22 de out. de 2008

Torta de maçã crocante

Em maio, a doce Laurinha, do Pitadinhas postou uma torta de maças para o desafio da Fer. Quando olhei para a torta foi simplesmente amor à primeira vista! Nos apaixonamos loucamente! Mas, por um tempo, foi paixão platônica, eu a observava de longe, até que um belo dia de folga resolvi arregaçar as mangas e conhecer e provar minha apaixonite!

Não tive a menor dúvida que uma receita vindo da Laurinha daria certo! Gentilmente ela me permitiu postar esta delícia!

O que vocé irá precisar?
Para preparar a massa:
- 100g manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 50g açúcar de confeiteiro
- 1 gema
- 150g farinha de trigo
Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar, até formar um creme branquinho. Já com a batedeira desligada, adicione a gema e farinha de trigo, até formar uma bola. Enrole no papel filme e leve à geladeira para descansar por 30 minutos. Após este tempo, abra a massa com um rolo em mesa enfarinhada e coloque a massa em uma forma redonda de fundo falso e fure o fundo com um garfo. Novamente leve à geladeira por 15 minutos e pré- asse a massa em forno a 180ºC por 15 minutos.

Para preparar o recheio:
- 6 a 8 maçãs fuji, descascadas e picadas (não miúdas) e sem sementes
- suco de ½ limão
-1 colher (sopa) manteiga
- ¾ xícara (chá) açúcar
- ½ colher (chá) canela em pó
- ¼ colher (chá) noz moscada
- ¼ colher (chá) gengibre em pó
- 1 pitada de sal2 colheres (sopa) amido de milho, dissolvida em um pouco de água

Descasque e corte as maças em pedaços não tão pequenos e deixe-as em água com um pouco de limão, para não escurecerem. Em uma panela, coloque as maçãs e a manteiga, misture bem e leve ao fogo mexendo até murchar um pouco (por fora fica macia, no centro ainda firme). Acrescente os demais ingredientes e deixe até apurar. Deixe esfriar para utilizar.

Para preparar a cobertura:
-1 xícara (chá) farinha de trigo
-¾ xícara (chá) açúcar mascavo
-¾ xícara (chá) aveia em flocos
- ½ colher (chá) sal
- /3 colher (chá) canela em pó
- 130g manteiga sem sal

Misture os ingredientes com as pontas dos dedos ou na batedeira com batedor raquete na velocidade mínima, até formar uma areia grossa, já formando bolinhas pequenas.

Montagem da torta:
Coloque o recheio frio na massa já pré-assada e fria também. Cubra com toda a farofinha crocante e leve novamente ao forno por cerca de 25 minutos ou até borbulhar!

Laurinha, eu só tenho uma coisa a dizer: você é o máximo! Suas receitas são tudo de bom.. o recheio lembrou a torta de maças do Mc Donald´s! Por que eu digo que vou falar uma coisa só sendo que eu sei que falo mais que os cotovelos?

Amei! Obrigada, viu?
Bjos, Glau

Ps: Este sorvete foi o últimos dos industrializados que entrou no meu congelador! Never more! : )

28 comentários:

Mari disse...

Glau q lindaaaaaaaaaa... show de bola essa torta! As receitas da Laurinha são fantasticas mesmo.. e vc executou lindissimamente.. ameiii
Bjão flor!!!

Neyma disse...

Hummmm....!!! Torta de maçã é covardia, Glau querida. Eu amo torta de maçã, esta então com aveia e especiarias...nossa! parace deliciosa! Vou ter que experimentar.
Parabéns pela receita!
Beijinhos

Vivian disse...

Glau, ficou perfeita sua torta, guarda um pedaço pra mim?
bj

Odete disse...

Tambem andei de olho nessa torta.
A Sra. esta ficando impossivel Dona Glau. A torta ficou bem bonita.

Beijinhos

Axly disse...

Arrasou, a torta ficou show^^
A Laurinha acerta sempre mesmo...
Kisss^^

Margarida disse...

Por uma fatia dessas eu também me apaixono facilmente!! E essa farofinha crocante por cima deve tar um toque bem especial!
Linda!
beijinho

Tânia disse...

Madame Glau...arrasou de novo! Também estou na fila para experimentar essa delícia da Laurinha!
Beijão

Filipa disse...

Quando a Laurinha postou essa receita também fiquei de olho nela mas ainda não a fiz, mas sendo receita dela sei que só pode dar certo. Já fiz outras receitas dela e sempre correram bem.
Sua torta ficou linda!!

beijinhos

Unknown disse...

Glau,

eu sou apaixonada por torta de maçã, fiz tantas já!
É um arraso e a Laurinha manda bem na cozinha mesmo!
Bjs

Andrea Dohashi disse...

Amo, adoro,idolatro, todas receitas com maça, mas... vai entender a mente humana, a fruta eu não sou muito chegada não, tsic tsic... mas essa torta heim??? Peloamordedeus, você quer nos matar madame querida?
Beijinhos

Flavinha disse...

Hummm... Que delícia! Ficaram lindas estas fotos! Adorei tudo! Já vou copiar!

Beijocas

Patricia Scarpin disse...

Eu, que amo maçãs, vou ter que fazer também!

Téia disse...

AFF, quer matar a gente, é madame Glau? Chique por demais. Adorei esta versão, maravilhosa, amiga. Bj grande.

Luciana Macêdo disse...

Esta receita também está na minha listiiiiiinha, ainda não fiz por insistir sempre na mina receita, mas logo vou prepará-la. Com sorvete fica perfeita.
Bjs!

Eli disse...

Maçã como recheio de torta é realmente tudo de bom, e receita que vem das mãos de Laurinha é luxo puro, ficou linda!

www.saboresdalica.blogspot.com

Dani Oliveira disse...

Que foto linda Glau!

ameixa seca disse...

Eu quero uma fatia dessa tarte :) Ainda por cima é crocante... aiiii!! Que delícia!

laila radice disse...

ahhhhhhhh conseguiu me arrancar susiros dos mais profundos!!!! esta mto linda;...e realmente receita vinda da doce laurinha...ah é smepre garantia de qualidade!!eheh

bjs

carmencita disse...

Menina, essa é tudo de bom. Com o sorvete é covardia, é o pecado da gula, tô louca pra cometer esse pecado he!he!Parabéns a vc e a Laurinha, formidável.Bjss

Laurinha disse...

Estou todatoda!!
Menina, quanto orgulho ser convidada ao Madames! Obrigada, viu, vc é um doce!

Agora, a torta ficou 10!

Agora, já estou imaginando só o recheio e por cima o crumble... já pensou? Morninho, com sorvete seu caseiríssimo?
Olha, sugestão minha, confecção sua e comemos juntas, que tal? :DDDD levo os babadores, assim que lavar este que estou usando... :DDD

Beijinhos, linda e super obrigada!!

Glau disse...

Laurinhaaaa, aceito sua sugestão! êê! eu preparo a sua torta e um sorvetinho caseiro e de entrada comemos a quiche de espinhafre e gruyère, que vc diz que não deu certo... mas eu tenho plena certeza que deve ter ficado divina!

Fiquei mto contente com seu recadinho.. Vc viu o sucesso da sua torta? Qtos comentários bacanas recebemos! :)

Eu que agradeço, viu
Bjão, Glau

Glau disse...

Meninas, adorei todos os recadinhos.. esta sobremesa é realmente tudo de bom, a Laurinha é tudo de bom e ofereço uma pedaço de torta quentinho com sorvetinho caseiro a todas vcs! Com direito a repetição! Obrigada pelos comentários! Bjos, Glau

Natália Eleutério disse...

Adoro tudo que leva maça fica delicoso, a torta ficou show, bjs

Os Olhos de Alice disse...

hummm com sorvete!!!
que maravilha Glau!!
bjs

Nani disse...

Minha amiga se vai canela eu tô dentro, hehe
Muito legal essa sua foto!
Beijos

Helene disse...

That is the perfect dessert for a rainy day!

A Dona da Cozinha disse...

Glau, eu amoooo essa torta!!
agora vc me enlouqueceu..
;o)
b-jinhos,querida

claudinha disse...

Quando olhei a foto da torta fiquei apaixonada... anotei a receita e fui fazer, e ficou simplesmente divina!!!!
bj