22 de ago. de 2008

Bolo de Castanhas de Cajú

Eu tinha um pacotinho de castanhas de cajú e tava doida pra achar uma receita de bolo! Fuçei nos meus livro e nada que me tocasse (olha como sou sentimental!rs) até que nas andanças pelos blogs dei de cara com este bolo de castanhas de cajú, do Cozinha Pequena! E fiquei completamente enlouquecida, quase cheguei a lamber a tela do computador de tanta vontade! E foi então que resolvi fazê-lo!
.
Bom, eu poderia muito bem colocar a receita aqui, seria prático pra vc e tal... mas... mas...(lá vem história) um dia desses eu conversava com a Ana Elisa por email, do La Cucinetta, e conversavamos justamente sobre a questão de copiar as receitas. Ué, vc vai me perguntar, então porque postar as receitas, elas não são para serem feitas, copiadas, reproduzidas ou o sinônimo que quiser usar...? Sim, claro que são! Afinal um blog de culinária serve pra que? Só pra deixar o outro doido de vontade? Sim.. ops, não! A idéia é sim de divulgar quitutes, delícias, mas a partir do momento que adotarmos a prática de linkar de onde tiramos a receita sem transcrevê-las, criaremos um canal de comunicação entre os blogs e, o melhor de todos, respeitaremos quem comprou o livro, ou até quem criou a receita, testou, adaptou, provou, engordou. Topa seguir a diante esta idéia?
.
Vá correndo ver esta receita, vá correndo fazer! Como dizia a minha avó: rápido e rasteiro! E como diria meu gatinho: mandona que só!

Olha como a massa fica fofinha!

Obrigada Ana Elisa pelo papo e vocês da Cozinha Pequena por esta delícia de bolo!

11 comentários:

laila radice disse...

bacana a atitude...e o bolo ficou lindo com o "cenário" metropole...bjs

Ana Elisa Granziera disse...

Uuuuh... beeeelo bolo, hein? E eu sem poder comer um pedacinho sequer... Fico muito contente com sua atitude, Glau, e acho que seria bem legal se a galera seguisse o exemplo. Seríamos uma "comunidade gasttronômica" muito mais forte! Também adorei o papo!
Beijos!!

Marcia disse...

Bolo bonito e a paisagem atrás. . . . quero ir pra Sampa! bjs

Cris disse...

Só de ver este bolo fiquei salivando... Eu achei legal sua iniciativa, mas penso nas amigas que não estão muito familiarizadas com internet, são pessoas mais velhas por exemplo que não sabem navegar e aí elas gostam de ver a receitinha ali, explicada e tal no blog que ela está acostumada a visitar. Eu vejo nossos blogs como se fossem caderno de receitas virtuais para a família e os amigos. Eu adoro conhecer novos blogs e para mim se você só linkar a receita eu vou correndo atrás de quem fez, espero que entenda...
:-) Beijinhos!

Lua Limaverde disse...

Eu concordo com a Cris. Meu blog é meu caderno de receitas, é meu arquivo de experiências, onde eu posso colocar entre parênteses as modificações que fiz na receita. Além do mais, como tenho muito tempo de blogueira, já sei que muita gente deleta seus blogs, e aquela receita se perde para sempre. Mas respeito sua proposta. E adorei o blog, não conhecia! ;D

Rose Oliveira disse...

Gostei da sua iniciativa,boa idéia...agora vou na Cozinha pequena pegar a receita dessa maravilha pois fiquei com água na boca..rss.
Quanto ao paninho fui eu mesma que fiz. Visite meu blog http://tecendoartesesonhos.blogspot.com e minha Lojinha virtual http://crocheebordados-vendas.blogspot.com, lá estão meus outros talentos(graças a Deus por eles).
Tenham um maravilhoso fim de semana,
Beijos.

Glau disse...

Meninas, essa é só a minha idéia.. cada qual com a sua, certo? Por isso que eu ainda sou super a favor do meu bom e velho caderninho de receitas! Pq assim não corro o risco das receitas se perderem com o tempo (e ainda sou super a favor de deixar uns lembretes no caderno, do tipo: "esse é facílimo", "todo mundo amou", "pensa que está arrasando, mas não está com nada!". É brega, mas ajuda! rs

Um grande beijo, Glau

Anônimo disse...

Olha, eu tenho anotado suas receitinhas todas em um caderno... *rs Comprei um justamente pra isso Glau, um dia te mostro - uma graça!!! Apesar de todas as facilidades da vida moderna, tb morro de medo de dar um "tilt" aqui e perder tudo!!!

Sobre este bolo... Ai ai, castanha de caju é tudo de bom... E essa massa ficou MARAVILHOSA!!! Que visual!!! Certeza que vou testar e direto para o caderninho!!! *rsrs
Beijos, meninas!

Téia disse...

Glau, adorei o seu blog, que cantinho fôfo, suas fotos estão lindas e suas receitas práticas como eu gosto. Parabéns e obrigada pela visita. Volte sempre. Eu virei freguesa.Bj. Téia.

ameixa seca disse...

Olha a selva urbana ao fundo eh eh
Eu coloco sempre o link do blog de onde tirei a receita. Mas eu também gosto de ver a receita explicadinha ali... e não sou velha :) E, ás vezes, há blogs que fecham e a receita fica inacessível... Já me aconteceu!
O bolo tem óptimo aspecto ;)

Claudia Lima disse...

Acho bacana a sua atitude sem dúvida. E, particularmente, gosto sempre de colocar a receita, pois quase 100% das vezes eu modifico alguma coisa.
Uso o meu prórpio blog como caderno de receitas. Se estou super atrasada e correndo fica mais fácil eu só abrir o meu blog sem ter que link outro.
Eu sempre faço questão de dizer de onde tiro as receitas. Até fico chateada quando não me lembro, pois gostaria de dar os créditos, mas nem sempre me lembro.
Uma coisa que eu acho legal tb e colocar no próprio título da receita de quem é, quando testamos.
Bem, ufa, falei demais... O bolo parece muito gostoso e fofo. É a primeira vez que vejo uma sugestão com caju.
Bjs :)