8 de jul de 2009

Até breve!

Queridos,

Este post é para dizer que a cozinha das Madames está limpando os armários, fechando as janelas, apagando as chamas do fogão! A porta permanecerá aberta a todos que aqui desejarem entrar a fim de procurar receitas e dicas. Agradecemos imensamente o carinho imenso que recebemos! O Madames se manterá jovem forever com 1 aninho, pois a partir de hoje, eu, Glau, vou seguir com o
novo blog do Quitandoca e eu, Marula, seguirei com outros projetos.

Fica aqui o nosso beijo e o nosso muito obrigada! O Madames não seria tão gostoso se não fosse também por todos vocês que nos acompanharam ao longo deste 1 ano palpitando e deixando por aqui tanto carinho.

Até breve!

1 de jul de 2009

Bolo formigueiro

Tem horas que me bate muita saudades de tudo.. da minha família, do cheiro da minha (antiga) casa, da rotina que eu levava.. e me dá um aperto daqueles tão grandes que a garganta fecha e dá muita vontade de chorar. E pra deixar de lado o aperto resolvi que iria preparar um bolinho. Não queria nada que fosse difícil, mas algo simples, bem aconchegante e gostoso! Lembrei do bolo formigueiro! Não é tudo?

Daí, minha amiga Sarinha tinha preparado não faz mto tempo e resolvi preparar o mesmo bolo que ela.. ela, por sua vez, pegou a receita do blog da Pat Scarpim, que retirou do blog da Lica. Imagina se não tinha tudo para dar certo! Só não fiz de olhos fechados pq reduzi para meia receita! :)

É um bolo tranquilinho de fazer.. você vai precisar de:

- 3 ovos (impossible usar 1 ovo e meio- na dúvida preferi colocar 2)
- 1 1/2 xícara (chá) açúcar
- 1 xícara (chá) de manteiga
- 1 xícara (chá) de leite
- 2 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
-1 colher (sopa) de fermento em pó
- 5 colheres (sopa) de chocolate granulado

Cobertura (não estava com vontade de comer meu bolo com cobertura!)
- 150 g de chocolate meio amargo picado
- 200 g de creme de leite
- Chocolate granulado para polvilhar

Como fazer?
Vc vai utilizar a batedeira! Separe a clara da gema. Bata claras em neve e reserve. Bata as gemas, açúcar e manteiga até a mistura ficar um creme clarinho e fofa, adicione aos poucos a farinha de trigo Depois de bem batido, desligue e coloque o chocolate granulado e fermento em pó. Coloque as claras em neve e mexa bem slow-motion.
Como utilizei meia receita, usei uma forma de bolo inglês untada e polvilhada com farinha de trigo. Coloque para assar em forno pré-aquecido em 180 graus.

Para cobertura, segundo a Lica, "leve ao microondar por 40 segundos o creme de leite e o chocolate, retire do forno e mexa bem para que o chocolate derreta por completo. Só empregue no bolo e polvilhe com chocolate granulado."

(eu adoro acompanhar o crescimento do bolo no forno)

Acredita que eu nem esperei esfriar para desenformar, tirei um pedação e comi quente mesmo? Era deste jeitinho que eu precisava! Muito bom! Meninas, obrigada pela receita!

Bjos e boa 4a.feira, Glau