vindo de vc que só tem fotos maravilhosas fico até sem graça! :)

Daniel, amei seu blog.. fucei tudinho! :)

Mocinha, tbém dei uma fuçada básica no seu blog! Volte sempre por aqui...

Axly, este pavê foi ideal para o calor que fez ontem aqui em SP! mas deixei um monte pra minha mãe e outro pro meu irmão! To começando a engordar! Jesuiss

Rose, hahaha é receita da sogra mesmo! Boa semana pra vc tbém!!

Oi Giovanna, tudo bem por ai? se vc tiver algumas receitinhas de aveia pra me passar, serão mto bem aceitas... aveia por aqui não falta! :)

Ameixinha, vai com fé! Pode confiar mesmo! receita das antigas!

Carla, tbém adoro receitas fáceis e práticas!

Bjos pra vcs

Claudia disse...

Glaucia,

Pavê é uma sobremesa de mãe e de sogra mesmo. Já comi tantos, mas tantos, mas raramente faço. Talvez porque receita da minha mãe é das complicadas e ela ainda fazia em casa os biscoitos de champagne. Me interessei pelo bicolor que vi aqui e guardei a postagem inclusive, aquele tem cara de acerto, e este parece realmente fácil.

O fato de ser fácil ajuda a dar gosto bom.

Boa semana,

C.

lulubeka disse...

olá tudo bem por aki?
Nossa cada dia uma receitinha mais gostosa, que coisa boa...
Estou passando para uma visitinha e desejar uma semana MARAVilhosa....
Bjs

Xana Bértolo disse...

Glau, sigo seu blog há uns tempos, acho que nunca tinha comentado por aqui, mas tenho gostado bastante do que vejo :)..
E esta receita tem de se dizer "abençoada sogra" ;).. Tá delicia mesmo..
bjinhus

laila radice disse...

mas essa madame arrasa memso!! bem q vc disse q era facilissimo..e deve sre bom pra caramba!! bjs

Dayane B. Kobaiashi disse...

Olá Madames!!!
Leio sempre o blog de vcs, e acabei me encantando e criando um tbém.
Será que posso colocar o blog de vcs, no meus links???
Bj grande

P.S.: vou testar suas receitas e postar no meu blog, logico que colocando a fonte.

Glau disse...

Claudinha, a sobremesa da minha mãe são: gelatina e frutas! tudo muito elaborado :) Que a sogra não me escute, mas entre o bicolor e este, eu fico com o bicolor!

Lulu, ótima semana pra vc tbém, flor!

Xana, demorô pra comentar, hein? Mi cozinha es su cozinha! :)

Laila, vc que arrasa! adorei vc, pequena grande mulher!

Dayane, bom saber que as madames te inspiraram! fico mto feliz! mto boa sorte no seu novo blog! no que precisar, estamos aqui!

bjokas, glau

Valeria disse...

Belezura de Pavê!!!Amei!!
Bjs

Anônimo disse...

Gla,
Mesmo o seu sendo bom o meu é melhor ainda, e tenho certeza que o meu filhinho, fofinho o Xandinho, gosta mais do meu.
Beijos Veruska

Laurinha disse...

Já passei pelo primeiro degrau da iniciação na cozinha, mas posso fazer também??? Adoro pavê...

Beijinhos

Iliane disse...

adoro pavê..mas..numca lembro de fazer..adorei essa sua receita..bjus