9 de dez. de 2008

Tentativa de bolo e outra perguntinha

Gente, este trequinho ai da foto era pra ser um bolo.. mais especificamente um Bolo Preto do livro lindo Cozinha Tradicional Portuguesa, da Maria de Lourdes Modesto (indicação do querido Bergamo). Esse livro é demais, adoro doces portugueses.. aqueles que levam uma infinidade de ovos! Tem coisa mais gostosa que Pastel de Santa Clara?

Enfim, enlouqueci com o livro, mas tive dificuldade para encontrar receitas "simplinhas", sabe aquela.. bolinho da vovó? não que as receitas sejam difícieis, impossíveis de fazer, mas muitas levam muitos ovos, banha.. bem do bolinho gordo!

Daí só sei que ontem tava folheando o livro e encontrei um bolo simples.. uma xícara disso, uma daquilo, 1 ovo.. estava com forno ligado e porque não prepará-lo? tinha todos os ingredientes e olha que só ia coisa boa! Nozes, amêndoas e laranja desidratada!

Confesso que preparei o bolo meio que de qualquer jeito.. confesso ainda que não fui uma boa aluna e fiz algumas "barbaridades" no meio do percurso.. como utilizava o forno para preparar outra comida, tive que abrir a portinha do forno (mesmo que delicadamente pra evitar que entrasse mto vento) pq a outra comida já estava queimando :)

Saiu uma coisa meio murcha, meio grudentinha, mas o sabor super gostoso! Nada de jogar fora... comprei umas maçãs e o "bolo" vai virar farofa!

By the way... eu não entendo pq alguns bolos pedem fermento, outros pedem fermento e bicarbonato (inventei? ou realmente já vi receitas pedindo este misturê?) e outros só bicarbonato! Ok, ambos funcionam para fermentar uma massa, mas e ai? O que mais, hein?

Bjo, Glau

20 comentários:

BananaCraft disse...

Olá, Glau!
Seu blog é ótimo! Vai entrar para a minha lista de favoritos :)
Sabe que ficou com vontade de provar seu bolo "grudentinho"? Pareceu gostoso... Se bem que a farofa vai ficar melhor ainda.
Beijos, querida e obrigada pelas fotos!
Daniele

Ana Elisa Granziera disse...

Glau,
o bicarbonato reage apenas se em contato com algo ácido, como chocolate, buttermilk, iogurte, sourcream, determinadas frutas, etc. Quando ele reage, produz gases, que é o que faz a massa crescer. O fermento químico é uma mistura de bicarbonato e amido, e só reage com o calor e a umidade, mas não precisa de nenhum elemento ácido. Às vezes o bicarbonato é usado junto com o fermento justamente porque há muitos elementos ácidos, e ele vem para criar equilíbrio na textura e no sabor. Até onde eu sei, pelo menos... Ok?

Beijos!

Glau disse...

Dani, já te mandei um email! Obrigada fofinha! Mas eu prefiro te sirvir um outro bolinho, tá?

Ana, minha professorinha, estava esperando seu comentário! Obrigada, viu? Aprendo mto com vc, vc é show!

Bjos, Glau

A Dona da Cozinha disse...

bem, a Ana Elisa te explicou tudo direitinho, né?eu acho que o bicarbonato também interfere na cor.
Tuna é doido para que eu compre esse livro, mas sempre tenho outros na fila de espera! pq ele não compra??[haha]
b-jocas,paula

Helena disse...

Glau
Salvou-se o sabor,é o mais importante...
Bj

PS-Enviei-te um mail

Anônimo disse...

Glau,

Pelo menos o sabor agradou. Não desista viu, tem receitas que de primeira não ficam como esperamos (fisicamente) mas depois acabamos acertando a mão.

Bjs

Axly disse...

Ah, eu sei como é, às vezes a gente faz uns absurdos assim, duas comidas no mesmo forno.
Mas acho que nem tudo foi perdido né, já que o sabor ficou bom^^
Kisss flor...

AndreaDomingas disse...

Glau,
acho que já aconteceu o mesmo com todas nós... mas às vezes a receita tem problemas mesmo. Uma vez fui fazer uma receita de biscoito e a massa ficou tão mole, que a saída foi acrescentar farinha. Resultado: rochas feitas de farinha de trigo! :D Pelo menos o seu bolo estava saboroso, o que não posso dizer dos meus biscoitos!
Bjs

Goreti disse...

Tbm gosto demais dos doces portugueses, memo tendo trocentas gemas...Qdo morava em Atibaia na minha rua tinha uma fábrica desses doces, olha o nome: A Tentadora, e realmente, não resistia a tentação, etava sempre lá a espera de um Pastel de Belém quentinho. E quanto ao bolo, se aveche não menina, um dia vc , outro dia eu... e por aí vai.

Beijos!!!

ameixa seca disse...

Eu tenho esse livro :) Mas há muitas receitas que ainda não experimentei. Todas as que pedem banha eu não faço he he Principalmente se for doce. Mas pode ter sido de abrires o forno e, por isso ele ficou assim.

Anônimo disse...

Olá Glau,
Esse é um livro óptimo, algumas receitas são bem antigas e houve um tempo em que a banha era a gordura disponível dos mais pobres, daí haver tanto bolo com banha. Muitas dessas receitas basta substituir a banha por margarina ou manteiga e fica igualmente bom, mas não exactamente com o mesmo sabor, tal como a Ameixa Seca eu não faço bolo com banha, arrepia-me usar gordura animal.
Quanto ao seu bolinho ainda bem que se safou no sabor, mas o acidente deve ter sido por ter aberto a porta do forno, para a próxima sai melhor.
Beijinhos

Cris disse...

Oi Glau! Tadinho... :-) Você recebeu meu e-mail com o post da salada de frutas? Publiquei no domingo no segundo tempo... beijos

Vivian disse...

a minha empregada eh das antigas, se a receita pede banha, ela nem pestaneja, diz que se usar outra gordura vai desandar rs
bjks

BETO disse...

Oi Glau, faço bolos de chocolate que levam bicarbonato enquanto os brancos não. Aprendi nos cursos que fiz, que o bicarbonato no bolo de chocolate serve para acentuar a cor do chocolate. Um bolo de chocolate sem bicarbonato fica marrom enquanto com ele o bolo fica bem preto, bem escuto. Ao rechear com cremes claros, o contraste é maior e a aparência fica mais atraente, mais profissional. Claro que interfere na fermentação sim, mas esse papel é melhor desempenhado pelo fermento mesmo. Espero ter ajudado. Beijos.

Claudia disse...

Minha querida,

Este livro tem coisas deliciosas, minha mãe herdou um da minha avó, mas é velho, do tempo da banha. Minha mãe nunca fez uma receita com banha, já falava que simplesmente não dava! Como Moira bem explicou, onde tiver escrito 'banha', leia 'manteiga'!

Já que tenho boca te conto o que sei do bicarbonato, é que ele serve para dar consistência, engrossar, talhar e serve como coalho para muitas coisas. Como a Ana te explicou ele age com alguns tipos de líquidos. A Martha Stewart também fala o que o Beto falou, que bicarbonato ajuda na cor. Mas ele deve ser usado em alguns tipos de líquidos, nunca se for um bolo feito com água quente ao invés de leite.

Mas enfim, eu acho que só fermento funciona super bem em bolos, não é não? Honestamente, eu uso bicarbonato apenas para fazer doce de leite!

Beijos,

C.

Margarida disse...

Grudentinho ou não, esse bolinho ficou com um excelente aspecto!
E deixa-me dar-te os parabéns pela escolha do livro. É uma referência cá em Portugal.
beijinho

Glau disse...

Paulica, haha manda ele comprar mesmo... mas fala pra ele que vale a pena, viu?

Canelinha, eu preparei o bolo como quem não quer nada.. abri o forno no meio da preparação.. não caprichei tanto! oh god!

Dani, é vero amiga!

Axly, pior que eu sei qdo estou fazendo uns absurdos.. e isso é o mais absurdo! hahaha bjo flor

Andrea, todo mundo tem uma historinha pra contar, ne hehe

Goreti, eu iria enlouquecer se na minha rua tivesse uma Tentadora! adoro doces com ovos! adoUro

Ameixinha, hahah eu morro de nojo só de pensar em banha! mas trocamos por manteiga.. ´:)

Glau disse...

Moira, vc é uma fofa! obrigada pelo recadinho...

Vivi, vc não quer mandar suas empregada passar uns dias aqui comigo?

Cris, recebi sim querida! estamos super atrasadas.. postarei em breve! obrigada!!!

Beto, ajudou mto! adorei saber um pouco mais! ainda sonho com o dia em que irei provar os bolos que vc prepara! olha, pode ser prestígio tá? :)

Claudinha, mta complicação sabe? sou mais do fermento e pronto! eu juro que estou tentando ser mais disciplinada (não que eu consiga!) e aprender mais (sempre bom, ótimo)
Bjos querida.. mto frio por ai?

Margarida, acredita que revendo a foto tbém achei que o bolo ficou bonito! A indicação do livro veio do querido Bergamo! show mesmo este livro, ne? Aliás, to ficando viciada em comprar livros..

Bjos, Glau

Valentina disse...

Oi querida, o fato de usar fermento ou bicarbonato ou mesmo um pouco dos dois tem tudo a ver com os outros ingredientes do teu bolo. Abrir a porta nao se faz com bolo, definitivamente nao durante os primeiros 3/4 do 'baking time'. isso atrapalhou o teu bolo. mas que bom que apesar de tudo o sabor prevaleceu e voce achou um fim para o bolinho, do jeitinho que saiu.

livia.haubrih disse...

Estou a procura deste bolo já a algum tempo, alguém teria como me passar, lilicatn@hotmail.com ficaria muito grata.....