26 de jan. de 2009

Porcelanas Monte Sião

Como vocês já devem ter percebido eu adoro bater perna! Não vou dizer que eu odeio passear nas lojas chiques como Espaço Santa Helena porque eu estaria mentindo, mas me chama pra dar uma garimpada no Pari, Paula Souza, Vint e cinc que, se eu puder, topo na hora!

E se tiver lá nas bandas do circuito das águas paulistas também me atrevo a passear em Pedreira (como já falei um zilhão de vezes) e em Monte Sião!

Monte Sião é uma cidadezinha de Minas gerais que faz divisa com São Paulo e é conhecida como a Capital Nacional do Tricot, mas eu confesso que ultimamente não é o tricot que tem me atraído, mas sim a Porcelana Monte Sião.

O mais divertido de tudo isso é que a fábrica existe há 50 anos e as peças nunca saíram de moda, muito pelo contrário! Está no auge da moda! O restaurante recém inaugurado Dalva e Dito do badalado (e ui, ui) Chef Alex Atala com uma proposta de resgatar a comida brasileira, optou por utilizar como parte das louças as peças de Monte Sião.

foto: blog Marcelo Rosenbaun, mas vi as fotos no site das queridas Rainhas do Lar

Este final de semana tive a sorte de poder visitar a fábrica novamente.
O que me deixa de fato encantada é todo o trabalho manual envolvido na preparação das peças! São feitas em fornos a lenha (possuem uma área especialmente reflorestada) e pintadas uma a uma. Não é pra enlouquecer?
Nas mesas ficam as peças com pequenos defeitos, mas vale a pena dar uma boa fuçada que sempre dá pra achar algo bom!
Me fala se estes porquinhos não são um charme? Imagina numa varanda com vasinhos de ervas plantados?
As peças de lá marcaram minha infância - minha avó tem muitas peças, minha mãe tem algumas poucas coisas e agora eu, aos poucos, estou montando um joguinho pra mim!

24 comentários:

Claudia disse...

Glau,

Monte Sião é tudo de bom, lindas.

Eu deixei no Brasil, na casa da minha mãe, uma vasta colecão de peças de Monte Sião. Tinhas vários potes grandes, pratos de servir, saladeiras e bowlzinhos. Elas são simplesmente lindas. Deixei pois não valia a pena pagar o preço do transporte, preferi comprar coisas novas, mas vez ou outra eu trago uma coisinha na mala.

E temos mais um programa para quando eu for a Sampa, Vint Cinque e Paula Souza. Aquela tua bolsa de chita já me dizia que você era das minhas. By the way, nada mais lindo do que Monte Sião sobre toalha de chita. Principlmente se for para servir bolo de fubá com café. O Atala é um dos nossos.

Beijos,

Clau

Os Olhos de Alice disse...

Glau nós temos em casa um pote desta louça linda!!! Eu ia enloucar nesta cidade...hehhe comprar tudo, voltar sem um tostão...e os porquinhos, que mimosos, adorei
bjs

Mari disse...

Glauzinhaa, tô tentando voltar e driblar os humores do virtua.. hehehe... tá ai uma cidade que não conheço, mas morro de vontade... e sabendo agora dessa fabrica de porcelanas.... ahhh, vou pedir ao Má pra me levar lá... tenho que ver isso tudo de perto... =D
Bjooo!!

Mari

A Dona da Cozinha disse...

Glauzita,
fotos lindas, porquito fofo e viva Atala!!
Uma mesa arrumada com as porcelanas Monte Sião fica charmosérrima!!!
b-joo
Paula

Mara disse...

Glau, adoro o azul e branco das cerâmicas. tenho o jogo completo!! falta espaço na cozinha ;)) outro dia vi em um site, que tem um modelo com partes mais branca, achei lindo mas não encontrei para comprar;(( ah, quanto aos produtos VS...eles hidratam?? ou só tem cheiro? vc usaria aquela vela no corpo?? na verdade ela vira um óleo para massagem. beijos!

Mari disse...

Nossa, esta porcelana é linda demais. Sou louca para comprar um conjunto para mim. Beijos.

laila radice disse...

q barbaro...nao conehcia nao Glau... lindo d ever! bjs

Déia disse...

Af!
E pensar que meu marido MINEIRO nunca me levou lá....snif!
Vou me programar pra ir e qdo fôr te aviso, assim a gente aluga um onibus pra trazer as nossas "COMPRINHAS" né? rsrs
Bjos
Andréa Abrantes

Vivian disse...

ai que vontade de conhecer esses lugares... eu ia me perder lá dentro rs

bjks

Simone Izumi disse...

tudo muito lindo e essas lojinhas também fazem os meus olhos brilharem!tem um charme extra, né?
o porquinho é realmente engraçado!
bjs

Odete disse...

Lindas fotos! Adorei o porquinho.
Tambem gosto muito de bater pernas e xeretar lugares interessantes p/ compras.

bjs

Anônimo disse...

Glau do céu... rs rs
eu já fui um monte de vezes prá Monte Sião, Jacutinga, enfim...
... mas nunquinha eu soube dessas Porcelanas lindas...
Pronto! Vou ter que ir de novo prá lá... rs rs rs
bjo,
Ro Gratão

Anônimo disse...

Madame acho q ta na hora de vc partir para o segundo negócio além da cozinha, turismo! hahahahaha já pensou esse bando de blogueira juntas nas lojas de lá, pedreira e outros lugares? a felicidade de qq vendedor...rs

Bjs

Clau Sanchez disse...

Glau.. adoro as coisas de lá... que por sinal fazem anos que não passeio por lá... tá na hora,né...
Bjs

Iliane disse...

amiga..adoro ir a Monte Sião..e.tenho algumas peças lindas de lá..que amo!!!...compro muito aquelas que ficam com pequenos defeitos e ninguem percebe(as travessas então..ninguem nota né?).rss..mas..consegui nas idas e vindas fazer um conjunto de café da manhã..das peças normais..é tudo de bom aqulo ali..amo...bela dica para quem não conhece!bjus

Glau disse...

Clau, qdo vc vier vamos aproveitar e dar um pulo na José Paulino que a sacola de chita é de lá! Já decidi o bolinho que farei e vou usar esta combinação que vc sugeriu.. louças de monte sião e chita! Nóis é nóis! Nóis se entende!

Alice, com certeza vc iria enlouquecer mesmo... ai menina, é um sonho pra nós que gostamos de louças..

Maricota, vale a pena aproveitar o final de semana todo e curtir a região.. vale a pena passear por Águas de Lindóia, Serra Negra e na volta já pare em pedreira. Bjos

Paulitcha, fica fofo, né amiga..

marinha, entre no site da Porcelanas Monte Sião que lá mostram todos os produtos que eles fabricam e ainda dá pra comprar pelo site e com preço bem bom! Olha, qto as produtos, eu acho que hidrata sim.. eu gosto!

mari, entre no site pq lá dá pra encomendar e com preço bom! :)

Laila, estas porcelanas são bem antigas e lindas, ne

Déa, menina, fico pensando num dia que eu me mudar de casa.. imagino qtas caixas escritas LOUÇAS, não mexa! Cuidado!

Vivi, tem horas que é preciso focar, sabe.. o que quero levar, qto quero gastar.. pq pra se perder lá dentro é fácil, fácil.. hehe

Si, é outra coisa comprar na fábrica.. é mto charmoso! e ainda é tudo antiguinho, sabe

Odetinha, ainda mais se estivermos um um tutu pra gastar, ne ultimamente só compro um copinho e nada mais.. hehehe

Ro, aposto que vc foi comprar malhas, né.. ai menina, dá próxima vez que for praquelas bandas, não deixe de ir na fábrica.. fica pertinho do centro!

Dani, sem contar que a gente iria se divertir mto, ne ia ser um ônibus e uma carreta pra trazer todas nossas compras.. um bando de mulher junto é um perigo pro bolso!

Clau, sempre vou praquela região e qdo criança confesso que achava um saco ir na fábrica. Hj, menina, fico desesperada! cada vez que vou pra lá, é uma peça a mais que trago!

Li, eu tbém fuço mto a parte com pequenos defeitos.. dá próxima vez quero trazer o jogo com as tigelas.. se eu não me engano vem umas 5 de tamanhos diferentes!

Bjos, glau

Unknown disse...

Estou encantada com tantas porcelanas lindas.

Beijão

Fabrícia disse...

Lindas...me lembrou a Tunisia ...
Poxa sabe que fiquei com desejo do brigadeiro e capim santo .... eu quero.
Bjs.

Meire Aparecida Rubio de Amorim disse...

Nossa, nunca imaginei que em Monte Sião, pertinho daqui de Campinas existissem umas peças tão lindas. Já pedi pro marido levar lá..r.s,rs, Amo coisinha pra cozinha e se der já vou comprar logo algo pra participar de alguma troquinha legal...Espero te visitar sempre. Abraços da Meire

Anônimo disse...

Adoro! Compro sempre uma pecinha quando vou em Parati, lá tem umas lojinhas que vendem.Tem um site da fábrica de Monte Sião que vende mas acho o frete muito caro!

Elciofortes disse...

Será possivel, vc. me passar endereço, telefone, e-mail do ARTESÃO; DION GERZONE desta cidade de Monte Sião. O mesmo trabalha com miniaturas de casinhas, igrejas, capela etc. todas em ceramica.
Agradeço antecipadamente.
elciofortes@yahoo.com.br

Unknown disse...

ola boa noite, gostaria de conhecer a fabrica e saber onde fica porfv obrigada
Christiane Narciso

Unknown disse...

onde que vcs ficam porfv gostaria de visita-los e conhecer melhor sobre a fabrica pois queria muito negociar para revenda no rio de janeiro.

Att,
Christiane Narciso

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.