27 de jul. de 2008

Penne Quatro Estações - Afinal, hoje é domingo!

Domingo é dia de macarronada! É, para alguns, dia de macarronada -incluindo miojo nessa categoria- é segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo, vejam bem!

Nesses dias quentes, em que o apetite pede uma refrescância qualquer, use e abuse dessa receita. É simples e deliciosa!! Quanto às calorias, não se preocupe, afinal, hoje é domingo!!

Vamos lá, mãos na massa:
Inicialmente, pique azeitonas verdes e pretas, peito de peru em cubos ou tirinhas, um pouco de nozes para dar crocância e alguns tomates bem maduros e já sem pele. - Parênteses aqui: Você não sabe como tirar a pele de um tomate de maneira simples e eficiente? As madames resolvem seu problema! Já, já, um post inteirinho sobre o assunto! Fecha parênteses, voltemos à receita. - Se preferir, use tomate cereja, fica ótimo também! Providencie folhinhas de majericão fresco. Cozinhe a quantia de penne desejada. Enquanto isso, no forno, em temperatura baixa, aqueça um refratário fundo.

Após o cozimento, escorra a massa e, na panela já usada, coloque o alho e o azeite e esquente levemente (levemente mesmo, só para que o alho e o azeite aceitem um ao outro em perfeito matrimônio). Despeje ali a massa já cozida e misture bem. Depois, junte as azeitonas, os tomates, o peito de peru, as folhas de manjericão, as nozes e metade do parmesão. Misture bem para que a massa fique envolta no azeite e os outros ingrediente espalhem seu sabor. Coloque no refratário aquecido e cubra com o restante do queijo.

Vinho branco e cheiroso para acompanhar.

Bom apetite e um ótimo domingo!


Ingredientes para 300g de penne: ¾ xícara de azeitonas verdes sem caroço, ¾ xícara de azeitonas pretas sem caroço, 100g de peito de peru, ½ xícara de azeite de oliva, 4 dentes de alho picadinhos e amassados, 3 tomates bem maduros sem pele, folhas de manjericão rasgadas, ½ xícara de nozes, 150g de parmesão ralado (na hora, de preferência). A receita original é da Ticcia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Marula, querida!
Sou a "teacher" Juliana...
ADOREI o blog! E mais ainda essa receita básica e aparentemente deliciosa.
E essas fotos? São suas?

Vou acessar sempre esse seu blog...

Bjocas!

Marula disse...

Oi, Ju!

Bem vinda! Fico muito feliz que tenha gostado e aprovado a nossa cozinha, é mesmo para entrar e se lambusar! E se tiver receitas e "causos" pra contar, pode enviar!

Beijão!