17 de fev. de 2009

Abobrinha veggie


Eu sou doida por abobrinha, aipo, chuchu... É, eu sou doida mesmo. Quando eu era pequenina, faz um certo tempo (cof,cof), minha mãe perguntava: "Filha, quer que a mamãe faça brigadeiro, beijinho e cocada, na sua festinha de aniversário?" E eu: "Não, quero chuchu!". Juro. Essa doidice minha é de nascença.

E por toda minha infância ouvi irmãos, primos e amiguinhos tirando um sarro da minha cara devido à minha queda por naturebices e afins. Bom, fato é que eu cresci, não me traumatizei e continuei doida igual (ou mais, dizem os irmãos mais velhos). E no topo da minha lista veggie de preferências encontra-se ela, a abobrinha. Eu sempre invento uma maneira nova de prepará-la. Esta ficou especial. Super levinha e saborosa e super nutritiva, aliás, é este o intuito dos pratos classificados como "veggies" - vegetarianos. Mas eu não gosto muito desta classificação toda não. Porque quando a gente fala em vegetarianos, todo mundo pensa: "Lá vem o chato de novo..." E não sem razão, eu conheço muito vegetariano chato pra chuchu (embora eu acha chuchu o máximo!). Eu sou um chuchu legal, ok?! ;) Não dou aula enquanto como, não acho que as vacas poluem o mundo com gás metano, não acho que a alface chora quando sai da terra. Mas acho abobrinha tudo de bom!

Bora lá, chega de abobrinhas e ladainhas!

Comece cortando as abobrinhas no sentido do comprimento com mais ou menos 2 cm de espessura.

Frite-as bem rapidinho no azeite, sal, cebola e alho. Não é para fritás-la bem fritadinhas, é só uma passadinha vapt-vupt para ela amolecer e pegar um gostinho.

Em um recipiente, misture 300g de ricota, sal, nozes picadas, um pouquinho de salsa e cebolinha e um fio de azeite. Misture todos os ingredientes, como se fosse um patê.

Aí é só montar o prato para ir ao forno:

Um fio de azeite, uma camada de abobrinhas, a ricota temperada por cima, e seguimos assim até acabar com uma camada de abobrinhas.

Bata 3 ovos ligeirinhos com um pouquinho de parmesão ralado e jogue por cima do enformado. Salpique óregano por cima.

Leve ao forno por 30 minutos e voilá! Bom apetite!

Beijocas,
Marula.

11 comentários:

Dani disse...

Marula, aquela propaganda da tv no menino brigando no mercado por querer uma verdura foi inspirado em vc? ahahahaha

Tb adoro abobrinha.

Bjs

Marula disse...

Hahaha, é meu filho Dani!

Brincadeirinha! Meus irmãos brincam que quando eu tiver um rebento, ele será raptado e entuchado de doces e refrigerentes! Eu acho o máximo!

Beijocas querida!

Glau disse...

quem te conhece sabe que esta comida tem sua cara! combinação de abobrinha com ricota! tudo que vc realmente ama comer!
sardade de vc já

Tânia Saj disse...

Marula, adorei a receita e a história....como a Dani, lembrei do comercial do menino gritando que queria brócolis....
Ai, como eu queria que a minha gritasse (a favor!) por abobrinhas, chuchus....rs
Beijão

ameixa seca disse...

He he, tadinhas das vaquinhas :)
Eu adoro abobrinha, é um dos meus legumes favoritos! Aqui em casa não falta nuncaaaa!

Ziza disse...

Maravilha. Meu filho é louco por abobrinha e ia se refestelar com este prato...
Beijos,

Silvia Arruda disse...

Do jeitinho que eu gosto... Mais uma receita do Madames para minha lista!

Anônimo disse...

Huummm meninas adorei a receita,pois além de ser relativamente leve, não vai pesar em nada na minha dieta, tem tudo que eu posso comer!!! Acho que vou fazer de almoço amanhã..ou de janta...OBA!!!!
Ah Glau o Bolg ainda não saiu do papel... minha mãe stá meio sem tempo para fazer as coisas... mas espero em breve estar colocando ele no ar..pode deixar que eu aviso!!
Beijos Michele

Na Estrada disse...

Glau, vc tem boas receitas com mandioquinha? To viciada em mandioquinha, mas já não tenho mais criatividade para inventar. Saudades!!! Beijos Satya

Laurinha disse...

Hummmmm, isto é bom demais!!!!! Tb adoro abobrinhas... adoro ricota.... adorei a sugestão!!

Me lembrei de uma progaganda... um zequinhazinho pedindo pra mãe dele comprar escarola, eu acho, e ela negava, daí que ele pediu...'rola brócolis?"... lembra? :DD

Beijinhos

Laurinha disse...

Ah, vi agora que a Dani tb comentou à respeito da propaganda...

Bjus