28 de jul. de 2008

Salada Caprese - Porque hoje é segunda!!!

Depois da macarronada de ontem e de todos os excessos do final de semana, quem, quem, quem não planeja iniciar a semana maneirando na comidinha? Não importa se você está em paz ou guerreando com os ponteiros da balança, fato é que, todos nós, toda segunda-feira (eu disse segunda, porque terça é outra história!!), comemos light! Para ajudar o organismo e a consciência de todos nós, aí vai uma saladinha muito saborosa, nutritiva e fácil de ser preparada:

Salada Caprese


Para a salada:

Numa tábua, corte a mussarela em pequenas fatias (aproximadamente 0,5 cm de espessura). Transfira para uma tigela, tempere com sal e regue com um fio de azeite. Com uma colher, misture as rodelas delicadamente. Reserve.

Corte também os tomates em fatias de 0,5 cm. Transfira para um escorredor de macarrão e tempere com uma pitada de sal. Com as mãos, misture os ingredientes e deixe escorrendo enquanto prepara o molho.

Na hora de servir, faça uma pilha alternado 4 fatias de tomate com 4 fatias do queijo em cada prato. Entre as fatias, espalhe um pouquinho de molho pesto. Decore com as folhas de manjericão e sirva a seguir. Quanto ao molho, sirva-o à parte.

Para o pesto:

Lave as folhas de manjericão e descasque os dentes de alho. Para medir a quantidade das folhas de manjericão, aperte-as bem na xícara. Coloque todos os ingredientes no processador de alimentos ou no liquidificador e bata até obter uma pasta homogênea.
Se preferir, triture os ingredientes no pilão. Comece batendo o alho com os pinolis, acrescente o manjericão, em seguida, o queijo e, por último, o azeite. Tempere com um pouco de pimenta-do-reino e conserve num vidro esterilizado.

Ingredientes:

Para a salada: - 1 kg de mussarela de búfala - 5 tomates - 6 folhas de manjericão lavadas- azeite de oliva a gosto- sal a gosto- molho pesto a gosto
Para o pesto: - 2 xícaras (chá) de folhas de manjericão fresco- 2 dentes de alho - 3 colheres (sopa) de pinolis ou de nozes sem cascapicadas- 1/2 xícara (chá) de parmesão ralado- 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva, pimenta-do-reino a gosto

Um beijo e uma ótima semana!

7 comentários:

Anônimo disse...

Humm, que delícia! Saladinha é tudo de bom e esta é uma das minhas preferidas!

Parabéns pelo blog, adorei e já add aos meus favoritos, virei sempre!

Beijos

Anônimo disse...

Acabo de receber a notícia de que este blog existe.
Fico feliz porque uma pessoa de quem gosto muito é uma de suas "sócias".
Pra mim ela não tinha cara de quem mexia com cozinha (isto não é uma ofensa, pelo contrário), daí o meu pequeno espanto.
A Glaucia é surpreendente: Uma mulher inteligente, perspicaz (mais do que deixa transparecer), amiga, charmosa (todo o tempo), altiva (muitas vezes), meiga (imagino), invocada (parece), humilde (ao conversar com ela, nota-se), chata (nem sempre), interessante (não apenas fisicamente), meio maluca (preciso dizer alguma coisa?), educada (vê-se logo), ansiosa (caramba e como!) esquecida (freqüentemente), alegre (o sorriso denota), divertida (quem a conhece sabe), raivosa (seja injusto com ela, decepcione-a e verás), competente (é ótima psicóloga), jovial (parece ter 18 anos)e honesta. Esqueci algo? Ah, e uma surpreendente "Gourmet".
Um beijo e felicidades neste blog.

Jorge Cid.

Glau disse...

Jorge, me conhece pouco, hein? Caramba... nem minha mãe iria me definir desta maneira!
Seja bem-vindo à Cozinha das Madames! Agora, me diga vai? Eu tenho cara de madame?

Tá td bem com vc?
Bjao, Glau

Glau disse...

Oba, Ana! Seja bem-vinda!
Bjos

Marula disse...

Obrigada Ana e bem vinda!
Beijo!

Anônimo disse...

Saladinha?! Essa é minha amiga!
Meninas, parabéns pelo blog! Muito bacana!
Conto com a ajuda de vocês para receitinhas práticas, saborosas e light...tudo muito contraditório mas acho que deu para entender!!!

Grande beijo, Amanda

Anônimo disse...

Oi Glaucia, tudo bem comigo. Respondendo a sua pergunta, não, você não tem cara de madame.
Penso em "madame" com alguém toda empolada e cheio de frescura, o que definitivamente não é o seu tipo.
Acabei de ler no blog que você casou. Fico feliz por você estar feliz com isto.
Casamento é um eterno conversar (dentre outras coisas, claro) e como você é um ótimo papo, prevejo décadas ao lado do seu marido.

Gosto muito de você e sinceramente te desejo toda a felicidade do mundo. E diga ao seu marido que ele é um sujeito de muita sorte por ter conquistado uma mulher assim. Ganhou na Mega Sena sem jogar.

Um beijo,

Jorge Cid.