5 de mai. de 2009

Cumbuca veggie


Após 6 dias de muitas negociações, orações e paciência, estou plugada novamente! A receitinha de hoje é leve, saudável e pra lá de saborosa! E com quinoa conforme prometido!

Durante todo este tempo, fiquei aqui no meu canto testando, apurando, inventando mil e uma maneiras de preparar a quinoa. Até que tãntãntãntãn, criei a cumbuca veggie e atingi o sucesso absoluto, ulalá! ;)

Aqui em casa ela aparece toda semana e até quem faz cara feia pra este tipo de culinária, anda pedindo encarecidamente a sua cumbuquinha, podem acreditar!

A cumbuca veggie é uma mistura de quinoa temperada com arroz 7 cereais incrementado.

Entenderam? Não?! Eu explico tudinho passo-a-passo!

Para começar, lave e cozinhe a quinua em água fervente. (1 xícara de quinua para cada 2 de água). 20 minutinhos são suficientes.

Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite e refogue meia cebola roxa picada. Acrescente tomate cereja cortado ao meio (a quantidade é por sua conta, eu usei 6 tomatinhos), a quinoa e tempere com molho shoyo. Atenção, não adicione sal, pois o molho shoyo já é salgado. Reserve.

Agora, em outra panela, prepare o arroz. Aqueça 3 e 1/2 xícaras de água. Após fervura, acrecente 1 xícara de arroz 7 cereais e 3 colheres de cenoura ralada. Deixe a panela semi-tampada e aguarde aprox. 40 minutos.

Quando o arroz estiver pronto, adicione a quinoa temperada e misture bem envolvendo um ao outro delicadamente, sem guerra, só paz e amor.

Sirva a mistura de grãos em uma cumbuca bem bonita e regue com um molhinho básico preparado da seguinte maneira: 1 gema de ovo + sal + pimenta + 2 colheres de sopa de mostarda + 1 colher de sopa de vinagre.

A bandeja da foto é criação minha, fiz para mon amour na semana passada num oferecimento amor i love you forever and ever! Amém. Que assim seja!

Beijos pra vocês e uma ótima semana,
Marula.

13 comentários:

Os Olhos de Alice disse...

que linda a bandeja!!!adorei
e esta cumbuca está com uma cara ótima
bjs

Lu disse...

Ai, que lindaaaa!! Comidinha gostosa servida numa bandeja destas, não tem como não ser bom demais!

Beijos!

Vivian disse...

Oi Marula, aqui em casa faço a quinoa misturada ao arroz, senão os enjoadinhos não comem. Adorei essa nova forma de preparação. Sua bandeja ficou um 'xuxu'

bjks

cucchiaiopieno.com.br disse...

Amo quinoa, é excelente para saude e irei experimentar a tua receita! Adorei também a bandeja com o classico "Beijo". Um abraço. Léia

Silvia Arruda disse...

Fiquei morrendo de vontade de provar essa cumbuca!!! E que bandeja fofa!! Adorei! :)

ameixa seca disse...

Encontrei quinoa em flocos um dia desses mas acho que não é essa quinoa que se utiliza na culinária. Parecia uma espécie de farinha de moagem grossa e era super caro, meu Deus!
Mas deve ser muito bom, eu gostava de experimentar.
Como sou fã de Klimt, só posso adorar essa bandeja com esse beijo tão arrebatador :)

Quarto de Despejo disse...

Que bandeja mais linda!
Amo "O beijo".
Humm... Acho que vou no Mundo Verde comprar quinoa prá experimentar agora essa receita!
Vou lá e depois eu conto.

beijos,

Lucia

Unknown disse...

Bem vinda de volta!!! Um bjo.

Marula disse...

Meninas, obrigada pelos comentários e elogios todos, ô delícia!!

Ameixinha e Lucia, corram experimentar quinoa que é bom demais e saudávelll!

Beijocas mil!

Edilia disse...

Gostei deste prato com quinoa,eu como com um pouco de leite e as vezes até sem nada ao natural. vou experimentar a receita sua.
Edilia

Mão na Massa disse...

Delícia! :D

Beijinhos*

Unknown disse...

Oi Glaucia !!!!
É a Cris, esposa do Carioca. Que bom te ver bem aí em Brasília, fico feliz por vc ;-)
Peguei várias das suas receitas, adoreeei. Fiz a cumbuca veggie e foi um sucesso... E a torta de mandioquinha com ricota então, estou na 3ª edição em 1 mês!!!
Beijos

Glau disse...

Cris, que bom que vc deixou um recadinho por aqui.. aquele torta de mandioquinha é realmente mto boa! daqui a pouco o Caricas vai engordar e a culpa vai ser minha! :)

bjão pra vc e sempre deixe recadinhos, viu Glau