26 de nov. de 2008

Quiche de queijo roquefort e crumble de maçãs

No feriado recebi visitinha do meu irmão e da trupe toda dele.. e ai ele sendo um bom carnívoro e eu, como uma ótima irmã, tinha pensado em preparar Filet mignon com crosta de parmesão, molho de blue cheese e gateau de batatas, receita do livro Carlota para agradá-lo. Mas ai fui ao supermercado comprar os ingredientes e fiquei completamente chocked com o preço da carne!

Como naquela manhã de feriado eu já havia me aventurado no Mercadão de SP e isto quer dizer que parte do meu décimo terceiro já tinha ido embora (af!) resolvi mudar o que seria servido. Preparei uma quiche de queijo roquefort receita também da Carlota, mas eu mudei algumas cositas... troquei o queijo brie por roquefort (não que eu não goste do Brie, mas pq final de ano está ai e estou preocupadérrima com IPVA, décimo terceiro da minha secretary of the home sweet home, presentinhos, etcetera e tal) .

O lance é o seguinte.. ti vira com aquilo que vc tem na sua geladeira! Não vai deixar de fazer um ranguinho gostoso por não ter determinado ingrediente! E foi isso que eu fiz!

Quiche de queijo brie com damasco
Carla Pernambuco - Balaio de Sabores

Para a massa
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1/2 colher (chá) de açúcar
- 150g de manteiga
- 1/2 colher (sopa) de água gelada
- 1 gema
- 1 colher (sopa) de creme de leite fresco

Recheio
- 1 xícara de creme de leite fresco (não invente de colocar o de caixinha, hein!)
- 1 xícara de leite
- 3 ovos
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de pimenta do reino moída
- 1 pitada de noz-moscada
- 2 xícaras de queijo brie picado (troquei pelo roquefort)
- 1/2 xícara de damasco bem picado (não coloquei pq o povo de casa não curte misturar doce com salgado, mas aqui cairia bem nozes picadas)
- 1/2 xícara de parmesão ralado pra gratinar

Como fazer?
Massa: Junte a farinha, sal, açúcar e adicione a manteiga e com as pontas dos dedos faça uma farofinha. Numa outra vasilha, misture a água, creme de leite e a gema. Acrescente aos secos e sove delicadamente apenas o suficiente para deixar a massa homogênea. Embrulhe em papel filme e coloque para gelar. Após uma meia hora, abra a massa com o auxílio do rolo e forre o fundo de uma forma e as laterais (25cm de diâmetro - em fiz em duas formas menores) e reserve.

Recheio: Espalhe o queijo e o damasco sobre a massa. Misture o creme de leite, leite, ovos, sal, pimenta, noz moscada e espalhe sobre o queijo. Polvilhe com o parmesão e forno pré-aquecido a 180 graus, por volta de 40 minutos está pronto ou até formar uma casquinha dourada.

Biito, né? No forno o recheio dá uma subidinha, mas não vai se animando pq assim que você tira, ele murcha, mas o sabor é incrível! Não desanime não!


De sobremesa eu preparei um Crumble de Maçãs

Crumble de Maçãs com aveia
Fonte: Panelinha, da lindona Rita Lobo

O que você irá precisar?
-1 1/2 xícara (chá) de aveia em flocos finos
-100 g de manteiga
-1 colher (sopa) de farinha de trigo
-2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
-1 colher (sopa) de uvas-passas (não coloquei pq não tinha em casa)
-2 colheres (sopa) de nozes picadas (esqueci de colocar e olha que eu tinha em casa! Queria colocar amêndoas laminadas e também esqueci)
-4 maçãs fuji ou maçãs verdes (usei aquelas pequiticas da Turma da Mônica! Amo! Usei umas 6)
suco de 1/2 limão
-manteiga para untar

Como preparar?
- Preaquecer o forno a 180°C. Derreta a manteiga e reservar. Em uma tigela misture os ingredientes secos, a aveia, farinha de trigo, açúcar mascavo, uvas passas e as nozes, acrescente a manteiga derretida e misture com as mãos.
- Nesta parte eu fiz um pouco diferente, descasquei todas as maçãs e tirei as sementes. Metade delas fiz um purê (bati no mixer com suco de meio limão), o restante as maçã cortei em meia lua e reguei com o suco de limão pra elas não ficarem pretas.
- Untei uma forminha bem da fofinha e arrumei as fatias das maçãs, coloquei uma camadinha de purê e por último a farofinha.
- Cubri com papel-alumínio e levei ao forno por 10 minutos. Retirei o papel-alumínio e deixei assar por mais 5 minutos ou até que a crosta de aveia esteja dourada.

O jantar não saiu conforme eu tinha inicialmente planejado, mas ficou bem gostoso! rendeu pro almoço do dia seguinte! Tem coisa melhor?

Bjos, Glau

15 comentários:

Mari disse...

Glauzinha, pode não ter saído como vc planejou, mas ficou maravilhoso teu jantar!! Ô madame mais chiquetosa e prendada essa minha amiga!!! =D
O preço da carne realmente está absurdo (no mercadão, achei q está um pouco mais em conta), e esse é um dos motivos pelos quais aderimos à dupla peixe-frango em casa... o peixe no Ceagesp está barato, believe me!
Sei como são essas preocupações... apesar do IPVA ser por conta do Má, aqui é colégio da Isa, uniformes, material, anuidade da OAB, blablabla... fim de ano preocupa mesmo :S
Estou louca por este livro da Carlota... tenho o outro, de doces, mas quero móóóíto o balaio!
Bjão, amada!!

Anônimo disse...

Mandou bem na escolha, na preparação e nas alterações.

O Quiche ficou lindão, tanto no forno como fora dele...rs

Adorei a louça em formato de coração!

Bjs

Mara disse...

Oi, Clau
Grata pelo incentivo e recado,ok? quero sim participar dos desafios. vc é quem avisa??
Ah! adoro quiche e crumble!! providencial essas duas receitas!! já add no meu fichário ;))
bjs.

ameixa seca disse...

Eu preferia a quiche à carne :) E crumble também gosto sem passas he he
Eu devia ter aparecido por aí ;)

Andrea Dohashi disse...

Que delicioso esse almoço madame querida!
Você arrasando na cozinha, e essas forminhas em forma de coração?
Lindas, lindas!
Garanto que a família adorou!
Beijos.

risonha disse...

gostei da quiche, mas esse crumble de maçã... hummmmmmmm
que coisa deliciosa.
mesmo com todos os esquecimentos que tiveste aposto que toda a gente adorou.

Claudia disse...

Daqui parece maravilhoso. Adoro a mistura brie e damasco. E aqueles corações de crumble estavam uma belezura. Difícil pensar que não saiu como planejado.

Enfim, obrigada pela dica dos vasinhos de oreo e sorvete. Nunca vi mas vou ver se acho nos lugares que você indicou.

Beijos,

C.

Axly disse...

Olha, arrasou em vários quesitos: em se virar na última hora, em economizar uma grana, em agradar seus convidados e em mandar ver num almoço delicioso!!!
Eu amooooooooooooooo carne, mas com os preços que anda, tenho gostado de outras coisas também, huahuahuahuahua...
Kisss^^

Smas disse...

Ai, que belo aspecto!
Comia a sobremesa agora, ainda tem para mim, tem?
Bjs

Unknown disse...

Mas isso é gostoso da cozinha, o que seria deu para ser o que não era para sair kkk
Mas ficou tudo muito lindo, a sua quiche nem se fala!
Parabéns.
Bjs

Laurinha disse...

Na boa, posso ser sua irmã? :DD
topo as nozes, 'mistura de doce/salgado', qq negócio!

Que delícia de papá... quiches, me acabo por qq um, agora, um crumble assim, vixi, levo até quentinha, marmita, pratinho, pro cachorro, o que for!

As sugestões foram ótimas, viu!

Beijinhos

Simone Izumi disse...

Mrs. Creuset:
santas panelinhas mirabolantes e maravilhosas...rs
É impressão minha ou você é uma irmã fofa que gosta de mimar a família?
Adorei o cardápio e fiquei com água na boca....Ahn,também estou achando o preço da carne hilário. Ontem, optei por carne de siri, pois estava mais barato que o dito cujo! Como pode???
bjonn

Helena disse...

Esta crumble deve ser optima!
Bjs

Téia disse...

Madame querida, estas um arrasou total na cozinha,não sei se gostei mais da quiche, do crumble ou das travessinhas da Creuset. (Ganhei uma destas com a tampinha no meu aniversário. Rá! ) ESTÁ TUDO MARAVILHOSO (menos o preço da carne). O maridão fala que na sexta começo falando que vou fazer uma coisa, no sábado outra e no domingo faço uma diferente. HEHEHE. É que temos vontade de fazer tanta coisa,né? A gente vai se esforçando... Ah, amei seu e-mail do meu niver, te desjo tudo em dobro e muito obrigada. Bj grande amiga.

Iliane disse...

Glau menina..amei tudo..a quiche incrivel..e o crumble.?maravilha amiga..tudo muito bonito..e deve ter ficado deliciosos..mandou bem amiga..bjus..