24 de nov. de 2008

Bolo Mármore - o retorno

Pois é, não falei que não iria desistir fácil? Então, cá estou eu com o bolo mármore (se bem que este ficou mais pra Corinthiano)!
Mas vou confessar algumas cositas pra vcs... o tema do post anterior mexeu muito comigo em muitos aspectos! Primeiro porque eu sou extremamente exigente e perfeccionista, pode até não parecer pelo jeito brincalhão, mas eu odeio fazer as coisas "mais ou menos" quando sei que posso mais! (claro que não estou falando só de fazer bolos! :))

A receita tem algumas críticas quanto a proporção dos ingredientes, mas este ponto foi apenas um ponto em todo o questionamento que veio à tona...

As orientações que vcs me passaram foi de extrema importância, além de eu aprender, percebi o quanto minha cozinha é repleta de amadorismo! Errado isso? Claro que não, mas eu me dei conta o quanto eu não sei absolutamente nadica de nada de nada mesmo de técnicas! Eu sempre gostei de cozinhar e sempre agi no feeling, algumas regrinhas básicas já foram internalizadas desde a minha infância, mas nunca dei muita importância a alguns pontos extremamente importantes na preparação de um prato, como a temperatura dos ingredientes e o porque da receita exigir tal temperatura entre n outras questões.

Duas semanas atrás tive a oportunidade de escolher um livro fiquei com um de receitas a comprar um de técnicas! Olha que tonta! Talvez por querer escolher o caminho mais fácil, acabei escolhendo o que pode me dar mais trabalho e mais frustrações! Bom, é isso ai! Vivendo e aprendendo!

De todo modo, eu tento não ser cabeçuda (como falo para os meus adolescentes) e me esforço para aprender com os erros e com as situações! Já sei que meu próximo livro será de técnicas!Ale? Oi, tudo bem? :)

Voltando ao bolo.. segui as orientações de vocês e refiz o Bolo Marmóre! Fiz algumas alterações quanto aos ingredientes, mas o modo da preparação segui à risca assim como no bolo anterior!

Bolo Marmorizado
Pierre Hermé (Larousse do Chocolate) com adaptações

- 3 ovos
- 175g de farinha de trigo (coloquei 195g - orientação da Claudinha)
- 175g de manteiga (coloquei 150g em temperatura ambiente - orientação Goumandise Marcel e Nina Moori)
- 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
- 200g de açúcar (continuo achando mto açúcar)
- 50g de cacau em pó (coloquei menos por volta de 35g, mudança que já tinha feito no outro bolo)
- 1/4 de xícara de leite (por considerar a massa muito pesada. Ana Elisa do La Cucinetta refere o mesmo quando preparou o bolo. Mas coloquei por conta e risco. Olha lá o amadorismo!)

1. Préaquecer forno a 180 graus
2. Quebrar os ovos e separar as claras das gemas. Bater claras em neve. Peneirar farinha e fermento e reservar.
3. Derreter a manteiga (pulei esta parte, lembra?) e bater com o açúcar, depois acrescentar as gemas e bater bem. Misturar a farinha e mexer. Acrescentar as claras e misturar lentamente.
4. Despejar metade da massa em outro recipiente e em uma delas adicionar o cacau.
5. Untar forma de bolo inglês (22cm de comprimento. Ok, a minha exatos 22 cm).
6. Despejar um pouco da massa com cacau e, sem seguida, um pouco da massa sem cacau.
7. Levar ao forno e deixar assar por 50 minutos ou até o palito sair sequinho.

O bolo ainda não ficou perfeito como eu gostaria, mas saiu! :) Assim ofereço um pedacinho à todos vocês que contribuíram pra minha receita sair!

Bjos e ótima semana pra nós! Glau

Ps: A querida Bia preparou o bolo conforme a receita original e o dela deu certíssimo! Se por acaso mais alguém se aventurar, por favor, volte aqui pra me contar!

25 comentários:

Unknown disse...

Não desista, sairá perfeito o quarto ou quinto bolo kk
Mas já é um belo caminho querida.
Bjs

Andrea Dohashi disse...

Pode não ter saído como você queria, mas mesmo assim ficou lindo!
E a massa escura, ficou com uma cor linda!
Tá aí, a dica é não desistir nunca!
Beijinhos.

Neyma disse...

Viu Glau querida,
Agora ficou uma maravilha!! Ainda não consegui desvendar os misterios dos bolos, tenho muitas dificuldades. Vou aproveitar estas dicas que recebeu.
Beijinhos

Beatriz Belliard disse...

Mas ele esta lindo ! Eu tb sou assim, quando nao da certo faço varias vezes ate no mesmo dia, ate descobrir o que nao deu certo, e é assim que a gente aprende, e vai fazendo um caderninho com todas anotaçoes, para usar sempre. beijocas

Tânia disse...

Glau...não sei onde está o "amadorismo" deste bolo....tá lindo!
E certamente delicioso tbm!
Bjs

Margarida disse...

Glau, sempre se diz que a persistência dá bons resultados! O bolo ficou um mimo! Eu aceito a fatia claro! Adoro bolo mármore e há muito tempo que não faço.
Valeu não ter desistido!
beijinho

Anônimo disse...

Glau, que bom que dessa vez saiu como esperado. Nada como ter a certeza de que podemos bem mais né?...rs

Bjs

A Dona da Cozinha disse...

amiga, gostei de ver a persistência!o seu bolo está lindo, a foto maravilhosa!!
quanto ao livro de técnicas, será uma excelente aquisição, mesmo que você não devore ele de primeira, sempre vai ter um tira dúvidas à mão ou até mesmo uma leitura antes de usar determinado ingrediente.é uma maravilhosa fonte de aprendizado.
b-jo,paula

Sarah disse...

Glau,
O bolo mesclado que aprendi com minha avó, não mta técnica específica!
É um bolo simples, separo uma parte da massa branca e bato novamente com chocolate em pó. Coloco a masa branca na forma de bolo, a escolha, e com uma colher coloco partes da massa com chocolate por cima. Com uma espátula faço movimentos circulares mesclando a mass branca com a de chocolate. O efeito fica lindo! Não tem erro!rs
Espero que minha simples dica te ajude!Olha, tá lindo o bolo!!!Como todas as suas comidinhas.
Bjossssssssssss

ameixa seca disse...

Pois é, saiu vencedora!!! A receita é não desistir e fazer frente :)

Helena disse...

Glau
Esse bolo cresceu!E mais importante não abateu!Adorei as riscas do bolo e a composição da foto!
Bj

Axly disse...

Vivendo e aprendendo né flor!
Que bom que você é raçuda e não desiste...
Eu lembro, quando tinha uns 16 anos, invoquei com uma torta de limão que vi na TV.
Ficava linda e eu pensei em fazer.
Resultado: 2 semanas depois eu acertei fazer, o problema que aqui em casa ninguém mais suportava a bendita da torta, depois de comerem 7, se encheram.
Huahuahuahuahua...
Pena que nunca mais a fiz, huahuahuhauh.
Mas adorei teu bolo, ainda mais por ser corinthiano!
Kisss^^

Vivian disse...

nunca preparei esse bolo, mas tive que rir do anterior rs, quantas vezes meus bolos já ficaram com aquele aspecto ... kkk
Tbem sou uma amadora na cozinha, aliás, meu blog devia se chamar AMADORA, MAS BEEEEEEEM AMADORA MEEEEEEEEESSSSSSMO. Nao entendo como as pessoas gostam do que eu publico, pois nao tem nem um principio cientifico em nada, sao apenas coisas que eu faço e que dao certo !!
Seu bolo ficou show!!

boa semana

bjks

Mari disse...

Glauzinha, obaaaaaa, valeu a persistência!!!! Nesse ponto sou do seu time, enqto uma coisa não dá certo eu não desisto.. mesmo! =D
Seu bolo ficou muito, muito lindo! Só nao aceito um pedacinho pq iniciei hoje meu famigerado regime, e terei de passar uma semana todinha a salada e shake proteico... ng merece!
Super beijo!!

Laurinha disse...

Olha, instinto tb funciona... ajuda...

E que bolo! olha, vamos fazer uma coisa: vc vai testando, e vou provando, daí nós duas chegamos juntas a um veredicto, que tal?

:DDDDD

Beijinhos

Ziza disse...

O bolo está lindo! Não sei que perfeição a mais procuras...

Falando em cagadas na cozinha, nesse fds quase toquei fogo na minha casa. Se não consegui fazer minha geléia de pimenta (foi a culpada por tudo), pelo menos aprendi uma técnica infalível para dispersar multidões furiosas... vou te dizer: fumaça de pimenta arde mesmo...
Boa semana!

Mara disse...

Oi, sempre passo por aqui e sou nova em blog...vou tentar fazer essa receita, o seu parece ótimo! ah, como faço para participar de desafios,etc que sempre vejo em outros blogs? como interargir com vcs?? vou add o seu em meus favoritos,ok? parabéns pelo seu blog!

Claudia disse...

Arrasou na execução! Isso aí! Sabia que você não ia dormir com essa por muitos dias. E apresentação com pétalas de rosas foi demais, vitoriosa!!!!!

Você é muito parecida comigo, Glau.

Beijos,

C.

Simone Izumi disse...

Glau: aeee cabeça dura...igual a mim! Vc deve ser de sagitário!rs...
Para mim o seu bolo está mais que perfeito! O aceitaria com sorriso de orelha a orelha.
bjaoo!

Bergamo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bergamo disse...

Glau,
Algumas palavras para vc:
1) O bolo está perfeito;
2) Mesmo que não estivesse vc merece meus parabéns pela dedicação;
3) Continue assim. Faltam na sala de aula, no mundo, no Universo pessoas que acreditam que podem aprender mais a cada dia que passa;
4) Isso é o que eu chamo de estar apto a aprender, pois o verdadeiro aprendizado depende de estar aberto para que ele ocorra.
Um grande abraço,
Marcelo

Anônimo disse...

Olá Glau,
Me caso agora em Dezembro, e estou começando a me aventurar na cozinha, e acompanho muito seu blog. Eu estou querendo começar uma coleção de livros de culinária, você poderia me ajudar, enviando pro meu e-mail, os livros mais indicados para uma principiante??
Muito obrigada

laila radice disse...

Glau parabens!!! esta lindo..e etnho certeza q delicioso... para de se crucificar, senta e come um eblo pedaço de bolo! bjs

Glau disse...

Nana, sou como os Corinthianos... não desisto jamais! :) Obrigada querida!

Déa, minha lady, ficou biito mesmo, né? Desistir jamais, ainda mais com uma coisa que adoro, cozinhar! :)

Neyma, as dicas foram sensacionais mesmo! Tanta coisa que temos pra aprender, né?

Bia, nossa, fiquei mega encanada com este bolo! fazer no mesmo dia não sei se faria! :) Mas é isso ai, o importante é não desistir! Obrigada pelos seus recados e por ter me mandado o link com a foto! bjo

Tânia, hehe obrigada! mas achei que o sabor podia ter ficado um pouco mais acentuado.. mas ficou longe de ter ficado ruim! :)

Margarida, seu pedaço está aqui reservado e tem um cházinho te esperando tbém! :)

Dani, falou tudo amiga!

Paulitcha, já botei na mira o próximo livro de técnicas! Fofa!

Princesa, não sei pq eu não usei a espátula pra dar um efeito mármore no meu bolo, afinal faltou o efeito, né? acho que o "trauma" do bolo anterior fez com que eu ficasse com receio de tentar novas aventuras! :) Obrigada pelo recadinho, viu?

Ameixa, assim que eu tirei o bolo do forno eu liguei no rádio a música do Queen, We are the champions! hahaha

Canelinha, minha dupla, obrigada pelo elogio! Já passei o email para a Ameixa da nossa receita!

Axly, vc é doida como eu! hahah chorei de rir com um mundaréu de torta de limão que vc fez!
Ó, aqui em casa meu pai deu 2 opções aos filhos, ou seríamos corinthianos ou corinthianos... já sabe o fim, né? 1a. divisão!

Vivi, eu fico tensa, mas jamais perco a piada! haha Eu tbém ri qdo vi o bolo murchão! vc sabe que eu tbém penso pq as pessoas gostam do que eu publico.. haha amadorismo puro! acho que são os nossos olhos azuis

Mari, tem que comer um pedacinho sim pra não fazer desfeita! hahah fico ofendissíssima quando não comem o que eu preparo!

Laurinha, quando combinaremos um chá da tarde, hein? morro de vontade de comer os quitutes que vc prepara!

Ziza, me passa esta receita pq vou precisar dela em breve! haha não posso dar mais detalhes por enquanto!

Mara, seja bem-vinda! Já respondi no seu blog! Bjoka

Claudinha, se eu for parecida em um décimo do que vc é já estou contente! eu acho vc inteligentíssima, vc tem o poder da escrita, prepara coisas lindas pra sua family.. (eu tbém mais faço comida do que realmente como!) Obrigada pelos seus recados, viu?

Simone, haha sou de áries com ascendente em áries! porreta, não? Olha, minha cunhada vai marcar uma degustação no Divas eu já falei que irei junto! me espera! e aproveito e levo o pedaço de bolo pra vc!

Bergamo, fiquei super contente e mto emocionada com o recado que vc me deixou! Fica aqui meu muito obrigado de coração!

Samira, obrigada pelo voto de confiança haha te mandei um email respondendo sua pergunta! Volte sempre ao Madames! Espero te ajudar nos seus futuros jantarzinhos que rolão na sua casa! Bjoka

Laila, vou seguir sua ordem e comerei um pedaço de bolo antes de dormir! delícia dormir com o bucho cheio de bolo! :)

Bjos, Glau

Claudia Lima disse...

Eu acho que ficou muito bom!
Hoje eu fiz uma pizza que considerei uma tragédia, mas não desisto tb. Vou continuar buscando a minha receita perfeita.
Bjs :)