14 de abr. de 2009

O bacalhau da nossa Páscoa

Hum, hum, comeram bastante nesta Páscoa? Curtiram junto aos seus? Foi bão pra vocês?! ;)

Esta Páscoa foi tão, mas tão recheada de delícias que eu confesso ter ficado muito em dúvida sobre o que compartilhar primeiro com vocês. Foram tantos quitutes, tantas receitinhas novas... Ó dúvida cruel...! O bom é que agora eu tenho muitas coisas gostosas pra mostrar e contar para vocês, a começar que este foi o melhor almoço de Páscoa que já tivemos, tanto pela comida como pelo clima de festa e sol-ol-ol! Tão, tão, tão bom!

Bom, depois de pensar e pensar, optei por começar a série "Páscoa 2009" com o prato mais popular da Páscoa, aquele que não pode faltar, o bacalhau!

Quem ficou responsável por prepará-lo foi meu pai. Além de todas as qualidades que já declamei sobre ele aqui, faltou dizer que meu véio cozinha muito! O bacalhau dele é bom mesmo!

Vamos à receita!

Compre o bacalhau em postas e deixe-as de molho em água num recipiente na geladeira. Atenção, se não for em água gelada, o sal não se liberta do bacalhau! Confiem em mim, palavra de quem já comeu muito bacalhau salgado por aí! Troque a água 4 ou 5x (faça isso um dia antes do preparo que é suficiente), mas cuidado para o bacalhau não desmanchar, pois aí, babau!

Com o bacalhau dessalgado, seguimos para o próximo passo.

Embrulhe as postas de bacalhau em papel alumínio e asse-as na grelha da churrasqueira.

Não tem churrasqueira? Faça no forno em fogo bem baixinho.

Enquanto o bacalhau assa, aqueça 300 ml de azeite com bastante alho picado.

Passados 40 min. - tempo suficiente para as postas assarem, desembrulhe-as uma a uma e passe-as ligeiramente (é ligeiramente mesmo!) no azeite com o alho.

Disponha as postas em um refratário, regue com a mistura de azeite e alho e sirva em seguida.

Hummm, eu disse que era bom!

O Sr. Coelho também deu o ar da sua graça...


...espalhando muito sorriso e alegria!

Espero que vocês tenham tido uma Páscoa bem bacana também!

Beijos e uma ótima semana!
Marula.

7 comentários:

Dani disse...

Marula, adorei esta maneira de fazer o bacalhau! E eu tenho churrasqueira!:)
Que linda a pequena, muito feliz mesmo!
Beijos.

Nela disse...

Marula, me desculpe amiga estava habituada á Glau mesmo, e não estava reconhecendo, e já há um tempo tb que não nos falamos não é verdade? amiga ADORREI O BACALHAU e ainda por cima receitade seu pai!!!parabéns ao pai pq eu adoro fiel amigo como lhe chamamos assado no forno na churasqueira adoro mesmo, quanto a essa linda Gatinha de olhos e cabelo lindo, parece princesinha, parabéns tb, é linda e simpática fotógénica que é, adorei os ovos, que gulosa sou,.Amiga espero agora que nos visitemos mais vezes outra vez, vou ver se tenho no meu link ainda, espero que tenha passado Santa Páscoa com amor, beijinhosssss

Cris disse...

Que menina linda e feliz, e a receita hummmmm de dar água na boca. Bjs

ameixa seca disse...

Aqui não comemos bacalhau no Domingo de Páscoa. A tradição é cabrito ou borrego assado que eu adoron :) Mas bacalhau é bom todos os dias!!! Essas postas estão com um aspecto delicioso :)

Os Olhos de Alice disse...

adorei a receita...senti saudades do eu amado Pai!!!

risonha disse...

esse bacalhau, assado dessa forma bem embrulhadinho, deve ficar fantástico.
regado com um bom azeite e acompanhado de um belo vinho, dá uma refeição sensacional...

Ana disse...

Aqui em Portugal esse bacalhau é acompanhado com batata ( tamanho pequeno/médio) assada. Assa-se no forno com casca e polvilhadas com sal grosso. Depois quando estão prontas tira-se do forno e dá-se um murro (leve) em cada batata que ficará achatada. E assim fica o Bacalhau assado com batata a murro. Uma delícia!!! Com o azeite....fica uma maravilha mesmo!