16 de out. de 2008

Sorvete de Framboesa e uma amiga..


Como vocês já devem ter percebido, eu e a Rê Gaeta, do Geléia de Rosas, nos tornamos muito amigas. Nos falamos todos os dias pelo MSN e ai conversa vai, conversa vem, comentei que estava preparando um sorvete de framboesa! Para ser bem fidedigna reproduzi partes da nossa conversa (tirei algumas partes pq foi somente "hahaha"):
.
G: Rê, estou preparando um sorvete de framboesa!
R: Nossa, que delícia!
G: Estou fazendo de um jeito diferente! Vi em alguns sites em "ingrêis" e estou inventando o meu!
R: Aé? Como vc está fazendo?
G: Bati 2 ovos com 1/4 de xícara de açúcar
R: Como ovo e framboesa?
G: Calma, vou te explicar.. (expliquei o modo de fazer escrito logo abaixo)
G: Ficou um cremão lindo e rosa! Odiou, né? (ainda bem que ela não me viu pq meu rosto já estava corando!)
R: Cara, se vc diz q tá bom acredito, mas acho muito estranho aparentemente hehe
R: Não consigo imaginar o gosto, dá uma idéia pra mim de como fica.
G: Ficou danoninho mais azedinho com pedaços de framboesa
R: Agora sim, mas porque ovo e não iogurte ou creme de leite?
G: Eu coloquei creme de leite
R: Tá, mas pra q ovo?
G: (rosto queimando de vergonha) Eu tenho visto muitos blogs em "ingreis" e vejo que mtos colocam e fiquei com vontade, ai juntei a fome com a vontade de comer e juntei uns ovinhos pra ver como ficava. 2 só!
.
Assim, meu povo, vocês me desculpem se eu cometi um verdadeiro sacrilégio colocando estes 2 míseros ovinhos, mas eu digo pra vocês, ficou o melhor sorvete que já fiz (tudo bem que minha listinha de sorvetes é mini!).
.
Mas de todo modo, preparei assim:
- 250 g de framboesa congeladas (não encontro in natura)
- 2 ovos (olha eles ai!)
- 1 caixinha de creme de leite
- ½ xícara de açúcar de confeiteiro
- ½ xícara de água
.
Como fazer?
Bata bem os ovos com metade do açúcar até dobrar de volume e formar um creme bem clarinho, depois de batido acrescente o creme de leite. Enquanto isso, numa panelinha, coloque o restante do açúcar e água, assim que formar bolhas "gordinhas" desligue o fogo e acrescente as framboesas (se quiser preparar seu sorvete com alguns pedaços da fruta, esta é a hora de separar algumas). Deixe a calda esfriar e acrescente ao creme, bata bem e coloque na sorveteira.
.

Rê, mente insana e criativa, este blog me trouxe coisas muito bacanas, mas sem dúvida uma das principais foi sua amizade!

Agora, por favor, alguém pode me dizer se já usou ovos na preparação de sorvete ou se já viu alguém utilizando?

31 comentários:

Andrea Dohashi disse...

Glau minha querida madame, que sorvete é esse?? Isso é maldade, rs. Como é bom ter amigos né? amigos, os de verdade, iluminam a nossa vida. Glau, o sorvte da torta que postei ontem, tem gemas na receita, tá bom é gema, mas gema é do ovo né não? rs
Beijocas.

♥ mesa para 4 disse...

Só dá gelados por aqui ...vou-me mudar para aí hehe ...beijinho

Renata Barreto disse...

hahaha!!!!!

olha, sei lá, a foto tá linda demais, e se vc diz q tá bom eu "cridito", mas prefiro não pensar no ovo na hora de tomar o sorvete, ok?

bjs e te adoro!!!!

Mari disse...

Glau, dei gargalhada com teu post! E agora ainda por cima, eu me juntei à dupla para papear no msn.. ontem dei gargalhada com vcs, e imagina amanhã no almoço então? rsrsrsrsrs
Estranho ou não... esse sorvete ficou perfeitooooo!!!! E eu me coçando demais aqui por uma sorveteira... rsrsrs
Bjão amoreco!!!

Téia disse...

Amiga, achei sua receita deliciosa e não tenho nada contra os ovos. Gema dá consistência e cremosidade em muitas receitas. A gente tem que inventar,né? Senão,a cozinha fica monótona. Torço para continuar super curiosa como és. Bj minha querida.

Glau disse...

Minha Lady, menina, esse sorvete ficou O sorvete..percebeu que modéstia aqui é o que não falta, né? :) Ai que alívio saber que vc tbém usou ovo! :)

Mesinha, com o calor que tem feito em SP só um sorvetinho pra salvar!

Re, hahaha não tem gosto de ovo! Aliás, vc nem sente! pelo que eu te conheço, vc já está imaginando a clara mole, uma verdadeira babinha! Mas longe disso! Eu quero mto que vc teste este receita..

Maricota, imagina o que eu a Re não rimos qdo conversávamos no MSN. Aliás, a nossa conversa ontem, das 3 mosqueteiras, foi engraçadíssima! Como a gente pode pensar e escrever tanta besteira, né? Amiga, compra a sorveteira.. paguei em 9 vezes sem juros! Crediário hahaha

Teinha, foi isso que pensei.. em deixar bem cremosinho.. os ovos batidos com açúcar são super cremosos (a gemadinha básica).. e olha, ficou uma delícia este sorvete! Já estou matutando um próximo!

Bjos, Glau

Anônimo disse...

Oi Glau,

Aquele receita que te passei com o e-mail do maçarico vai ovos, mas acho que pq é de creme e não de frutas... sei lá...rs

Bjs

Glau disse...

Dani, o ponto que pegou pra Re foi justamente este.. misturar frutas com ovos! :)

Deixa esfriar um pouco mais o tempo e farei seu sorvete..hummm

Bjos querida! Glau

A Dona da Cozinha disse...

vcs estão me deixando doida com esses sorvetes!! preciso de uma maquineta destas urgente ;o)
como nunca fiz o dito, não posso te ajudar na enquete dos ovos. rsrsrs
arrasou,
b-jos, paula

Big Boys Oven disse...

a lovely raspberry ice cream!

Axly disse...

Huahuahuahuahuahuahua!
Só tu mesmo amiga.
Achei mais engraçada a Rê encasquetada com os ovos.
Eu fico com a Téia, os ovos dão cremosidade, mas eu não me lembro de ter usado.
Mas esse teu sorvete está uma coisa de louco!
Kisss^^

Glau disse...

Paulinha, mesmo sem a sorveteira dá pra vc fazer sorvete.. faça a massa e coloque para gelar.. assim que começar a pegar consistência de sorvete, retire do congelador e bata novamente! faça esta mesma operação até atingir a cremosidade desejada! Dá um pouquinho mais de trabalho, mas vale a pena ter um sorvetinho caseiro!

Hi Big Boy! thanks for your comment!
Vcs perceberam que este blog está ficando internacional! hehe)

Axly, a Re é mto engraçada! Este sorvete ficou bem cremosão mesmo! Bjokas querida! Mto calor ai em Cuia?

A Dona da Cozinha disse...

Glau,
em uma fazenda não podia faltar as tigelinhas de monte sião...rsrs temos um aparelho completo, fica linda a mesa...
;)
b-jinhos, paula
ahh e maionese só em casa mesmooooo

A Dona da Cozinha disse...

voltei para falar do sorvete...
amiga, sem a maquineta preciosa é uóóóo uma lenha para tirar os cristaizinhos de gelo ;( já tenteii ;o(
rsrs

ameixa seca disse...

Eu não achei nada estranho mas tamb+em nunca fiz sorvete. Então porque raio vim eu meter a minha colher aqui?
Ahhh... gosto de vocês, com ovo ou sem ovo ;)
Abraços

Eli disse...

Eu ainda não utilizei ovos em sorvetes mas também já vi várias receitas utilizando o mesmo. Mas ficou com uma textura perfeita em?! E a cor está linda, que delícia deve ter ficado!

www.saboresdalica.blogspot.com

Lua Limaverde disse...

Glau, achei estranho vocês acharem estranho, pois ovos sempre entram em receita de sorvete! O fato é que muita gente procura receitas alternativas - entre elas, eu - que não levem ovos por conta do risco de salmonela. Eu nunca consumo ovos crus, então não uso em sorvetes, musses, pavês etc. Mas olhe, tenho um livro aqui sobre sorvetes e os ovos estão entre os ingredientes básicos na composição, então sua receita tá mais que certa, hehehe. Só não ofereça esse sorvete para crianças e idosos, ok? Beijos!!!

Helena disse...

Ficou lindo adoro gelados e de framboesa é muito bom.
Acabo sempre a rir com os posts...
Bj

Glau disse...

Paulinha, já respondi no seu blog! :)

Ameixinha, sempre dou mta risada com seus comentários.. sempre com mto bom humor! Uma querida sempre..

Lica, ficou super cremoso mesmo!

Luna, alívio ouvir que mtas receitas de sorvete levam ovos na preparação! A questão da salmonela tbém foi colocada pela Re! Dá medo, né? POr enqto só criança grande comeu deste sorvete!

Canela, framboesa é realmente mto bom, né? adoro frutas vermelhas... Eu tbém dou mta risada qdo vou escrever um texto.. :) É bom se divertir a vida, né? Bjos querida!

Unknown disse...

kkkkkkkkkkk
Glau, estou morrendo de rir, está aprontando maravilhas geladas por ai.
Bjs

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Menina do céu!!!!! O que é isso???!!!! Eu só tenho uma coisa a dizer... Com ovos, sem ovos, pra mim tanto faz. Com a cara linda que este sorvete está tomaria de olhos fechados e rezando por mais.
Adoru sorvetes!!!!!!!!
Parabéns pela criatividade.
Bjks,
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com

Agdah disse...

O pessoal aqui usa muito.

Filipa disse...

Já fiz sim, gelados com ovos. Quer dizer com as gemas dos ovos e não acho nada estranho que os leve, acho que os torna mais cremosos até.
Este de framboesa está com óptimo aspecto e acredito que estivesse delicioso também!

beijinhos

p.s. fartei-me de rir com o vosso diálogo :)

Laurinha disse...

Olha, sorvete já fiz de montão em casa, numa época que fervia, todo mundo fazia daqueles com liga neutra e (ixi, até esqueci do outro...)

Ultimamente, só tenho feito de iogurte, sabe, mais leve e tal, portanto, sem ovos...até os sorbets, sem leite...

Enfim, quero dizer que seu sorvete ficou lindo, adoraria experimentar!

Beijinhos

Simone Izumi disse...

Eita, que beleza!!!
Verdade seja dita...eu nunca fiz sorvete caseiro com ovos...rs... mas acho que vc mudou a minha concepção de gelados bacanas!
A cor ficou linda....e adorei o diálogo entre vcs duas...Mas da próxima vez, pode colocar os hahahahahsss,que adoro...rs
bjs,

Jacque disse...

Mmm, it looks delicous!! I love the little pottery girl too. :)

I wish I could read it, lol.

Emília disse...

Oi Glau! Adorei o post! rss
Eu vi na tv colocarem ovos inteiros para fazer sorvete, eu fiz caras rss, pois nunca tinha visto. Mas pelos comentários que li aqui parece que é normal!
Com ovo ou sem, o seu sorvete ficou lindão!
Beijinhos

carmencita disse...

Glau, você está certíssima, as gemas ajudam a emulsionar, é muito utilizada para se fazer sorvete, mas eu tenho um certo receio, pois apesar de congelada, ela continua crua né. Eu prefiro usar emulsificante substituindo o ovo, mas como vc tem a máquina não é preciso.Deve ter ficado uma delícia.Bks

Helene disse...

That first picture is so good it makes me want to dig my spoon in this sorbet! Love it!

Claudia disse...

Esta postagem está muito boa, boa mesmo.

Ovos no sorvete, claro, sempre. Deixa o sorvete naturalmente aerado.

E ainda fica ótimo o sorvete de ovo em sim. Tipo creme de ovos do Dragão chinês, nunca provou?

Comentário tardio, mas antes tarde do que nunca.

Tamos aí!

Cláudia

Bel Besse disse...

Querida, eu uso ovos no sorvete, claras separadas das gemas. É o emulsificante natural, as sorveterias usam o ovo em pó. Em casa, devemos fazer um creme com as gemas batidas, levar ao fogo, para eliminar o perigo de salmonela. Deixa o sorvete mais leve, e a clara o deixa areado. Para usar a clara, bata ela em neve, faça uma calda de açucar e vá colocando ainda quente em fio sobre a clara em neve, sem parar de bater, para eliminar as salmonelas também.