2 de nov. de 2008

Bolo de Chocolate

Meu gatinho disse que estava com vontade de comer bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro! Uia, mais engordativo impossível! Mas eu dei um showzinho a parte, disse que eu não iria fazer, que eu estava cansada dele pedir tudo pra mim! Tudo eu! Tudo eu! :) Mas era óbvio que eu iria preparar! ÓbvEo! Mesmo pq eu adoro ter mais um motivo para preparar quitutes!

Bom, depois do mini surto, vcs acreditam que eu me dei conta que não tinha uma receitinha básica de bolo de chocolate? Daquele bolo da avó que é só bater os ingredientes rapidinho e ele cresce que é uma beleza? Então... eu não tinha! Mas ai me lembrei que eu tenho o livro Larousse do Chocolate! Caraca, um livrão destes na minha frente e eu ainda tenho a cara de pau de dizer que não tenho nenhuma receita! Ô coitada!

Só que eu me dei conta que eu gosto de ver! Gosto de ver gente, gosto de olhos nos olhos, ver a expressão no olhar! E sinto o mesmo com as receitas! Eu gosto de ver fotos! Mas infelizmente muitos livros de receitas não têm todas as fotos... enfim.. Confiei e fui...também com o nome deste bolo não tem como desconfiar! :)

Delícia de Chocolate
Fonte: Larousse do Chocolate - Pierre Hermé

O que você irá precisar?
- 4 ovos
- 150 g de açúcar
- 200g de chocolate amargo em barra com 70% de cacau (eu coloquei meio amargo e da marca Garoto)
- 40g de farinha de trigo
- 100g de amêndoas moídas (substitui por farinha de amêndoas)
- 150g de manteiga em temperatura ambiente]
- 1 colher (sopa rasa) de fermento em pó (acrescentei)

Como preparar?
1. Preaquecer o forno a 200 graus e untar uma forma de 22 cm de diâmetro.
2. Separar as claras. Bater as gemas com o açúcar até formar um creme clarinho e bem fofo.
3. Derreter o chocolate em banho-maria. Eu coloquei 1 minuto e meio no microondas. E depois de derretido adicionar à mistura de gemas com açúcar.
4. Misturar a amêndoa com a manteiga, peneirar a farinha e o fermento e misturar bem. Por fim, acrescentar a preparação ao chocolate.
5. Bater as claras em ponto de neve e incorporar à mistura.
6. Assar por volta de 30 minutos, mas verifique o cozimento com o teste do palito (deve sair limpo)

Até fucei nas outras receitas e algumas pediam fermento e outras não! Mas eu acrescentei, por conta e risco, porque eu queria um bolo fofinho e alto! E não é que ficou ótimo?

Pro meu paladar este bolo não precisa de cobertura! Eita bolo bom! Amado adorou e elogiou de montão! Vale a pena fazer!

Bjos e boa semana! Glau

21 comentários:

♥ mesa para 4 disse...

Bolo de chocolate é bolo de chocolate sempre faz falta hehe...beijinho

Os Olhos de Alice disse...

Que maravilha de bolo!!!
sorte do gatinho
bjs

subarrios disse...

QUe bolinho delicioso!

Então de chocolate... hmmm :P

Adorei!

jinhos

Vivian disse...

sabia que a Kiara fez o mesmo pedido ontem? rs Essas crianças!!! Pedido feito, pedido atendido. Fiz uma nega maluca e por cima coloquei um brigadeiro mole. Ela se lambuzou !!!!

bjks

Eduarda Fonseca disse...

EI Glau,
fuçando por aí achei seu blog, que delícia esse bolo hein?
Já vai pro meu 'caderninho' hehe

Te linkei no meu blog.

Abraços

Helena disse...

Bela fatia!Essa delícia de chocolate faço sem a amendoa,é optima!
Bom domingo!

A Dona da Cozinha disse...

Glau,
me vi nesse chilique aí do "tudo eu!!" hahaha
igual!!!
e que bolo é esse??
e a farinha de amêndoa?vc compra pronta?
b-jocas querida,
paula

Glau disse...

Mesinha, bolo de chocolate é o bolo, né?

Alice, ficou uma delícia mesmo! Gostinho de brownie que eu adoro!

Psychic, é uma delícia mesmo! Não é um simples bolinho, saca?

Vivi, sua filhota tem 3 anos e o meu gatucho tem mais de 30!!! Pode?

Eduarda, oba! volte sempre! Fui lá visitar sua cozinha!

Canela, a farinha de amêndoas deu um tchans a mais! gostei, mas a receita fica mais cara! mas valeu!

Paulinha, todo dia é essa história.. "pega não sei o que pra mim? Aonde está os meus chinelos? Cadê meu óculos?" Gentemmmm, nunca vi! Não procura nada! Não acha nada! hahah haja paciência! Então, a farinha de amêndoas eu compro pronta! achei numa loja aqui de SP! Se quiser te mando pelos correios! É só falar..

Bjokas

Luciana disse...

Glau, rsrsrs adorei seu chilique, tb faço quando tô cansada..mas fala sério, que delícia de bolo???tá anotadissima. mas eu tb tenho problema com esta farinha de amêndoa, acho que vou dar umas voltinhas em campinas pra comprar. bjs

Eli disse...

Meu Rapha surta se vê, ele logo fala: Faz esse mamãe?! hehehe


www.saboresdalica.blogspot.com

Isabel (pipoka) disse...

Como chocoólica só posso aprovar essa delícia!

bjs

ameixa seca disse...

Não me lembro de comer bolo de chocolate... e com amêndoa deve ficar uma delícia :)

Mari disse...

Faz pra mim tbm =P
Bjooo!!!

Natália Eleutério disse...

Um verdadeiro clássico de chocolate, boa semana, bjs

Unknown disse...

Ai meu Deus!! Bolo de chocolate é uma delícia,amêndoas e chocolate 70% cacau...
Amei

Beijão

Margarida disse...

Glau, bolo de chocolate é sempre bolo de chocolate! Não tem nada que enganar. É bom de qualquer forma e com qualquer ingrediente junto. Mas com cobertura de brigadeirão.. hummm.........
beijinhoss

Téia disse...

Delícia mesmo querida Glau, um belo bolo de chocolate tem sempre o seu lugar, este está com uma "cara" ótima. Este livro do Pièrre é maravilhoso e suas fotos estão cada vez melhores. Parabéns amiga. Bj.

Axly disse...

Nada como fazer o gosto desses maridos né?!
Olhinhos brilhantes...
Lindo bolo!
Kisss^^

Andrea Dohashi disse...

Madame querida, se eu fizer beiçinho você faz pra mim também?
rs
Beijos

Lua Limaverde disse...

Adorei as amêndoas na massa, faz tempo que não faço um bolo com amêndoas, fica tão bom... :D

Laurinha disse...

receitinha básica de bolo de chocolate, com amêndoas.... menina, eu quero este básico, pls!!!
adoro bolinhos assim, nadica de cobertura ou recheio... deve ter ficado fantástico!

Beijinhos