26 de ago. de 2008

Cocada

Eu adoro Coco! Aliás, ultimamente eu adoro tudo! Qualquer tipo de comida que me falam, fico com vontade de comer! Não, a cegonha ainda está voando por outros ares, longe da Cozinha das Madames... assim, esta leve protuberância abdominal, vulgarmente demonimada pochete, foi criada por mim mesma, em função dos inúmeros quitutes preparados por aqui!
.
Quem me passou esta receita foi a Prô Verinha! Falei que faria e assim eu as fiz! Levei pra festinha do Cunhadão, comi uma só pra não engordar (cof-cof)!

Cocada
.
2 cocos frescos (agora está explicado porque fui à feira)
2 latas de leite condensado
1 lata de creme de leite
250g de margarina (que eu acho um horror! é muita manteiga! O coco já é oleoso.)
5 gemas
1 ovo inteiro
.
Modo de Fazer
Misturar todos os ingredientes, não se esqueça de retirar os pintinhos (segundo a Pati)! Ou seja, é necessário peneirar as gemas pra não ficar cheiro de ovo! Coloque em uma forma untada com manteiga e cubra com papel alumínio. Quando secar, retire o papel alumínio e dexe dourar levemente. Fiz meia receita e rendeu por volta de umas 30 cocadinhas!
.
"Calma, Cocada! Au, au." Lembram dele? Acabei de ver que ele morreu! Tadinho.. foi em 99. Gostava dele, ele era tão engraçadinho!

18 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Eu também gosto imenso de côco!
O mais difícil aqui em Portugal é encontrá-los frescos!!!

Cris disse...

Adoro cocada..... eu quero!!!!

♥ mesa para 4 disse...

Que cocada tãaao linda...beijinho

Téia disse...

Eu amo cocada e tudo que tem côco. Aliás, me identifiquei com seu comentário, ando querendo comer o mundo todo e as pochetes estão aumentando. Vou tomar uma providência. Bj querida.

. disse...

Também adoro coco...cocada então..aí que delícia.
Quando minha mãe fez 80 anos,no jantar que oferecemos à ela,foi servida uma sobremesa gelada deliciosa e bem fácil,assim:

Cortar fatias de laranja bem fininhas.Coloque num escorredor para soltar bem o líquido.
Faça uma calda quente,com 1 copo de açucar,1 copo de água,calda forte.
Bata duas clars em neve dura e depois vai despejando a calda quente sobre as claras e continue a bater na batedeira até virar um suspiro consistente.
Num pirex,coloque as fatias de laranjas,o suspiro por cima e coco fresco ralado cobrindo todo os suspiro.Leve para gelar...tome cuidado porque não dá nem tempo.
Deliciosa essa sobremesa,vc vai adorar.
Bjs

Anônimo disse...

Olá!

Meu nome é Guilherme Monteiro e sou representante de vendas e marketing do portal Gastronomia & Negócios. Antes de mais nada, parabéns pela iniciativa do seu blog! Andei visitando e achei muito bom. O que acha de conversarmos melhor, sobre talvez uma parceria publicitária? Seria interessantíssimo!

Muito obrigado, e continue o bom trabalho!

Eli disse...

Estou como a Cris, eu também quero! hehe

Agdah disse...

Não há quem resita.

Claudia Lima disse...

Adoro tudo que leva côco. Ainda bem que sendo tão rico a gente nunca consegue exagerar muito!
A pochete aqui é graúda, não sei porque...
Bjs :)

Odete disse...

Tambem adoro cocada. Agora por forca das circunstancias tenho que ficar longe dos doces, mas acho que vou fazer sua receita pra proxima festa na "colonia hungara" eles adoram coco.
xoxo

ameixa seca disse...

Eu gosto de coco mas fresco é dificil e muito mais caro! Mas sempre usaste a margarina toda ou não?

Anônimo disse...

Amiguita,
Estou emocionada de ver como seu blog está fazendo sucesso!!!
Tudo de bom!!!
Aproveite...
Beijão!

carmencita disse...

Uma coisa é certo se engorda ou não, deve ter ficado divino de sabor, pelos ingredientes que vão. Porque de aparência estão irresistíveis, para se comer muuuuuuitos!Bjs

Glau disse...

Luísa, encontrei na feira livre daqui! Mas acredito que dá pra fazer com industrializado. Compre o que vem triturado grosso! acho gostoso sentir os pedaços do côco!

Cris, não sobrou nenhuma pra contar história!

Mesinha, adorei tbém! Fiquei tão orgulhosa de mim!

Téia, o que está acontecendo com a gente? Será que é a tão falada gula?

Sonia, que diliça este doce! E sua mãe gostou?

Guilherme, mande um email pras madames! glaumacedo@gmail.com

Eliana, tô eu, você e a Cris na vontade agora! Acabou! ;)

Agdah, todo mundo comeu! Ainda bem, eu fico magoada quando não comem o que eu faço! Acho que é desfeita! rs

Claudinha, minha pochete está crescendo.. e o pior que não é de dinheiro! rs

Odete, oba! faz sim e depois me mostra!

Amexinha, aqui não achei caro! Um côco inteiro, ralado na hora, saiu por R$2,00 (menos de 1 Euro). Eu usei toda a manteiga, mas da próxima vez colocarei a metade!

Le, lendo meus posts vc mata a saudades de ouvir minhas palhaçadas, ne? Logo, logo vou lembrar de algum causo nosso pra postar aqui! Não pensa que vc vai escapar, viu? Vai rindo, vai!

Carmencita, ficou bom mesmo, viu? Sobrou um pouco de côco, estou pensando em fazer um crumble pra daqui a pouco!

ameixa seca disse...

Pois é Glau... mas aí há coco com fartura. Aqui não temos coqueiros :)

Sabrina disse...

Glau, adoro tudo que vai coco, e ssa cocada está uma tentação!!!
Beijos

edinha disse...

Devem ficar muito bons.
Beijinho

Anônimo disse...

Eu comi ! Estava ótima.