29 de ago. de 2008

Tigelinhas de ovos da Nigella ou Oeufs en Cocotte da Rita Lobo?

Em função da correria que é minha vida, tenho curtido fazer receitas rápidas, fáceis e gostosas! O meu presente, o livro da Nigella, tem sido uma "mão na roda". Ela apresenta inúmeras receitas fáceis de fazer e com uma aparência maravillosa!
.
Basicamente com a mesma proposta, a Rita Lobo lançou o blog One is Fun. E a receita de lançamento do blog foi oeufs en cocotte ou ovos na tigelinha (Mesma coisa! Sacou?). Imagina você preparar num jantarzinho em casa e falar assim: "Preparei oeufs en cocotte!". Chiquérrimo, mas, plis, treine a pronúncia antes do francês pra não dar vexame!
.
Segundo a Nigella, a Tigelinha de Ovos é uma "entrada reconfortante e luxuosa, que você pode servir às pessoas antes de um frango e uma salada verde; eles vão acreditar que comeram como nobres." Eu, na minha relés opinião, acho que o Cocotte serve como mistura! Vai super bem com um arrozinho branco e uma salada! E nada mais!
.
No livro a receita é assim:
- manteiga para untar
- 6 ovos orgânicos
- 1 ½ colher (sopa) de sal
- 6 colheres de creme de leite fresco
- 1 ½ colher de (sopa) azeite trufado
.
Modo de fazer:
Preaquecer o forno e aquecer água para fazer banho-maria. Untar os ramequins com a manteiga. Se quiser acrescentar algum outro ingrediente, agora é a hora! Quebre o ovo e por cima deles colocar sal e 1 colher de creme de leite. Banho-maria por 15 minutos. Rende 6 porções!
>
Mas eu já curto mais o jeitão da lindona Rita Lobo! É mais ou menos assim: pegue tudo que você tem na geladeira, vale colocar frios, tomatinho, cogumelos-paris (chique!), aspargos (chique também!), presunto crú (uhlalá!), brie (fantastique!) ou o que te der na telha! Coloque um ou dois ovos, salgue, creme de leite (no Panelinha testaram com o de caixinha e o fresco e ambos deram certo) e pra finalizar noz moscada ralada! 20 minutinhos de forno (sem ser banho-maria) ou 3 minutos no microondas! Fácil, fácil!
Curti! Já fiz várias vezes!
.
Os da foto eu fiz assim: no da esquerda foi tomate-cereja, azeitonas pretas, queijo prato fatiado, requeijão e orégano! No da direita: franguinho frito do jantar anterior, requeijão, tomate, queijo prato fatiado e queijo ralado! Diliça!

Prefiro fazer no forno! Aliás, ligo o meu quase todos os dias!

Au revoir, Cherry!

12 comentários:

carmencita disse...

Isso é mesmo coisa de Madames, chiqérrimo.Adorei fico com "Oeufs en Cocotte"rsrs.Bjss

♥ mesa para 4 disse...

Ficaram bem apetitosos e muito bonitos...abraço

Odete disse...

Estou gostando de ver as ideias em acao.
bjs

edinha disse...

Ficam lindas!!
Beijinho

Anônimo disse...

HUMMMMMMMM !!!!!!

Que delicia!! Tbm quero !

Bjos

ameixa seca disse...

Depois de ir ao forno ficam super fofos é lindos ;)

Téia disse...

Ah, Glau, comida confort food total. Vou deixar você ciente da estratégia da Nigella, é só fazer elogios glamorosos a qualquer receita que ela fica chique. Vindo de você, vamos combinar, é chique e pronto. kkkkk. Bj querida.

Glau disse...

Carmencita, é coisa de madame mesmo! Mas te digo, é uma diliça! Tbém acho mais chique falar Oeufs en cocotte!

Mesinha, é uma delícia!

Odete, promessa é dívida pra mim!

Edinha, não só lindas.. mas mto gostosas!

Mãe, esta é o tipo de receita que vc gosta.. prática e não dá trabalho nenhum!

Ameixinha, vc sabe que eu acho que ficam mais bonitos antes de ir ao forno!

Téia, esta Nigella é marketeira, ne? Menina, comprei uma coisa chiquérrima pra minha cozinha.. logo, logo irei postar!

Bjos queridas, Glau

Anônimo disse...

Adorei!
Simples, prático e muito elegante!!! Se eu tiver as coisas aqui vou fazer hoje mesmo! Neste friozinho é uma excelente pedida!!!
Beijos
PS.: Tb fico com "Oeufs en cocotte", hihihi

Anônimo disse...

Fiz e aprovei, é simples e faz um super sucesso, passei para as minhas amigas.
beijos Veruska

Anônimo disse...

Esta também é de mestre, adoro coisas práticas para o dia a dia e esta é super prática, principalmente a versão forno.
Tertúlia de Sabores

Ana Dal Pont disse...

Fiz e ficou ótimo!