13 de jan. de 2009

Marido de madame é madamo?

Ontem completou um ano que juntei meus trapinhos com os do Ale.

Quando todas as minhas roupas e meus apetrechos estavam aqui, não teria mais nada para trazer e era chegada a hora de me mudar, lembro perfeitamente da cara da minha mãe, não falamos nada - só nos olhamos. Entrei no carro, dobrei a esquina e o Ale me perguntou: "Tá tudo bem?". Estava sim, estava super feliz em começar uma nova fase na minha vida ao lado de quem eu simplesmente sou alucinada, mas eu não conseguia falar um A, minha garganta doia e se eu falasse eu ia começar a chorar e assim eu fiz! :)

Mudar, fazer escolhas nem sempre é uma tarefa fácil e na maioria das vezes envolve outras pessoas e não só você, mas se permitir o novo, arriscar, sair da zona de conforto, faz as portas e as janelas da sua vida se abrirem.. e foi justamente isto que vivi neste um ano ao lado do meu gorducho (que de gordo não tem nada!).

E pra comemorar nada como uma festenha pra poucos convidados! Com direito a muitas flores, muitos mimos..

Preparei a massa do macarrão! Af, que coragem! Não imaginava no trampo que dá pra abrir a massa! Haja muque.. e descobri que o meu tá bem do fracote! Esta massa ficou algo parecido com um Tortelli com recheio de mussarela de búfala. Fiz molho de tomates e porpettone coberto com bastante queijo e molho! E de sobremesa sorvete de frutas vermelhas! Preparei tu-di-nho!

Vamos as receitas:
Pasta com ovos (receita para 10 pessoas)
Fonte: Técnicas de Cozinha Profissional - Mariana Sebess

- 1kg de farinha de trigo
- 10 ovos
- 0,02kg de sal
- 0,05litro de óleo
- 0,05litro de água

Coloque os ovos no centro de uma tigela com a farinha peneirada, incorpore o restante dos ingredientes e misture todos com o auxílio de uma colher. Retire a massa da tigela e passe para um local que você possa trabalhá-la. Abrir a massa com a palma da mão, juntar novamente e repetir esse processo. Ufa, já deu calor só de lembrar.

Sove a massa até que ela fique bem lisa e homogênea. Deixe descansar por volta de 20 minutos coberta com filme plástico.

Passado o tempo de descanso (só da massa pq vc continua preparando o restante dos quitutes). Passe a massa pela máquina de pastas até que ela fique bem fina. Ok, mas pergunta se eu tenho a tal maqueneta? E dai aqui foi hora de ver o quanto a academia tem feito falta! E lá fui eu abrir com o rolo de macarrão! Neste momento percebi o quanto é mais fácil e prático comprar massa pronta! Os meus macarones ficaram horríveis.. cada um num formato, espessura e não rendeu quase nada pq eu não aguentava mais abrir massa! :) Mas valeu a experiência! Adorei fazer!

Dai depois da massa "aberta", vc coloca o recheio no centro e corte as beiradas com uma carretilha. Pincele as bordinhas com água e feche a massa, pressione bem para o recheio não escapar. Depois ferva em água bem quente com um pinguinho de sal.

Molho de tomate
Fonte: 400g de Técnicas de Cozinha

- 300g de cebola em brunoise (cubinhos de 3mm de lado) Acho tão chique estas palavras! :)
- 50ml de azeite extravirgem
- 1 colher (chá) de alho picado
- 1,5kg de tomate maduro concassé (sem pele e sem semente) Eu fiz somente sem pele.
- 1 bouquet garni (o meu tinha, salsa, tomilho-limão, louro, manjericão)
- 1 colher (sopa) de açúcar
- sal a e pimenta a gosto

Doure a cebola no azeite e depois acrescente o alho. Acrescente o tomate, bouquet garni, sal, pimenta, açúcar e cozinhe e fogo bem baixinho durante uma hora ou até adquirir a consistência que deseja. Eu adoro preparar molhos e deixei o meu horas cozinhando - acrescentei em alguns momentos água fervente. Você sabe que está pronto quando o molho fica espesso, cheirosinho e com leve brilho.

Polpettone
Receita que meu amigo e Chef Bergamo me passou - é da Marcella Hazan - Fundamentos da Cozinha Italiana Clássica.

- 500g de carne bovina moída
- 1 fatia de pão de forma
- 1/3 de xícara de leite
- cebola picada
- salsinha picada
- 1 ovo
- 1 colher (sopa) de azeite
- 3 colheres (sopa) de parmesão ralado
- sal e pimenta a gosto
- farinha de pão
- óleo para fritar

Misture todos os ingredientes e faça "bolotas", passe na farinha de pão e coloque pra fritar. Em um ano nunca tinha feito fritura, faço tudo no forno! Só não me arrependi de ter feito pq o sabor ficou ótimo, mas eita coisa insuportável. A casa inteira fica cheirando a gordura, uma sujeiraiada só! Sem contar nos "perdigotos" de óleo que voam! Ninguém merece!

Daí peguei um pouco do molho de tomates que já estava pronto e coloquei por cima dos polpettones com bastante queijo e foi pro forno pra gratinar.

Sobremesa
Sorvete de frutas vermelhas
Fonte: Sobremesas e suas técnicas - Le Cordon Bleu

Fiz um creme anglaise, acrescentei as frutas vermelhas e coloquei pra bater na sorveteira.
Creme anglaise (fiz metade)
- 1 vagem de baunilha (coloquei extrato)
- 500ml de leite
- 6 gemas
- 150g de açúcar
- 100ml de creme de leite

Coloque o leite para ferver com a baunilha e deixe levantar fervura. Bata as gemas com o açúcar até formar um creme bem fofinho e claro. Despeje o leite nas gemas e mexa sem parar. Coloque a mistura numa panela e mexa em fogo baixo até começar a engrossar. Não deixe ferver para as gemas não talharem. Na sequencia, acrescente o creme de leite, misture bem e coe.

Daí numa panelinha a parte fiz uma caldinha rápida de frutas vermelhas.. tudo meio a olho. Coloquei framboesa, amora, morango e um pouco de mirtilo, com um tanto de açúcar (deve ter sido uma colher de sopa) com algumas gotinhas de limão. Depois de pronto misturei ao creme anglaise. Coloquei pra gelar um pouquinho e depois pra bater na sorveteira.

A decoração eu conto num próximo post. Certo?
Deu uma trabalheira doida, mas no final achei que ficou tudo lindo e gostoso (modesta, né? :)

Ale, lov u pra chuchu! Glau

27 comentários:

Bergamo disse...

Chef Glau,
No comments...
Adorei brunoise, anglaise, as técnicas utilizadas.
Parabéns mesmo!! E para o Ale também!!
Bj,
Bergamo
PS.: a receita que te passei não é minha, mas sim de Marcella Hazan (a grande dama da coz. Italiana), em Fundamentos da Cozinha Italiana Clássica.

Maggie disse...

Parabéns Glau... desejo-te muitas felicidades e muitos anos de vida conjunta.
Adorei o menu... é só coisa boas.
Bjs

Claudia disse...

Glau,

Que linda que você é e que jantar mais lindo! Você arrasou! Massa caseira com polpetone é tudo de bom. Mulher corajosa e destemida é mulher que faz a própria pasta! Que admiração que dá! E as sobremesas cheias de charme e técnicas. Você se supera a cada dia, né?

P-o-d-e-r-o-s-a!

Feliz aniversário para vocês! E quanto eu estiver em Sampa já sei onde podemos ir, na casa do Polpetone, em Higienópolis. Como eu gostava de ir lá nos tempos da Folha. Me deu uma vontade agora....

Besos,

Clau

Anônimo disse...

Oi Glagá e Alê!
Parabéns pelo ANO!!!!
Tenho certeza que foi só o início de uma vida muito feliz!!
Ami, seu blog está tuuuudo de bom!É muito gostoso ler seus posts, parece que vc está presente concretamente batendo papo com a gente... é uma forma de matar as saudades...(!)
Beijos, com carinho...

Sarah disse...

Querida Glau,
Parabens!!!Pelo cardapio e mesa de extremo bom gosto, pela união!
bjos

BETO disse...

Glau, parabéns pelo um ano de vida junto com o seu Ale e pelas comidinhas maravilhosas que você fez para comemorar. Bjs.

Glau disse...

Amado, vc gostou? Como te falei.. estudei pra caramba nestas férias, mas vc sabe o qto vc me ensina e me ajuda! Brigadão! :) Bj

Maggie, eu tbém desejo mtos anos de vida conjunta com o Ale! haha foi tão bom este 1 ano! Obrigada, viu

Clau, tem horas que eu nem penso mto.. engato a primeira e vou fazendo, mas se eu soubesse que daria tanto trabalho abrir a massa não sei se teria feito! :) Menina, estudei bastante nestas férias.. quero saber mais das técnicas.. tem coisas que fazem diferença, ne
Combinado! Iremos aonde vc estiver com vontade! :)

Lezinha, que saudades de vc, nega! Próxima vinda a SP, já sabe.. fica aqui! :)

Sarinha, obrigada! Deu uma trabalheira doida, mas foi gostoso preparar! :)

Beto, obrigada viu! Enqto eu abria o macarrão lembrei daquela massa que vc fez e grudou tudo... que trabalheira, ne :)

bjos e obrigada, glau

Anônimo disse...

Oi Glau, parabéns pela comemoração desse 1º ano de união. E que se repita por muuuuito tempo.

Lendo suas primerias palavras me lembrei do dia que minha irmã saiu de casa, por mais que todas estivessem felizes foi um xororô...rs

O cardápio todo (apesar do trabalhão sem a máquina) foi muito legal! Aguardo mais sobre a decoração.

Bjs

Margarida disse...

Parabéns por tudo Glau! Que venham muitos mais anos juntinhos e com boa comemoração junto.
beijinho

Iliane disse...

parabens Glau!!quero que você comemore muito seus aniversarios de casamento..e..que chique o cardapio né miga?amei tudo que vi..deve ter ficado tudo de bom.!!!!comemore a vida!!!comemore vocês dois..bjus querida e parabens..

Ziza disse...

Que bonitinho. Parabéns para os dois!

Luciana Macêdo disse...

Muitas e muitas comemorações para vocês. A escolha e preparo dos pratos para o jantar ficou muito bom. Parabéns e felicidades.
Bjs!

Téia disse...

PARABÉEEEENNNNNNSSSSS QUERIDONA! Que seja o primeiro de muitos, tanto o casamento como a massa maravilhosa. Continuem sendo este lindo casal, apaixonados e alegres. Este menu está divino, espero que o Sr, Madamo saiba a mulher que tem...rara e especial. Bj grande amiga.

Glau disse...

Dani, sair de casa é difícil.. mas depois acostuma e nunca mais vc quer voltar! Não pelo seus pais, mas pq é uma delícia ter sua própria cassa, seus horários, rotinas.. Vc vai curtir mto tbem! Obrigada, viu bjoka

Margarida, obrigada! delícia de recado.

Li, já deixei um recadinho na sua cozinha! Obrigada viu.. a comida ficou bem gostosa mesmo! mas sobrou tanto que virou almoço de hj, jantar.. bjo

Ziza, tks! Bjao

Lu, puxa obrigada! O Ale adora massa e resolvi agradá-lo! Bjos

Teinha, oba! vc gostou do que eu preparei? o Sr. Madamo é bonzinho e tem sido um amor comigo! Obrigada pelo seu recado, viu

Bjos, Glau

ameixa seca disse...

Muitos parabéns. Que venham muitos mais anos e sempre felizes :) A ementa ficou fabuloso mas eu nem me atrevia a abrir a massa com o rolo!!!

Claudia Lima disse...

Parabéns a vcs pelo aniversário!
O jantar ficou ótimo!
Fritura é de matar mesmo. Evito ao máximo. Massa feita em casa, nem pensar. É muita coragem!
Minha avó fazia, mas tinha aquela maquininha. Eu adorava ajudar. Bons tempos!
Bjs :)

Os Olhos de Alice disse...

Minina tu deve bjsamar este homem!!!
quanto trabalho!!!
congratullations!!!!!

Os Olhos de Alice disse...

embolou
mas é Amar
e bjs no final

Clau Sanchez disse...

Glau, que máximo... aqui em casa quem piloto o fogão p/ os salgados é meu maridex... assim já chamei ele p/ testar tuas receitas... adorei o visual.. parabéns...
Bjs
Clau Spinola

Axly disse...

Que delícia!
É tão bom comemorarmos essas datas gostosas.
E que venham muitos anos mais!
Lindo jantar, esse polpettone me deixou babando.
Kisss^^

Helena disse...

Glau
Que maximo!Tudo 5 estrelas!
Que sejam muito felizes os dois!
Bj

Léria's trico & croche disse...

Olá Glau!!!
Seu blog é muito gostoso...é de dar água na boca... todas as receitas sao maravilhosas porem os sorvetes estao divinos. Nunca consegui fazer assim tao cremosos passa o segredo, adoro sorvetes. Parabens.
bjs

Odete disse...

Glau querida, parabens pelo primeiro ano e que venham muitos anos de amor e felicidade.
Voce arrasou com o fabuloso homemade dinner. Seu "madamo" adorou, ah!

Beijos

Leo Gonçalves disse...

Sempre fazemos massa me casa (fazemos é modos de dizer, a Bia faz). A dica é: invista em uma máquina de massas. Acho que uns 200 reais, da marca Atlas. É IMPRESSIONANTE a textura que a massa fica, fininha, levíssima. Dá trabalho, mas nem se compara a abrir na mão. Agora, muques à parte, ficou tudo lindo, parabéns pelo aniversário de casamento e pelo jantar. Completei 3 anos com a Bia no dia 6, coloquei umas fotinhas no blog para quem perdeu a festa.

A Dona da Cozinha disse...

Glauzita, vc está arrasando mesmo!!que mesa linda, cheia de velinhas e o seu texto está maravilhoso!!
desejo para vcs muitossss anos de comemorações!!!
p.s. voltei!!!hehe
b-jocas amiga,
Paula

Unknown disse...

hehehe acabei de acordar Glau, que vida boaaaa! Dormir de tarde, tudo de bom hehehe
Obrigada por passar no Manga viu!
Sobre o formato, isso é normal em massa caseira, vi uma reportagem italiana, que elas abriam com a mão e cortavam para fazer o talharim, achei o máximo aquilo, nem rolo ia hehehe mas elas são mamas né.
Parabéns pelo casamento e espero muitos anos comemorados aqui.

bjs

Glau disse...

Queridos, puxa.. super obrigada pelos recadinhos...

Léria, querida, entra neste link aqui pq semque quis preparar sorvetes cremosos e mtas pessoas deixaram recados com dicas
http://madamesnacozinha.blogspot.com/2008/10/sorvete-de-framboesa-e-uma-amiga.html
O sorvete de choco do Pierre hermé tbém ficou super cremoso!

Bjao pra todos, glau