9 de out. de 2008

Bolo da Semana: Banana com Cardamomo e mel

Povo amado, tava doidinha para utilizar o tão falado Cardamomo. Confesso que antes de criar o blog nem imaginava o que seria isso! Tem gosto de que? Qual é a cor? E o cheiro é bom? Combina com que tipo de prato? Aonde vende? É caro? Que, quando, onde, como e porque?
.
E ai papo vai, papo vem.. cai no Colher de Tacho e me deparei com uma série de receitas maravilhosas que utilizavam o Cardamomo. Como tenho me saido uma bela formiga, me encantei com este bolo da Luna Lestrie, do Quiche de Macaxeira! Ela, por sua vez, retirou a receita daqui.
.
Uni o útil ao agradável.. queria uma receita com cardamomo e achei um bolo que levasse banana, que já não é nenhuma novidade minha paixão por alcachofras e bolo de banana! :)
.
Vamos a receita!
O que você vai precisar?
- 2 bananas médias
- 110 g de mel
- 15 bagos de cardamomo (verde). Utilizei uma colher (café) de pó de cardamomo
- 250 g de farinha de trigo
- 1 e 1/2 colher de chá de fermento em pó
- 175 g de manteiga
- 75 g de açúcar
- 2 ovos grandes
- 2 colheres (sopa) de sour cream*
- 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de sal
.
Cobertura
A Luna sugere decorar o bolo com 60 g de banana chips. Eu fiz uma farofinha com 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal, 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo.
.
Como fazer?
Pré-aquecer o forno em 170° e untar uma forma. Como fiz meia receita utilizei uma forma com buraco no meio bem pequitica. Numa tigela grande, peneire a farinha, o bicarbonato, cardamomo em pó e o sal. Reserve. Em uma panelinha, derreta a manteiga, o mel e o açúcar, assim que derreter tudo, acrescente aos ingredientes secos, coloque também a banana amassadas, os ovos batidos e o sour crem. Misture ligeiramente os ingredientes e por último coloque o fermento. Pra finalizar, coloquei delicadamente a farofinha (é só misturar bem todos os ingredientes) e assei por volta de 45 minutos, mas faça sempre o teste do palito.

Fiz meia receita e me arrependi. Chegou visita em casa e comemos o bolo quente mesmo! Juro pra vocês, não durou 10 minutos! Peço desculpas pelas fotos, assim que desenformei o bolo não achava minha máquina fotográfica e por isso tirei a foto acima com a câmera do celular! Quando encontrei a máquina, tinha só mais um pedaço pequetico!
.

Dica da Luna: pra preparar o sour cream misture 1 colher de sopa de sumo de limão numa xícara de 240 ml e complete com iogurte.

14 comentários:

Helena disse...

Deve ser bom este bolo,ficou com um ar bem apetecível.Tenho um de laranja para fazer tambem com Cardamomo,talvez no fim de semana...

Mari disse...

Glau, sabe que eu também nunca comi nada com cardamomo, ainda? Comprei no pão de açucar (veio em sementinhas), mas ainda não usei... acho q se moê-las, têm o mesmo efeito do cardamomo em pó né?
Também adoro bolo de banana.. e esse seu está com uma carinha linda de viver... ahhh, receita anotadíssima pra ser testada e comida... bjão querida!!
Em tempo, amei conversar contigo no msn... =P
Bjosss!!

Marula disse...

Vixi, usei cardomomo num mix de legumes e soja na semana passada e não aprovei não! O bolo ficou lindo, eu é que fiquei traumatizada!

Beijocas!

Téia disse...

Amiga, eu sou igual a você amo banana. Você está com receitas maravilhosas, viu? Esta, linda e apetitosa, adorei a idéia da farofinha, imagino que deve ficar parecido com a cobertura de cuca. Continue arrasando. Da sempre fã, Téia. Bj grande.

ameixa seca disse...

Tenho sementes de cardamomo em casa mas se usar 15 bagos acho que vão sobrar muito poucas. O meu frasquinho tem 25 g e não tenho como comprar aqui... mas deve valer a pena, né?

Pimenta disse...

também tenho andada intrigada com o cardamomo, comprei um frasco há algum tempo mas só tenho usado em salgados, acho que vou começar os doces com esta receita que adorei, banana, mel e cardamomo deve ser optimo

Tânia disse...

Eu particularmente gosto muito do aroma do cardamomo..e essa combinação com banana deve ter ficado mesmo ótima!
Bjs

Lua Limaverde disse...

Lembro quando teve o Colher de Tacho do Cardamomo, todo mundo ficou curioso com esse ingrediente. Eu gostei dele, especialmente em doces. E o bolo, você gostou? Se lembro bem, ele é do tipo mais durinho, não? Mas é bem gostosinho...

Glau disse...

Oba, Canela.. faça e depois mostra pra gente!

Mari, isso.. é só moê-las! Eu adorei falar com vc tbem!

Má, achei o gosto forte mesmo.. eu coloquei uma colherzinha, bem pouco e já foi o suficiente pra pegar bastante o sabor! Vc colocou mto?

Téia, justamente.. tirei a farofinha de uma receita de cuca! Deu um tchans ao bolo! Eu que sou sua fã! :)

Ameixinha, valeu a pena cada mordida!

Pimenta, eu cismo com algumas coisas e ai tenho que fazer! O cardamomo era uma delas.. Eu gostei MTO deste bolo!

Tãnia, ficou ótima sim!

Luna, eu adorei... comemos quente e acabou em 5 minutos! Não deu nem tempo pra saber se depois de frio ele fica um pouco durinho. Assim que tirei do forno ele estava MTO macio! Obrigada pela receita!

Bjos, Glau

Ziza disse...

Bela experiência... tenho alguns temperinhos comprados por curiosidade também.

Odete disse...

Tambem vou fazer. Sabe que mais uma receita de bolo de banana nunca eh demais. Parece que ficou bom mesmo, hein!

Beijos

Claudia Lima disse...

O cardamono para mim tb é novo. Outro dia usei num Bolo de Laranja e ficou ótimo. Eu utilizo o em pó.
Bjs :)

Margarida disse...

O cardamomo tem um sabor e um cheiro mágicos. Uso bastante na minha cozinha. Fica muito bem com bolo de laranja e acredito que com bolo de banana também! : )
beijinho

A Dona da Cozinha disse...

Glau,
deu vontade de fazer!!
;o)