29 de ago. de 2008

Polvo à provençal

Hoje mon amour e eu estamos de aniversário. Esta receita é dele, que cozinha como ninguém. No nosso caso, foi ele quem me conquistou (também) pelo estômago. E hoje se estamos longe, não só o meu coração, mas o meu estômago também reclama! ;0) Ele é a tampa da minha panela!

Ingredientes: 1 polvo; 2 cebolas; 4 dentes de alho; sal; pimenta; azeite de oliva, meia garrafa de vinho branco; vinagre (de boa qualidade!).



Modo de preparo: Coloque os tentáculos do polvo sobre uma tábua e bata com um batedor de carne ou com a parte grossa da lâmina de uma faca grande para amaciar a carne do animal quebrando suas fibras. Feito isso, corte os tentáculos do polvo em tiras finas de aproximadamente 10 cm. Reserve.

Corte a cebola em rodelas, pique o alho e mande-os para a panela junto com o azeite de oliva. Quando dourar, junte o polvo, tempere com sal, pimenta do reino e o que mais desejar, e deixe cozinhar por mais ou menos 6 minutinhos. Feito isso, regue com um pouco de vinagre, mexa bem e adicione o vinho. Tampe a panela e deixe cozinhar por 40 minutos. O caldo irá secar e o polvo ficará embebido por um molho grosso divinamente perfumado.

Sirva com torradas (polvilhe-as com alecrim, se gostar), uma boa salada e, claro, um bom vinho!

Não há estômago nem coração que resista!

8 comentários:

Eli disse...

Adorei o seu post de hoje! Parabéns! E essa receitinha maravilhosa vai pintar por aqui. hehehe

edinha disse...

Adoro polvo .Este deve ser delicioso
Beijinho

carmencita disse...

Parabéns, que chic Madame. Maridão lhe dá tratamento vip digno de uma madame. Esse polvo deve ser divino.Eu como adoro polvo, vou me aventurar a fazê-lo depois te conto.Bjss

ameixa seca disse...

Parabéns ao casal :)
Adoro polvo... é delicioso!

anna disse...

Belissimo polvo!
Com o perfume do alecrim, o cheirinho chega aqui...
Beijo.

risonha disse...

adorei a expressão "ele é a tampa da minha panela"... eh eh eh
a receita de polvo é fantástica.

Mari disse...

Esta receitinha deve ter ficado divina!

Marula disse...

Obrigada, meninas!!! Coisa boa ter vocês por aqui!

Beijos e ótima semana pra nós!