Fonte: Getty Images
Como muitas escolas já voltaram às aulas resolvi falar sobre um assunto bem bacaninha.. Culinária na Escola.
Final do ano passado ajudei uma professora muito querida a fazer uma apresentação cujo tema foi a importância desta disciplina em sala de aula. Colhemos uma série de informações e infelizmente não estou com as referências para passar pra vcs! Foi muito divertido pesquisar e pensar neste assunto! Vamos lá!
Aula de culinária possibilita:
- Trabalhar de forma multidisciplinar diversos conteúdos escolares
Final do ano passado ajudei uma professora muito querida a fazer uma apresentação cujo tema foi a importância desta disciplina em sala de aula. Colhemos uma série de informações e infelizmente não estou com as referências para passar pra vcs! Foi muito divertido pesquisar e pensar neste assunto! Vamos lá!
Aula de culinária possibilita:
- Trabalhar de forma multidisciplinar diversos conteúdos escolares
- Elevar a auto-estima do aluno (sentir-se útil ao preparar uma receita)
- Trabalhar em equipe (aprender e respeitar as regras de convívio)
- Aprender bons modos à mesa (mas nada substitui a família)
- Transmitir a aprendizagem de sala de aula para os familiares
- Aprender a experimentar
Hábitos de Higiene
- Ensinar e seguir algumas normas de segurança e higiene na preparação dos alimentos:
- Lavar sempre as mãos com água e sabão
- Se tiver cabelos compridos, prenda-os (touca)
- Utilizar avental
Leitura/ Linguagem
- Leitura e interpretação das receitas
- Melhorar a capacidade da criança em ler
- Melhorar vocabulário
- Dependendo da turma, trabalhar com singular e plural, aumentativo e diminutivo, verbos, substantivos, adjetivos (regras gramaticais), etc.
Matemática
- Trabalhar conceitos matemáticos: adição, subtração, multiplicação e divisão
- Fração (pizza)
- Medidas (de massa, volume, capacidade, temperatura)
- Sequenciar (o que vem em 1o., 2o, 3o., etc.)
- Resolução de problemas
- Valor monetário
Ciências
- Origem dos alimentos (animal, vegetal e mineral)
- Estados físicos: gasoso, líquido e sólido
- Alterações dos alimentos durante o cozimento (ovo, legumes, etc.)
- Desenvolver os 5 sentidos: paladar, tato, audição, visão e olfato
- Observar processos de fermentação, fervura, etc.
- Trabalhar resíduos recicláveis e orgânicos
- Componentes dos alimentos industrializados (conservantes, acidulantes, corantes, etc.)
- Data de fabricação, validade.
- Trabalhar em equipe (aprender e respeitar as regras de convívio)
- Aprender bons modos à mesa (mas nada substitui a família)
- Transmitir a aprendizagem de sala de aula para os familiares
- Aprender a experimentar
Hábitos de Higiene
- Ensinar e seguir algumas normas de segurança e higiene na preparação dos alimentos:
- Lavar sempre as mãos com água e sabão
- Se tiver cabelos compridos, prenda-os (touca)
- Utilizar avental
Leitura/ Linguagem
- Leitura e interpretação das receitas
- Melhorar a capacidade da criança em ler
- Melhorar vocabulário
- Dependendo da turma, trabalhar com singular e plural, aumentativo e diminutivo, verbos, substantivos, adjetivos (regras gramaticais), etc.
Matemática
- Trabalhar conceitos matemáticos: adição, subtração, multiplicação e divisão
- Fração (pizza)
- Medidas (de massa, volume, capacidade, temperatura)
- Sequenciar (o que vem em 1o., 2o, 3o., etc.)
- Resolução de problemas
- Valor monetário
Ciências
- Origem dos alimentos (animal, vegetal e mineral)
- Estados físicos: gasoso, líquido e sólido
- Alterações dos alimentos durante o cozimento (ovo, legumes, etc.)
- Desenvolver os 5 sentidos: paladar, tato, audição, visão e olfato
- Observar processos de fermentação, fervura, etc.
- Trabalhar resíduos recicláveis e orgânicos
- Componentes dos alimentos industrializados (conservantes, acidulantes, corantes, etc.)
- Data de fabricação, validade.
História
- Origem da receita: associar o período em que a receita foi criada com fatos históricos da época.
- Como era a vida das pessoas que viviam naquele local (práticas, costumes, etc.)
- Estudos sobre imigração a partir de uma receita de origem estrangeira
- Diferenças nos hábitos alimentares entre culturas (países e estados)
Geografia
- Receitas típicas regionais (utilizar mapas e mostrar onde se localiza da cada país, estados, etc.)
- Geografia da região (tipo de solo, vegetação, hidrografia)
Coordenação Motora
- Proporcionar atividades como misturar, bater, picar, enrolar, abrir embalagens, etc. desenvolvem a coordenação motora.
Outros pontos a serem trabalhados
- Alimentação saudável
- Fast food X Confort food
- Poder nutritivo dos alimentos (vitaminas, caboidratos, gorduras, etc,)
- Saúde (obesidade, anemia, anorexia)
Gente, fala se não é muito rico!? Os professores podem trabalhar esta disciplina de uma maneira contextualizada e digo pra vocês, as crianças amam!
O que me choca é o quanto muitos pais não entendem a importância destas aulas e não enviavam os produtos solicitados pelas Prôs. Pode uma coisa destas?
Eu tenho umas fotos bacanas das crianças nas aulas, mas o cpt de casa morreu! Quando ele ressuscitar, eu coloco as fotos pra vcs!
Bjos, Glau
Eu tenho umas fotos bacanas das crianças nas aulas, mas o cpt de casa morreu! Quando ele ressuscitar, eu coloco as fotos pra vcs!
Bjos, Glau
6 comentários:
Eu acho essencial aulas de culinária, é divertido mas também é super educativo. Infelizmente é como a educação sexual... acham que é só da competência dos pais ensinar os filhos!
Glau querida, passo pelo madames a um bom tempo, apesar de não deixar recadinhos amo esse cantinho, tenho 22 anos e formada em pedagogia, apesar de não atuar na área ($$$) sou apaixonada pela educação infantil e algum tempo atrAs fiz um projeto de estágio sobre esse tema, me encantei, pq ao contrário do que muitos pais pensam não é nada complicado trabalhar com a culinária, e as crianças amam!!
UM GRANDE BEIJO
Clau
Nossa menina que idéia interessante, seria mesmo ótimo se o governo resolvesse colocar essa aula nas escolas.
Beijos
são tantos conceitos interessantes e fundamentais q podem ser tratados numa aula de cozinha né?
adorei os pontos q vc levantou!
bjos
Glau,
Ensinar a comer 'direito' pode realmente servir a base para uma educação muito melhor e uma vida muito saudável... Como é que nunca se pensou nisto antes???
Beijos,
C.
Olá, é muito gostoso trabalhar a culinária com as crianças. Melhor ainda quando temos uma pessoa para nos ajudar nestas aulas. E a Glau me ajudou bastante... Saudades amiga... Grandes beijos...
Gabi (Ex 14 e agora madame de manhã e Del Rios Silva tarde).
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