1 de abr de 2009

Manjar de coco no copinho

Gente do céu, to sumida! Se eu contar pra vcs que hoje cedo vim pra Sumpaulo vcs vão acreditar? Já estava programado.. vim preparar todas as encomendas do Quitandoca, matar a saudades da minha família e aproveitar e comemorar meu aniversário adiantado por aqui (é dia 12/Abril).

Mas esta semana que passou eu preparei um manjar de coco para receber minha sogra que foi pra Brasília nos visitar! A idéia inicial não era fazer manjar para servir no copinho, mas daí achei que não precisava colocar tanta maisena como a receita pedia e o meu doce ficou molenga demais e pra não perder o charme, coloquei nos copinhos fofos!

A receita eu retirei do blog da minha amigona Rê Gaeta e ela, por sua vez, pegou a receita da querida Axly. Foi uma delícia preparar este manjar pq segui a sugestão da minha amiga e fiz com a própria fruta! Adoro comer uma sobremesa que vai coco e comer os pedacinhos!

Vamos à receita!
- 2 cocos secos inteiros (com a água)
- 1 litro de leite
- 1 lata de leite condensado
- 5 colheres de sopa de amido de milho
- 1 pitada de sal
- óleo de girassol para untar (ou qualquer outro com sabor neutro)

Segundo as instruções da Re: "Para preparar o coco: compre na feira, no sacolão ou no supermercado dois cocos secos, escolha os que tenham mais água dentro (chacoalhe para descobrir). Chegando em casa, encontre os "olhinhos" na casca do coco e fure-os com a ponta de uma faca, tire a água e reserve.

Coloque os cocos numa assadeira e ponha no forno quente por alguns minutos para facilitar na hora de abrir. Tire os cocos do forno, espere esfriar um pouco e bata com um martelo ou jogue-os no chão para abrir. A polpa branca vai sair facilmente da casca grossa e irá restar apenas uma pelinha marrom que você tira facilmente com um descascador de legumes. Parece complicado e trabalhoso, mas não é, e repito, vale super a pena.

Lave bem a polpa branca e bata no liquidificador com a água dos cocos previamente reservada. Coe o líquido numa panela e reserve o coco picado.
Dissolva a maisena em 1 pouco de leite e adicione à panela, acrescente os demais ingredientes (exceto o óleo) e leve ao fogo mexendo sempre até engrossar.

Unte uma forma de pudim grande com óleo e retire o excesso com papel toalha. Despeje o manjar na forma, espere esfriar e coloque na geladeira. Aguarde algumas horas para endurecer bem. Para desenformar, passe uma faca sem ponta por toda a volta do manjar, coloque um prato grande sobre a boca da forma e vire de uma vez.

Se quiser fazer uma calda de ameixas coloque em uma panela 1 xícara de açúcar, 2 de água e algumas ameixas e deixe ferver até mudar de cor e engrossar um pouco. Sirva sobre o manjar
."

Fica uma delícia! Eu super indico!
Bjos, Glau

Ps: Fui pra Pirenópolis este fds e tenho fotos pra mostrar.. nos próximos posts.
Ps2: A foto não está torta.. o porquinho é torto mesmo! Nele só entra moeda de 1,00. Nesta brincadeira meus pais juntaram uma super grana! :)

8 comentários:

Claudia disse...

Querida,

Eu amo sobremesas em copos, ficam uma graça. Os franceses as chamam de 'verrines'.

Está em Sampa é? Se inveja matasse eu caía durinha aqui.

Só agora eu tô me recuperando do resfriado e dei uma parada legal em tudo.

Beijo,

C.

Dani disse...

Glau, você é a culpada da minha última compra de 12 mini copos...rs

São um charme mesmo para docinhos né?

Fala sério, o porquinho tá é penso do peso do conteúdo, bora quebrar e torrar a grana.

Boas comemorações em sampa viu, aproveite cada momentinho ao lado dos seus, sei que isso é importante, e aposto que vc deu ainda mais valor devido a distância.

Bjs saudosos.

angela disse...

bom demais! curta Sampa, sempre é muito bom. beijos.

ameixa seca disse...

Que bom, deve ser uma delícia :)

Nana disse...

Ai que delicia ver receita da Axly por aqui!
Parabéns só no dia 12.
bjs

Glau disse...

Clau, vc é uma enciclopédia! adoro seus comentários adicionais e chiques.. agora usarei somente 'verrines'. Pois é, to aqui matando a saudades da família! Bjo querida e que bom melhorou!

Dani, oba, vc tbém comprou os copinhos? vc encontrou a fábrica da Nadir? Iii, meu cofrinho tá é cheio de ar mesmo, mas agora só peço troco em moedas de 1,00, elas tem destino certo! :) Nossa, foi bom ter vindo pra SP! bjos e obrigada pelo carinho

Angela, SP tem lá suas coisas mto chatas.. confesso que vim mto mais pelo Quitandoca e pela minha família! :) mas é sempre bom voltar pra casa! Bjkas

Ameixinha, é realmente uma delícia!

Nana, olha, a receita da Axly é incrivelmente boa! ela se tornou uma grande amiga sua, né? Internet aproxima tanto as pessoas e isso é mto bacana! bjos (estou tão sumida dos blogs! snif)

Faça ou Desfaça disse...

Amei a idéia do copinho.
Curto coisinhas charmosas. e com certeza farei sua receita.
venha participar do meu blog tb.
Beijocas carinhosas

Renata Gaeta disse...

saudades, saudades, saudades!