10 de dez. de 2008

Cheesecake de cereja - Nigella

Pessoas queridas de mi corazón, voltei! Se eu contar para vocês o que me aconteceu nos últimos 12 dias, vocês diriam que não é verdade! Pouparei vocês e eu dos detalhes sórdidos, prometo! Mas ó, eu estava morrendo de saudade daqui e de vocês!

Para resumir e não perder o fio da meada, fiquei 12 dias sem computador, completamente desplugada desse mundo de meu dios, graças à um vírus que entrou na minha máquina, destruiu metade dos meus arquivos e mandou mensagens infectadas para minha lista de emails (que não é nada pequena, já que são três listas de três contas que possuo– trabalho1, trabalho2 e pessoal). Pois é, um estrago tão grande quanto a chateação que me causou.

No trabalho, passo 99,9% do tempo sem acesso à internet e afins. Ou seja, é em casa que fico plugada. Mas vou dizer sem nenhuma intenção de magoar, foi boa e muito bem- vinda esta pausa. Relaxei. Por 12 dias não soube o que se passou no mundo, a única notícia que tive, por telefone, foi triste e absurda demais, perdi uma colega de 33 anos assassinada com um tiro na nuca numa tentativa de assalto. Detalhe: Ela não reagiu, entregou a sua bolsa e mesmo assim foi baleada. Senti uma tristeza enorme, daquelas de revirar a gente pelo avesso, e aquele sentimento de “o que está acontecendo com o mundo?”, “onde isso vai parar, se é que vai parar?”... Perguntas que, acredito eu, todos nós nos fazemos todos os dias e continuamos assim, perplexos à espera... À espera do quê? De quem? Pois é, triste e angustiante. Somado ao fato de eu estar trabalhado 15 horas por dia, me permite, sem culpas, chegar em casa e me entregar completamente ao “Mundo de Marula”! Foi só amor, cuidado, arte, entrega e comilança. Na medida certa - Certíssima!

Numa noite dessas, cheguei em casa, abri o livro da Nigella e como todo e bom ser humano – extremamente visual- me deixei levar pelas fotos e pum, escolhi: Cheessecake de cereja, pág. 85!

125 g de biscoito maisena
75 g de manteiga amolecida
300g de cream cheese
60g de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de essência de baunilha
1/2 colher de chá de suco de limão
250ml de creme de leite fresco
1 vidro (284g) de geléia de cereja


Como todas as receitas da Nigella reunidas neste livro, esta também é express e deliciosa! A massa fica super macia e o recheio hummm indescrítivel, façam aí e confirmem aqui!

Vamos ao preparo:

Comece triturando os biscoitos no liqüidificador ou processador até que virem um farelo. Junte a manteiga à este farelo e misture até que dê liga. Pressione esta mistura no fundo de uma forma redonda. Deixe os lados um pouco mais altos que o fundo da forma (assim diz a inglesa, aquela, mas eu fiz numa forma de tartin).

Parta para o recheio: Bata juntos o cream cheese, o açúcar, a essência de baunilha e o limão até a mistura ficar bem cremosa (e como fica!). Em outro bowl, bata o creme de leite e junte-o à mistura de cream cheese.

Espalhe este creme sobre a massa e alise bem com uma espátula. Deixe na geladeira de um dia para o outro (o livro sugere no mínimo 3 horas de geladeira, mas. no dia seguinte, a massa havia absorvido a umidade do creme e o sabor ficou ainda mais gostoso).

Desenforme para servir e espalhe a geléia por cima.

As fotos estão péssimas porque as pilhas da minha máquina estão péssimas, mas confiem na Nigella e na madame aqui! Como não sou boba nem nada, fotografei um quadrinho de minha autoria ao fundo para o post e o chessecake ficarem bem lindos, felizes e alegres, cheios de amor, como estou me sentindo de volta ao madames!

Beijos para vocês e um especial pra Mme. Glau que passou todo este tempo aqui sozinha sem descer do salto, nem para me xingar! ;)

Marula.

16 comentários:

Beatriz Belliard disse...

Vc que fez o quedro ? Lindo ! O cheesecake tenho certeza que arrasou tb ! E que horror esta noticia da sua colega, em que mundo vivemos meu Deus !!! bjs e espero que seu computador nao seja mais infectado !

Anônimo disse...

Marula, bom retorno...rs

Nigella é tudo de bom né?! sua torta ficou um charme e deve ter ficado mesmo deliciosa.

Adorei o quadro, aliás adoro pop-art.

Bjs

risonha disse...

o quadro está lindo e as fotos, mesmo sem estarem muito nítidas, dá para perceber que o cheesecake deve ser uma delícia.
bem vinda de volta!!!

Gina disse...

Marula,
Senti sua falta, mas nada como o tempo para tudo voltar ao normal.
Essa torta me atraiu e já anotei.
Depois de 1 mês de blog, tive uma falha técnica e ele foi detonado. Fiquei muito chateada e consegui recuperar parte dele, repostando. Entendo bem sua chateação com esses problemas técnicos.
Então, você é artista das telas também, além da cozinha, né?
Lamentável o episódio de sua amiga!
Bjs.

Marula disse...

Oi, Bia! Obrigada pelos elogios, o quadro é meu sim, e é esta minha grande paixão! Ai, eu também espero!;)

Dani, obrigada querida!

Risonha, obrigada! Preciso comprar pilhas novas urgente!!

Gina, pois é, estes vírus nos tiram do sério e o que falar da violência?! Uma tristeza. Sim, sou artista das telas, das folhas, das paredes, e se não me colcarem uma camisa de força, saio pintando tudo!

Beijos meninas, obrigada pelo carinho!

Claudia disse...

Linda torta. Meus sentimentos por sua amiga, uma história difícil de aceitar.

Um 2009 mais feliz e sem vírus para você!

C.

Odete disse...

Marula, que bom te-la de volta. Gosto bastante dos cheesecakes que nao levam ovos - de olho no colesterol ;(
Lamentavel que esses assaltos ainda atontecam e se tornaram banais. Eu mesma ja fui vitima de um desses ha muitos anos atras na Rua Haddock Lobo, num semaforo em plena luz do dia. Felizmente nada de pior me aconteceu. Uma tristeza, sua colega nao teve a mesma sorte.

Que tela linda! Parabens madame artista.

Beijos e boa sorte sempre

Tânia disse...

Bom retorno Marula! Apesar das notícias ruins, acredite que nada é por acaso....difícil, né? A gente se revolta, fica traumatizada mas o importante é não perder fé na vida, e que existem coisas boas.
Não sei o que elogio primeiro...se sua obra de ver ou a obra de comer....ah, elogio as duas...lindas e maravilhosas!
Beijão

Natália Eleutério disse...

Bom regresso, lamento o que aconteceu com sua amiga.
O cheesecake está divinal, bjs.

ameixa seca disse...

Os meus sentimentos pela sua amiga. Muito triste!
Eu nunca fiz cheesecake mas com isto do blog estou a fazer muitas coisas que nem sonhava que existiam :)
Bem vinda de volta à blogagem!

Laurinha disse...

é uma tristeza esta violência...

Agora,

Este cheesecake, menina, que coisa linda, deliciosa! Será que gruda tudo na cx se vc me mandar por sedex? :DDD

Beijinhos

4 amigas na cozinha disse...

Ai, morro de vontade de fazer essa cheesecake da nigella! Adoro todas as receitas dela. Só de ver as fotos dá água na boca, hummm!!!
beijos,
Fernanda

Glau disse...

acho que eu merecia um pedacinho deste cheesecake, né? sinf
passa em casa pra buscar seu presente, daqui a pouco vou começar a usá-lo! :)
Lov u, minha chuchu

Marula disse...

Claudia, obrigada! Um 2009 de alegrias para todos nós!

Odete, obrigada por todosss elogios!

Tânia, adoro sua energia, sabia?! Obrigada!

Nani, obrigada too!

Ameixinha, que bom saber disso! Experimente este, é divino!!

Laurinha, mande o endereço!;)

Fernanda, ela manda bem, sem dúvida!

Glau, te jogo do terraço P.!rs I miss u! Semana que vem to descendo a ladeira!

Beijos, amor, amor, amor para nós tudim!

Valentina disse...

Oi Marula, estou atrasada mas queria dizer que sinto muito pela tua amiga. que brutalidade.

Unknown disse...

Marula querida, fiquei tão feliz em encontrar essa receita no seu blog. Estava querendo mesmo essa receita sem ovos.
Um grande beijo