27 de out. de 2008

Salada de rúcula e lentilhas - Não repita em casa!

Segunda-feira, início da semana e quase término do meu inferno astral! Coisa boa, tá chegando, tá chegando! O que? O meu aniversário? Não, o término do meu inferno astral! Se eu não to aguentando mais, imaginem o povo que me cerca!!

Pois é, mas com quase 30 (Hã? Ignorem este fato, sil vous plait) já dá pra aprender muita coisa nesta vida... Ou não!

Lá fui eu fazer esta saladinha de D. Nigella, mas não tinha um ingrediente principal: o grão de bico. - "Ah, troca por outro, isso é o de menos", mon amour falou. E foi aí que eu fui na onda dele e foi aí que eu pensei que não adianta nada ter vinte e poucos anos e não ter ganas para seguir a sua (vejam bem, sua significa própria) intuição, e foi aí que eu pensei que quem sabe quando eu me tornar uma balzaca eu vou aprender não só isso, mas também que não adianta tentar inventar em cima da receita dos ingleses, que muito, mas muito provavelmente vai dar caca, e foi aí que eu pensei "Ufa, ainda bem que está acabando, está acabando o meu inferno astral!" rs Resumindo: Nada grave, nada importante, é inferno astral!!

O problema, ao meu ver, ou melhor, paladar, não foi a troca de grão de bico por lentilha, mas a rúcula refogada desta maneira ficou tão, mas tão azeda e forte que não deu pra engolir não!

Talvez o grão de bico amenize o amargo, será?!

Vamos à proeza:

Salada de rúcula e lentilha (a original é de grão de bico)

1 colher de sopa de óleo wok
2 colheres de semente de cominho
820g de lentilhas (ou grão de bico se você tiver juízo)
130g de rúcula lavada
1 colher de chá de sal
60 ml de cream sherry

O preparo é rápido e bem simples: Aqueça o óleo e as sementes de cominho numa panela ou chapa (eu usei a chapa - Deu pra notar que eu to rebelde?!). Junte a lentilha/grão de bico, a rúcula, o sal e o cream sherry e dê uma boa mexida. Continue mexendo até que a rúcula murche, os grãos estejam quentes e o líquido tenha se reduzido um pouco. Pronto.

É simples, pena que ficou muito amargo. E vocês podem notar pela foto que mon amour ainda jogou umas abobrinhas pra desandar tudo de vez (mas foi o que salvou nosso jantar!)! Se alguém aí do outro lado já tiver preparado a receita original, conte pra gente como ficou!

Beijocas, uma semana de calor, paz e amor pra vocês!

Marula.

19 comentários:

Andrea Dohashi disse...

Calma, muita calma nessa hora, rs
È assim mesmo, as vezes ao invés de seguirmos oas nossas intuições, preferimo ouvis terceiros, e ai dançamos, mas acontece com todo mundo! Mas que é frustante, ah... isso é!
Beijinhos.

Mari disse...

Marula, querida, isso já aconteceu comigo também... é extremamente frustrante, mas believe me, a gente aprende!!
Beijos, flor!!

Tânia disse...

Marula...adorei o seu conselho para não repetir....rs...pois é....quem não tem na vida várias idéias frustradas?? Eu tenho uma coleção...rs
Beijão

Téia disse...

Marula, é o que eu sempre digo: não dá para acertar todas. Então, relaxe, e faça outras receitas para nos refastelarmos e nos inspirar. Bola pra frente. Bj grande lindona.

Helena disse...

Há dias assim começa uma coisinha a correr mal e daí a pouco é uma bola de neve...
Menina você é bem corajosa,nao imagino a pedir opiniao ao marido sobre culinaria.....
Só não acontece a quem nao tenta!
Bj

A Dona da Cozinha disse...

Glau,
eu sei que vc trocou o ingrediente mais importante da salada de Mrs. Nigella, e aí tudo foi dando errado, acontece..e sei também que muitas pessoas vão me odiar por falar isso, mas eu não me aguento e vou aproveitar a deixa para falar mal de Nigella rsrs já tentei fazer duas receitas dela que não deram certo, acho ela sem noção, gulosa ao extremo, lambedora de dedos (na televisão, nem esconde rsrsr)arggg que implicância!! e até o suco de limão dela é industrializado!!
ai amiga, me desculpe, mas botei para fora (rsrsr)
odeio nigella!!
b-jinhos,paula

A Dona da Cozinha disse...

opss
me empolguei e confundi a madame Marula com a madame Glau!!
rrsrs
b-jos nas duas,paula

Isabel (pipoka) disse...

Mas diga-me lá? quem é que nunca fez uma receita que saiu mal ou de que não gostou do resultado?

Ainda na semana passada deitei uma tarte de maracujá para o lixo ;-(

bjs

Odete disse...

Marula, relaxa e fica bela pro aniversario.
Outras experiencias virao...bem sucedidas ou nao.
Eu ja perdi as contas...mas sigo em frente.

Beijos

ameixa seca disse...

Nem tudo corre bem no laboratório culinário :)
Com grão de bico pode ser que fique uma maravilha he he

Gina disse...

Nem tudo que fazemos na cozinha dá certo, mas é frustrante! Tem dias que a gente salga demais, queima (a comida ou a mão), quebra um pudim, desanda alguma coisa...Faz parte!
Bjs.

Marula disse...

Andrea, to calma, hoje to calminha! Obrigada pelas dicas!

Mari, e não é?! Tem que ser, tem que aprender em algum momento da vida!

Tânia, já diz o ditado "é errando que se aprende!"

Téia, já to indo pro fogão! Obrigada querida!

Canela, ele é fera na cozinha! Só erra quando inventa demais, coisa que ele a.d.o.r.a!!!!

Paulinha, eu erro o ingrediente e você a madame!rs E eu também acho a Nigella um porre!;)

Pipoka, todas nós, com certeza! É que no período do inferno astral, uma onda pequenina vira um tsunami!

Odete, é isso que vou fazer! ;)

Ameixa querida, e você acha que não vou tentar?! ;)Já está tudo separado na despensa!!

Gina, falou tudo, obrigada!

Meninas, obrigada pelos conselhos, vocês são demais de queridas! Não é nada tão grave, nada que não sirva pra gente rir e rir e só rir! E ademais, quinta-feira estarei curada, tenho fé, tenham vocês também!rs

Beijocas com carinho,
Marula.

Laurinha disse...

A bruxa tá solta, hein! arrrre!

Agora, balzaca... pegou pesado, hein!

Olha, com a lentilha, eu topo, agora a rúcula... vou trocar por escarola, só dando um susto nela e pronto! que tal?

Recomponha-se e esqueça o ruim! :DD.
Lembre-se do que já fez de bom e só anota uma diquinha: rúcula e lentilha nesta, não.
Pronto! apagou-se o que não foi bem!

Beijinhos

Valeria disse...

Marula,Valeu a intenção ué....Tem nada não.Tudo na vida é experiência!!
Beijocas

Claudia Lima disse...

Eu nunca comi nem fiz rúcula, dai não posso nem dar palpite.
Eu prefiro substituir grão-de-bico por feijão branco.
Já tentei fazer várias vezes o vegetal mostarda, que é delicioso bem preparado, mas nunca acertei. Fica amargo e não dá para comer.
Nem esquenta, este tipo de coisa acontece com todo mundo!
Bjs :)

Eli disse...

Eu fiz essa salada também, mas utilizei o grão de bico. Mas gosto tanto de lentilhas que acho que iria gostar também. hehehe

As vezes isso acontece comigo também.

www.saboresdalica.blogspot.com

Flavinha disse...

Kkkkk! Estou rindo de chorar com seu post! Seu inferno astral passa, mas você é engraçada mesmo no meio dele!

Carla disse...

Chega esta altura do halloween e fica tudo do avesso! Obrigada pelo seu conselho, assim já sabe e sabemos que não resulta. Mas a cozinha é mesmo assim, umas vezes corre mal, outras corre bem =)
bjs

Meimy disse...

Acho q iria ficar amargo c graõ de bico tambem!!!