13 de out. de 2008

Tortinhas Santiago - Desafio dos Doces Finos

Assim que me deparei com o novo desafio da Fer, doces finos, logo me veio à cabeça aquela mesona enorme de doces de casamento. Adoro brigadeiro e camafeu, mas nos casamentos arrisco comer os outros tipos de doces, muitos dos quais não faço a menor idéia do sabor antes de prová-los!
.
.
Para este desafio queria preparar um docinho diferente! Matutei, procurei bastante e me deparei com uma torta belíssima do Chef Francisco Gameleira, do Figueira Rubaiyat (restaurante bem bacana aqui de SP), chamada Torta Santiago.
.
Diz a história que esta é uma sobremesa tradicional da Espanha, oriunda de Santiago de Compostela, daí o nome! A primeira notícia que se tem datada da "criação" desta torta foi 1577, durante uma visita de D. Pedro de Porto Carrero à Universidade de Santiago de Compostela, ainda que naquela altura fosse denominada "torta real". (fonte Wikipédia)
.
Nada mais fino, não? Assim, madame que sou, resolvi preparar mini tortinhas Santiago para este Desafio tão bacana!
O que você irá precisar?
Para preparar a massa
- 80 g de manteiga
- 50 g de açúcar
- 2 gemas
- 175 g de farinha de trigo
.
Para o recheio
- 3 ovos
- 150 g de açúcar
- raspas da casca de 1/2 limão (usei limão siciliano)
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 400 g de farinha de amêndoa
- 1 colher (sopa) de manteiga derretida
- 1 colher (chá) de essência de amêndoa
- 1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro (para polvilhar)
.
Como preparar a massa?
Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até formar um creme bem homogêneo. Acrescente as gemas e a farinha de trigo e misture com as mãos até a massa não grudar. Abra a massa com um rolo sobre um plástico e assente no fundo de uma fôrma untada e de fundo falso. Leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por 12 minutos. Fiquei impressionada como é uma massa fácil de trabalhar! É uma massa linda e super gostosa!
.
Como preparar o recheio?
Novamente na batedeira, bata os ovos com o açúcar até dobrarem de volume. Acrescente as raspas de limão, a canela e continue batendo. Por último, acrescente a farinha de amêndoa, a manteiga derretida e a essência. Despeje sobre a massa pré-assada e leve de volta ao forno por 18 minutos ou até que o recheio esteja firme. Espere esfriar e desenforme. Polvilhe com o açúcar de confeiteiro usando uma peneirinha fina e sirva.

Adorei! O gosto ficou incrível!

25 comentários:

Renata Barreto disse...

queridoca, que incrível essa tortinha! arrasou!!!

e as fotos.... sem comentários, lindas demais!

fiquei foi com vontade, isso sim!

bjkas

Mari disse...

Glau, vc arrebentou a boca do balão, literalmente... ai que tortinha mais lindaaaaaaaaaaaaaa!!
Ahhh, vou fazer, vou fazer, vou fazer!!! :D:D:D:D:D
E preciso fazer tbm meu desafio, agora q me decidi, né??
Bjão queridona!!!

Téia disse...

Queria saber queridas amigas o porquê de sempre nós quatro: eu, você, Rê e Mari sermos sempre as primeiras a comentar nos nossos blogs. Acho que estamos viciadas umas nas outras.KKKKKKK, Vocês eu não sei, mas eu sou fânzoca das três. Favor fazerem uma caravana aqui para Bsb para conhecê-las pessoalmente.....É SÉRIO.....TÔ ESPERANDO....
Glau lindona, translubrante estas fotos, a receita, e sua famosa varanda, vixe, esta foi a melhor aparição de todas. Boa sorte e parabéns.

laila radice disse...

glau q belezura de torinhas...ficaram umencanto e imagino q deliciosas!!!bjao

Vera disse...

I don't know exactly what are these tarts, but they sure look delicious :)
P.S. Glau, thank you for your kind comment on my blog! I'm deeply touched.

Isabel (pipoka) disse...

Esse bolinhos tem um aspecto delicioso. É parecido com um doce qualquer conventual aqui de Portugal (não me lembro o nome), o que não admira, pois Espanha é aqui mesmo ao lado e a culinária desses 2 países tem muitas parecenças.

bjs

♥ mesa para 4 disse...

Ficaram lindonas mesmo...beijinho

Anônimo disse...

Glau, deve ser uma delícia, qq receita com farinha de amêndoas sempre me agrada.

Estou com um restinho no Freezer acho que testarei sua receita.

Bjs

Eli disse...

Nossa ficaram lindas e é realmente muito fina! Adorei!!


www.saboresdalica.blogspot.com

Vivian disse...

essa massa ficou perfeita. As tortinhas ficaram lindas. Eu estou aqui matutando sobre o que fazer pra esse desafio, mas nao to conseguindo e enquanto isso, o tempo vai passando passando ...
boa sorte
bj

Ziza disse...

Mas é claro que vou fazer...

Glau disse...

Re, os méritos da história da torta são seus! vc que me alertou! :)

Maricota, vc comprou farinha de amêndoas tbém, né? Eu amei esta torta.. a massa é ótima de trabalhar! Eu tbém penei pra decidir o que fazer pra este desafio!

Téia, hahaha ótimo seu comentário! Eu tbém adoro nossa turminha do barulho! Eu já te falei que estou doida pra ir pra Bsb, mas como somos 3 "contra" uma, bem que vc poderia vir pra Sumpaulo... que tal?

Laila, ficou uma diliça mesmo!

Vera, thanks for your comment! I´ll look for this recipe´s translation to send you! :)

Pipoka, realmente.. não tinha pensado nisso! a tortinha ficou parecida com Pastéis de Santa Clara que eu simplesmente AMO, mas o recheio destes doces é a base de ovos e desta torta é de amêndoas! :)

Mesinha, que bom que curtiu! Eu tbpem fiquei bem satisfeita com o resultado!

Dani querida, hummm testa sim! será que dá pra usar o maçarico? haha

Lica, que bom que vc gostou! Queria ter feito um pouco menorzinhas pra comer de uma tacada só, mas não tinha as forminhas e como era domingo, não rolava sair pra comprar!

Vivi, essa massa é realmente tudo de bom! Usei como base para outras tortinhas tbém! Menina, penei pra decidir o que fazer pra este desafio!

Oba, faça sim, Ziza!

Bjos, Glau

Bergamo disse...

Glau,
As tortinhas estão lindas!!!
A Tarta de Santiago é muito consumida na Espanha, e leva o desenho da cruz de Santiago em cima para enfeitar.
Estou para fazer a Tarta...e agora me deu mais vontade ainda. Mas doces agora....acho que só aos finais de semana...(será que consigo?)
Bj,
Bergamo

carmencita disse...

Glau, menina que delícia, eu adoraria provar, adoro tudo que vai amêndoa,ou a farinha de.. e o visual está muuuito convidativo, parabéns.Bjss

Rose Oliveira disse...

Glau minha querida, adoraria ter os poderes de um superman para sair voando e roubar umas tortinhas dessas na sua varanda, rss. Maravilhoooosas!!!
Vou embora antes que eu tenha um troço de tanta vontade...
beijokas.

Tânia disse...

Glau...lindas ficaram com certeza...e com amendoas deve ter ficado com um sabor dos deuses...
Ainda vou morar acima do seu...e jogar uma cordinha abaixo para ver se "pesco" alguma destas delícias...rs
Beijos

Anônimo disse...

Glau,
Que delícia! Arrasou mulher!
Fiquei com água na boca!!!
Bjs

Odete disse...

Madame Glau, que luxo! Docinho fino mesmo e com historia secular. Chic demais!

Beijos

ameixa seca disse...

Portugal é riquissímo em doces finos mas eu nem me atrevo a fazer... sai caro :) No bolso e no colesterol he he
Estas tortas não conhecia... as fotos estão lindas!

Helena disse...

Lindas tortas e que bela vista!
Bj

Andrea Dohashi disse...

Oi Glau, muito obrigada por sua visita no me cantinho, espero sempre t e ver por lá, afinal, lady e madame juntas, já viu no que dá né? rs
Lindas as tortinhas, e que delicia devem estar...humm...
Beijos.

Laurinha disse...

muito chique esta madame!

Fazê-las mini, hummmm, delícia!!!
Parabéns pela idéia e confecção!

Beijinhos

Unknown disse...

Glau,
Arrasou!!!
Essa é de longe a sobremesa mais famosa e tradicional aqui da Espanha. Se vc quiser dar um sabor bem original pode substituir as 400g de farinha de amêndoa e as 150g de açucar por 200 gramas da própria amêndoa moída misturada com 200g de açucar. Tarta em espanhol é bolo em português, e realmente é como um bolinho super especial.

Beijos

Glau disse...

Bergamo, estou assim tbém.. queria preparar doces somente no fds, mas não estou conseguindo! :)

Carmencita, obrigada! a única coisa ruim dos blogs é que só comemos com os olhos, né?

Rose, mas te digo, viu, as tortinhas ficaram super pouco tempo na varanda! Mandamos ver rapidamente! :)

Tânia, dei mta risada com seu comentário! Imaginei aquelas pescarias de festa junina, sabe?

Clá, ah obrigada! Ficou bem gostosa bem!

Odete, madame, né? Jus ao nome.. :)

Ameixinha, realmente não é uma torta barata! A farinha de amêndoa é bem cara!

Canela, oba! Obrigada!

Andrea, lady e madame? vai ser ótima esta combinação! :) Vamos peruar horrores!

Laurinha, obrigada pela comentário! adorei...

Ju, oba seu primeiro comentário.. sei que vc é leitora do blog ai na Espanha e fico feliz que uma "quase" espanholinha elogiou minha torta! Obrigada pelo comentário, viu? Sei que daqui a pouco vc virá pro Brasil e já faça seu pedido pq irei preparar o que vc tiver vontade! :)

Bjos, Glau

Patricia Scarpin disse...

Tô boba!!
Eu fiquei de olho na receita dele quando comprei aquela Veja especial, mas a sua versão dá de 10 a zero, Glau! Tão delicadinhas!