29 de jul. de 2008

Creme de Mandioquinha

Creme de Mandioquinha

Eu sempre gostei de sopa, acho prático de fazer, dá pra aproveitar o que tem na geladeira e além de tudo é menos engordativa. Certo? A não ser que você seja um daqueles que toma uma sopinha light e se entope de pão, frios, queijos e depois diz: "Não sei porque eu engordo, só tomo uma sopinha no jantar!" Não vem com esta pra cima de mim, né Jacaré?

Esta minha receita não faz parte dos TOP 10 menos calóricas... mas vamos lá!

700g de mandioquinha
750ml de leite
1/2 tablete de caldo de carne
1 colher de sobremesa de alho picadinho
1 colher de sopa de molho inglês
1 caixinha de creme de leite (opcional)
sal a gosto

Faça o seguinte: descasque as mandioquinhas e lave bem. Na panela de pressão, coloque um fiozinho de óleo e um fiozinho de azeite (se você não gostar do óleo, pode deixar só azeite), frite o alho e jogue pra derreter o tablete de caldo de carne. Assim que o alho pegar uma corzinha (não é pra torrar pq amarga a sopa), coloque as mandioquinhas e deixe fritar um pouco. Numa outra panela, aqueça o leite (deixe bem quente, mas não precisa levantar fervura) e o coloque na panela de pressão com o restante dos ingredientes. Deixe cozinhar no fogo médio pra baixo!

Você não precisa ficar com medo de usar panela de pressão pq vc não irá fechá-la. Vamos usar esta panela porque ela tem um "corpo" mais alto e o leite ferve e sobe um pouco - pra não sujar todo seu fogão, certo? Mexa a sopa de vez enquando - se você perceber que foi pouco leite, coloque mais, mas não se esqueça de aquecê-lo antes. Assim que as mandioquinhas estiverem bem cozidinhas, bem macias - eu pego o MIXER e bato o creme na própria panela.. assim suja menos louça! Não tem MIXER? Não tem problema, bata no liquidificador. Não tem liquidicador? Amasse bem a mandioquinha com um garfo! Não tem garfo? rs

Pra finalizar coloco uma caixinha de creme de leite (não deixe ferver, ok?). Caso você queira uma versão mais leve, menos gorda, não coloque o creme de leite! Fica bom do mesmo jeito!
Arrumo numa sopeira bem linda, recém comprada que eu estava louca pra mostrar, finalizo com um fio de azeite, queijo ralado ou noz moscada ralada.

Diliça!

3 comentários:

Anônimo disse...

É ótimo sempre te encontrar FELIZ!!! Parabéns está lindo ... um grande bj

Anônimo disse...

Glau, que tentação este creme de mandioquinha! Ficou lindo! (e com certeza delicioso) Vou tentar fazer em casa e te falo! Eu sou a que acabo tomando a sopinha com pãozinho, torradinha, crouton... hahaha!
Beijos
PS1.: estou ficando gordinha... *rs
PS2.: sua sopeira nova é linda! Adoro tom de azul em coisas de cozinha!

Glau disse...

Olá, Carina. Que bom te ver por aqui! Só assim pra gente se "ver", ne? Grande beijo pra vc e pro Miguelzinho

Dé, esse creme é dos bons mesmo! Comece a ir literalmente correndo pra academia! rs

Bjos meninas, Glau