15 de abr. de 2009

Caderno de receitas


O que te vem à cabeça quando você lê as palavras "Caderno de receitas"?

Pra mim tais palavras são apenas um simples start para uma associação livre sem fim... lembro do caderninho de receitas da minha mãe, é um super antigo de brochura e na capa tem uns jogadores de vôlei em plena ação! (na época minha mãe jogava vôlei e frequentemente a gente ia assistir aos jogos da seleção no Ginásio do Ibirapuera. Era muito divertido!), lembro do molho de macarrão da minha avó, lembro das receitas da minha outra avó e que se perderam no tempo, lembro da briga acirrada das cunhadas pelo caderno de receitas da sogra e por ai vai...

Mas por falar em briga acirrada pelo caderno da sogra.. este assunto já deu muito pano pra manga! Já falamos inclusive que este livro deveria entrar no testamento para não ter brigas futuras :) O bacana do caderno dela, da sogra, não está apenas nas datas das receitas, na qualidade das mesmas, mas o caderno é incrivelmente bonito!

Bom, tudo isso pra dizer que eu joguei a toalha branca e passei a briga pra frente.. Eu ganhei um livro igualzinho de aniversário!!! Me fala se não foi um presente bacanérrimo?

Pra muitas pessoas, caderno de receitas é herança, traz toda a tradição e costumes da família! Assim estou cuidando e cuidarei do meu presente com o maior carinho para que no futuro ele seja herdado e passado pra frente! Afinal, considero que as receitas boas devem ser lançadas ao mundo..

Agora as perguntas que não querem calar!
1) Nestes tempos modernos de receitas virtuais, você tem caderno de receitas?
2) Como é seu caderno?
3) Você separa as receitas doces das salgadas?
4) Você decora seu caderno?
Isso mesmo, desembuche e me conta tudo.. meu lado fifi é super atiçado!

Bjos, Glau

20 comentários:

Clau Sanchez disse...

Glau...
Tenho 1 caderno de receitas de minah mãe que já está meio que despencando e o guardo a 7 chaves, já que ela não usa mais...
O meu é como 1 fichário, com as receitas divididas por doces, salgados, pães...
Como vc bem disse, com o volume de receitas virtuais, manter o caderninho é algo que requer alguma determinação.
No meu caso, após testar a receita e ser aprovada, eu passo ao fichário, vai que dá um pau no micro e perca até o bkp???
Boa sorte com o seu caderno...
Bj
Clau

Dani disse...

Oi Glau!

Que linda capa, gostei, parece azulejo, um charme.

Eu tenho muitas receitas impressas, outras mais antigas em um caderno, e agora estou editando tudo em fichas pautadas e colocando em uma caixa e desenhando em algumas. Ainda não está assim uma brastemp mas eu chego lá!

Bjs

Claudia disse...

Querida,

seu caderno de azulejos é lindo. Se você visse os meus 3 cadernos, são todos uma zona, mesmo o mais recente de todos. Não há ordem, nem separação de assuntos e além disso um monte de folhas e recortes de papel enfiados no meio esperando um dia serem copiados para dentro do caderno.

Eu sou super organizadinha com tudo, menos com cadernos de receitas.

Bj.

C.

ameixa seca disse...

Ai se tu visses o meu caderno de receitas he he Eu não imprimo nada! Passo todas as receitas para um caderno que não é decorado. Foi oferecido e é daqueles que faz propaganda médica! É super engraçado porque na capa diz o nome do medicamento e depois: "O primeiro de uma nova classe na terapêutica oral da Diabetes tipo 2". O problema é que o caderno está cheio de receitas salgadas e de muitas que são doces, fazem tudo menos bem para a diabetes he he Mas já está no final e tenho que comprar outro!

Ana Elisa Granziera disse...

Glau,
1.sim, e uso mais meu caderno e meus livros do que a internet.
2.simplão, imenso, com colagens de revistas e escrito a Bic.
3.Não... é uma zona.
4.Costumo fazer uns desenhos ao lado, para facilitar a procura por uma receita específica. É mais fácil do que procurar pelo nome... :)

Bjos

angela disse...

tenho varios cadernos, tenho receitas impressas, tenho receitas salvas em uma pasta para teste, tenho receitas testadas, tenho muitos recortes,tenho livros, enfim tenho receitas que só eu entendo, a grande maioria sem modo de fazer, gostaria de ser mais organizada mas infelizmente meus cadernos são misturados doces com salgados, enfim nada organizado.

Silvia Arruda disse...

Vamos lá...

1) Eu não tenho caderno de receitas. Eu imprimo as receitas dos blogs e guardo tudo em pastas, daquelas com grampos...

2) Não tenho...

3) Eu não separo as receitas doces das salgadas nestas minhas pastas...

4) Eu uso um caderno q era da minha mãe... de 1983... para consultar receitas dela... é um caderno promocional do açucar união, q se chama Agenda do Lar!!! Mais retrô impossível! ;)

Giselle disse...

Gla,

Você se lembra de um caderno brochura que você me deu para me zuar, com receitas de pipoca, cachorro quente e mais algumas coisas óbvias ?!

Eu tenho um caderno de receitas lindo que a mãe da minha ex cunhada fez, todo caprichado, com adesivos, desenhos.

Bjo

Glau disse...

Clau, fichário é uma idéia boa,né? mas eu me conheço e sei que iria tirar as folhas, ia perder com certeza! Concordo com vc, precisa de determinação pra copiar as receitas pq dá uma preguiça! E a minha sogra que não copia determinadas partes da receita pq acha que vai lembrar depois! rs

Dani, é tipo azulejo mesmo! fiquei tão contente qdo ganhei! uau, fichas pautadas. chique vc, hein? bjo

Clau, 3 cadernos? olha, eu comecei com um dai não gostei da capa, passei tudo a limpo pra outro e mesmo assim não estava mto satisfeita.. no fundo eu queria ganhar este caderno bonitão! To pensando em deixar as receitas doces no começo do livro e escrever nas páginas do fundo as salgadas. Bjos

Ameixa, hahaha super contextualizada sua capa, ne? bem propício para um regiminho de diabetes! rs só vc mesmo! bjos

Ana, já vi seu caderno no post de bolo de cenoura! lindas suas ilustrações! esse será uma boa herança, hein? bjos

Angela, sabia que no final acabei rindo da sua descrição.. a maoria das meninas referiu que o caderno de receitas é um zona! vc não está sozinha nesta! :) bjos

Silvinha, jura que vc imprime? boa idéia, mas eu acho que eu perderia facilmente..Acredita que um dia desses passei num Sebo, ainda em SP, e eu vi pra vender este caderninho da união! Bjos

Gi, hahahaha não lembro deste caderno que eu fiz pra vc! vc ainda tem? me manda foto que quero mto ver! o que mais eu escrevi? hahah chorei de rir!
Ah, vc já me falou deste caderno que a mãe da sua ex-cunhada fez, mas eu tbém nunca vi! tem receita boa? Vc quer o meu antigo? Pensei em doar pra vc!
Bjos e saudades de vc. Te amo! Saudades do Gabibi tbém, mta! :(

Helena disse...

Olá Glau
Estou a organizar um dossier A5,com as receitas que faço mais.
Tem separadores para sopas,entradas,peixe,carne ,sobremesas e rapidas.
Enquanto organizo e vai levar algum tempo,levo o portatil para a cozinha para seguir as receitas.
Bj

Carolina disse...

Eu tenho um caderno de receitas que ganhei de uma amiga aqui no Uruguay, e ele tem divisórias para receitas de carnes, sobremesas, bolos e etc. Mas claro que tb tenho os cadernos de receita da minha mãe super antigos. Daí pra não deixar minha mãe sem nada, eu comprei um igual ao meu novinho pra ela de presente. E eu escrevo muito nele, mesmo buscando receitas na net eu deixo registrado no caderno as que eu mais gosto e um dia espero deixar de herança também !

Bjos

Tathyana disse...

Vamos nos ver na sexta? Tomar um café???

Achei muito fofo o seu cadoerno de receitas. Eu não tenho nenhum, preciso urgente rssss. Na maior parte das vezes vou aos blogs que gosto pra pesquisar algo novo.

Bjssssssssss

K disse...

TENHO VARIOS
E MAIS UM MONTE DE RECORTES, FICHARIOS E REVISTAS
SE BEM QUE ELES ANDAM PRECISANDO DE UMA ORGANIZAÇÃO, DE UM CUIDADO A MAIS
PRONTO... VC ME INSPIROU

BEIJINHO

Nana disse...

Glau, o meu livro de receitas tu conheceu hoje né?!
rs
Obrigada viu!
De coração, espero que a tua vida volte ao normal rapidinho ai em BSB.
Bjsss

Glau disse...

Canelinha, este nome dossier é chiquérrimo, hein? me lembra filme de Suspense! Eu tbem levo o computador pra tudo que é lugar.. meu companheiro na cozinha! Bjos

Carol, vc surrupiou os cadernos da sua mãe? Esse que vc ganhou da amiga tem cara de ser bem bacana! bjoka

Tathy, fechado pra amanhã! a gente se fala por email pra combinar lugar e hora! bjoka

Dona, oba! que bom que servi de inspiração! bora deixar tudo arrumadinho.. bjos

Nana, puxa, eu adorei seu novo livro! Parabéns pela dedicação.. vc acabou de demonstrar que é possível conseguir tudo aquilo que queremos.. é só se mexer e fazer as coisas acontecerem! O Ale me fala isso todos os dias! :) Bjão

Luciana B. disse...

Oi Glau :)
Tneho uma história que faz um tempo quero postar no meu blog... eu ganhei, há uns Natais atrás, uma cópia xerocada e encadernanda do caderno de receitas DA SOGRA da MINHA SOGRA!! Minha sogra fez as cópias e deu para a filha e para as duas noras... você pode dar esta idéia na sua família. Foi uma surpresa linda e muito carinhosa.
Um bj!!

Lílian disse...

Oi Glau. Gostei da sua question. Aí vai:
1) Sim, tenho. E está no ínicio.
2) Ele é de capa dura com papel reciclável.
3) Fiz índices separados para as doces e salgadas, porém vou escrevendo uma atrás da outra. Inseri números para as páginas de próprio punho.
4) Na descrição das receitas não faço nenhuma firula, mas estou juntando embalagens de alimentos para decorar a capa (breve, breve...)

Anônimo disse...

Olá, encontrei seu blog na net e achei mto legal. Adorei o seu caderno de receitas, por acaso vc saberia onde foi comprado??
Dei uma pesquisada na net mas não encontrei nada parecido.
Boa sorte em preencher seu caderno com receitas especiais!!

Renata.

Eleonora de Almua Perez disse...

Boa tarde Glau!!!

Estava fuçando a internet a procura deste cadeno de receitas para comprar, e não encontro. Voce tem ideia de onde posso encontrá-lo, gostaria de presentear um amigo.

leka_demoraes@hotmail.com

Agradeço a atenção.

Alessandra Moraes - Bragança Paulista/SP

Roberta Rodrigues disse...

Olá, gostaria de saber onde comprar esse caderno maravilhoso.
Obrigada
roberta_rodrigues8@hotmail.com

bjs