12 de mar. de 2009

Quinoa

Quinoa ou quinua? Vi escrito das duas formas em várias fontes e a dúvida ainda permanece, mas certeza mesmo tenho em dizer que este grão é delicioso, muito nutritivo e pra lá de saudável. Vocês conhecem?!


Minha história com a quinoa (tenho cá para mim que o correto é assim com o "o") começou da seguinte forma - Sentem que lá vem a história!

Eu, como já contei aqui, sou vegetariana há muitos anos. Por muitos anos também fui atleta. Fui bailarina por 13 anos, remadora por 2, depois me aperfeiçoei na natação, passei pra corrida e acabei no triathlon. Fiz rapel, trekking, uma doida de pedra. Até que a vida me faz parar. Parar mesmo. "Olha só, Dona Marula, chega de macacagem, agora é hora de você sossegar o facho e cuidar de outras coisas. Ah, não vai parar por bem?! Peraí, vai parar sim senhora!". E foi assim. Algumas cirurgias, muita terapia pra aguentar o tranco (quero dizer, o repouso) e hoje, recuperada de tudo, estou de volta aos treinos. É, porque não vivo sem. Mas agora eu não sou mais doida de pedra, sou doida tipo geléia.

Toda a ladainha acima pra contar que uma atleta vegetariana tem que cuidar muito da sua alimentação. E eu há tempos estou a pensar como enriquecer minha dieta com proteínas. Aí, conheci o hamburguer de quinoa num restaurante e PLOFT: foi paixão à primeira mordida! Fui atrás deste grão e desde então, estou me aperfeiçoando nas várias formas (todas deliciosas) de prepará-lo.

Quinoa, caso alguém não saiba, é uma planta da família do espinafre, originária da região dos Andes, utilizada pelos Incas antes da chegada dos colonizadores. A quinoa tem alto valor nutritivo, sendo rica em aminoácidos e carboidratos, além de conter fibras, sais minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, cobre e manganês) e vitaminas (B1, B2, B3, E). Além disso, a quinua contém ácidos graxos ômega 3, benéficos para o coração. Bom, né?!

O gosto é delicioso. Já influenciei todo o povo do trabalho e em casa, dá-lhe quinoa! E prepará-lo é muito simples também: 20 minutinhos na água fervente e está pronto. Aí, é só usar a criatividade.

Eu já fiz refogado, na salada e hoje vou tentar um escondidinho de quinoa.

Comprei num supermercado natureba (da marca mãe terra), mas aquele supermercado "o que faz você feliz" também vende. É carinho, pois é orgânico. Uma caixinha custa em média R$ 20,oo. Mas rende e vale muito a pena!

Fiz uma receita do panelinha - tabule de quinoa - e ficou divino!

Foto do site panelinha

Já, já eu volto com variações sobre o mesmo tema! E quem tiver mais uma, se quiser, pode deixar aqui também, claro!

Um beijo,
Marula.

11 comentários:

Sarah disse...

Marula, sempre ouço falar da quinOa (tb acho que é com "o"), mas nunca utilizei e nem provei!!!
Com suas dicas vou ver se animo a usá-la!
Bjos, Sarah

Anônimo disse...

Sim, é tudo verdade. Que ela é louca (de geléia), que ela é linda (de viver) e que quinOa é mesmo muito gostosa! Eu fui uma que provei e aprovei!

Beijos Maru!

Anônimo disse...

Há um tempão que eu ando para experimentar quinoa, não sei qual é o sabor, mas o aspecto me convence. Andava tentando saber onde se comprava agora já tenho uma ideia, vou experimentar as lojas de produtos naturais aqui por Lisboa.
Bjs
Moira

Vivian disse...

aqui em casa tbem usamos a quinoa. Foi o pediatra da minha filha que nos recomendou, pois ela possui mais cálcio que o leite e mais ferro que qqer outro alimento. Costumo cozinhar junto com o arroz, dessa forma todos comem sem torcer o nariz.

Bjks

Tânia disse...

Marula.....já me contaram que foi considerado o alimento mais completo do planeta.....chique, né?
Eu uso há muitos anos, antes de virar moda por aqui....meu marido sempre traz de suas viagens pelos países andinos....em grão, em flocos....
Não vou dizer que é o melhor sabor que já provei, mas consumimos pelo valor nutricional mesmo.....
Adorei a sua receita......vou fazer!
Bjsss

ameixa seca disse...

Conheci a quinoa pelos blogs, nunca tinha ouvido falar. Aqui nunca vi à venda... talvez exista na loja de produtos naturais. Tenho que procurar :)

Carolina disse...

Oi Marula, eu tb amo quinoa, principalmente em saladas bem fresquinhas ! MAs estava procurando uma coisa diferente pra fazer e achei essa receita de risoto de quinoa.
http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=1685

Com certeza vou experimentar !

Laurinha disse...

Parece-me que quinOa é inglês; e quinUa, português.....

não sou fã... rodeio, rodeio, e deixo-a do volta na prateleira do mercado...

quem sabe...

Beijinhos

Helena disse...

Olá Marula
Curiosamente ainda esta semana andei à procura de Quinoa(sempre vi escrito com o).
Esse prato convenceu....
Bj e bom fim de semana

Marula disse...

Sarah, corre lá, você vai gostar!

Lu, beijo!

Moira, é bonitinho mesmo, e o cheirinho...Hummm!

Vivi, vou experimentar no arroz também!

Tânia, que chic! A sua vem direto da fonte! Mas sabe que eu gosto e muito do sabor?!

Ameixinha, se quiser, envio uma caixinha pra você!

Carol, vou fazer também, obrigada!

Laurinha, será que é esta a regra?! Ah, toma caragem, vai! Quem sabe você se surpreende!

Canela, este tabule é bom, palavra!

Meninas, um ótimo final de semana para vocês!

Beijos,
Marula.

Susana Gomes disse...

Olá Marula!

Fiquei com vontade de experimentar quinoa.
Vou tentar encontrar e provar com esta receita.

É delicioso poder descobrir alimentos novos. :)