17 de jul. de 2008

Mi amore... Alcachofras!


Quem me conhece sabe que esse é um post óbvio pra mim: eu não gosto de Alcachofra! Eu sou simplesmente viciada, alucinada por uma alcachofrinha.

Eu fico esperando chegar esta época do ano pra poder comer minhas alcachofras... e desde pequena me dá água na boca só de imaginar. Tudo bem que se qualquer pessoa imaginar um molho repleto de vinagre, limão vai automaticamente salivar, mas isso não importa pra mim! Importa que eu sonho com o momento de comer uma.

Ano passado cheguei até a ir na Expo São Roque: Festa da Alcachofra. Dei uma super enrolada no meu gatinho, disse que era logo ali (tudo bem que São Roque é perto mesmo de SP, mas pra uma pessoa que odeia alcachofra, 60 km é mto longe! Ele perguntava: Tá chegando? Eu: é só mais uma curvinha que a gente já chega! Uia, tava ficando nervosa até! Mas já que estava indo na Feira, nada e ninguém poderia estragar minha realização mais plena!). Enfim, a feira é bem montadinha, bonitinha, é bem inha mesmo! Bem sem gracinha (pronto, falei!), mas comi de todos os jeitos possíveis e imagináveis.. com molho de tomate, de alho, em forma de recheio de ravioli, com batatas.. uhummm, mto bom!
Existem várias formas de preparação, mas a que eu gosto mesmo é da forma mais simples: Lavar bem a alcachofra, cozinhar na panela de pressão na água com sal (por volta de 15 minutos). Tome cuidado pra não deixá-la muito mole. E a parte faço um molhinho basicão: azeite, sal e vinagre. Já tentei colocar outras cositas, como mostarda, shoyo, mas eu gosto mesmo deste simplão.
Só pra terminar o assunto da Feira. Não sei como, mas saímos da feira com uma aposta! Meu gatinho teria que me comprar alcachofras, ele teria um prazo de um ano, caso contrário voltaríamos na festa no ano seguinte, sem ouvir um pio de reclamação! O prazo estava acabando até que pouco tempo atrás fomos ao sacolão (adoro ir no sacolão!) e não é que eu já estava no caixa passando as compras, eis que meu gatinho some e de repente ele surge lá do fundo com 2 alcachofronas na mão! como se fosse um buquet! Pausa no texto: Olha como mulher é besta! No mínimo ele pensou: "Vou pegar estas m* de alcachofra, fico livre logo e ela para de me encher! Nunca mais sou obrigado a ir a qualquer festa. Se quiser ir, vá sozinha!"
Não posso mais levá-lo na festa!
Bjo

6 comentários:

Anônimo disse...

Glau,
Da próxima vez experimente colocar o vinagre na água da panela de pressão. Corte também um ou dois dentes de alho em lâminas bem fininhas e jogue dentro da alcachofra. Depois me conta...
Bjs

Anônimo disse...

Glau! *rs
Estava lendo seu texto e "viajando", literalmente... *rs Imaginei vcs no carro, e seu gatinho muito bravo querendo eliminar todas as alcachofras do mundo... *rs
Vc me fez lembrar da "Festa da Uva", que eu adorava! Olha, se quiser companhia para ir na festa da alcachofra conte comigo!!! *rs
E claro, não podia deixar de dizer que eu tb amo alcachofra de todos os jeitos, mas principalmente com alho, azeite e sal. Nham nham, UM VIVA pra Alcachofra!!! *rs
Beijos

DOIDINHA DA SILVA disse...

Cara, nunca comí alcachofra na minha vida...
Caramba, tenho muito ainda que aprender...

Voce costuma comer como ?

Monicaty

Glau disse...

Mônica, com a mão mesmo... vai tirando uma pétala de cada vez e ai vc molha no molhinho (olha a redundância rs), e com a parte debaixo do dente vc puxa a "carninha" da alcachofra.

Vai tirando todas as pétalas, vai apreciando! Ai, ai.. to salivando! Dai chega uma hora que terá tipo um capimzinho, puxa com a mão pq embaixo fica o miolo da alcachofra.

Caramba, minha explicação ficou péssima, ne? Mas não se preocupe! Coma pq é mto bom! Capricha no molhinho e se joga na alcachofra! Vai fica viciada como eu!

Bjos, Glau

Anônimo disse...

Gla, a primeira vez que li sua história da Alcachofra simplesmente caí da cadeira de tanto rir MAS depois de provar esta delícia que vc me preparou pude entender o que vc sente pela "Alcachofra"...risos
Gente, é uma delícia e se acompanhado de um bate papo com a melhor amiga vc pode comer várias, a noite toda, sem perceber.
Eu recomendo.
Obrigada amiga.
beijos

ameixa seca disse...

Eu nunca provei alcachofra. Aqui só encontro enlatada. Mas fiquei curiosa ;)