30 de dez de 2008

Feliz ano novo!


Queridos todos,

Um ano novo repleto de paz, união, respeito, tolerância, doçura, amor, amor, amor. Que o ano seja bonito, feliz, cheio de motivos, grandes e pequenos, para comemorar (regado a muita comidinha gostosa, claro!).

Beijos, vou dar um mergulho!
Marula.

29 de dez de 2008

2009 com pé direito

(fonte: getty images)
Se você não é aquela pessoa noiada, mas curte seguir algumas tradições para entrar em 2009 com pé direito (quando eu era criança eu ficava esperando dar meia noite como o saci e ainda esperava alguns minutinhos a mais pra garantir que passei a virada com o pé direito - afinal cada relógio é um relógio!) vale a pena escolher algumas das superstições para seguir :)

Mas, ó, não vale esperar que as superstições irão salvar sua vida! "Ah, tal coisa deu errado pq não comi os bagos de uva!" Não se esqueça: a vida é feita de escolhas e quem as faz é você! hahaha Me senti o próprio Lair Ribeiro.

Vamos às simpatias:

Comida
-Lentilhas: Quem quer atrair riqueza não pode deixar de consumir lentilha. Evoca a morte e o renascimento do grão, que quando enterrado renasce multiplicado.

- Romãs: para atrair dinheiro, coma sete partes, guardando as sementes na carteira.

- Uvas: à meia-noite em ponto, coma 12 uvas. Ao comer cada uma delas, mentalize saúde, paz, amor, união e prosperidade, para você e sua família.

- Carne de porco: deve ser o prato principal da ceia, servida à meia-noite. Como o porco fuça pra frente, garante armários cheios o ano todo. Evite o peru, que cisca para trás.

- Nozes, avelãs, castanhas e tâmaras: são recomendadas para garantir fartura.

- Merenque ou suspiro: para garantir um ano bem doce.

- Folhinhas de louro: também entram no cardápio, mas para ser trocada entre as pessoas à meia-noite. Depois, guarda-se a folha na carteira até o próximo ano, para nunca faltar dinheiro.

Roupas
Roupas intímas como calcinha ou cueca só novas! Já comprei a minha!
Amarelo: dinheiro, fartura e abundância.
Branco: luz, pureza, bondade
Vermelho: grandes paixões.
Rosa: grande amor
Azul é para quem quer ter esperança

Pra garantir o amor para 2009 ou para trazer o ser amado pra pertinho de vc existe uma série de simpatias, mas por favor, não vá tomar um banhão com mel, canela, rosas pq vc vai ficar é doce demais e vai atrair bichinho pra cima de você e ser amado que é bom, nada! :)
Coloca no santo google que não vai faltar simpatia pra vc fazer!

O mais importante: curta muito! Beije muito quem vc ama, aprenda a viver o momento.. sem nóias, mas livre, leve e bastante solta! Tem coisa melhor?
E que venha 2009!

Bjo, Glau

PS: Já que final de ano eu fico um trilhão de vezes mais sentimental do que já sou, segue um videozinho do eterno ídolo brasileiro:
http://br.youtube.com/watch?v=M2RHPGvwCZ8&feature=related

28 de dez de 2008

Ensaio sobre o ano novo

No ritmo das festas de final de ano.. cunhados reunidos, saladinha, carninha assando e a protagonista do dia, cerveja.

Visitinha especial.. Cléo

E a festa não acabará por aqui.. :)

Retrospectiva 2008

O Madames nasceu em Julho deste ano numa parceria entre 2 amigonas de infância - de uma maneira despretensiosa nunca imaginávamos na infinidade de receitas que iriam sair de nossos fogões, das inúmeras pessoas queridas que iríamos conhecer, da nova parceria que iria surgir, Rita Palita, e no mais novo projeto, a Quitandoca.

Foram 174 posts e 2239 comentários
Foram mais de 70 receitas.. dentre elas se destacam:

- a primeira receita que nos foi enviada: Pavê Bicolor


- o bolinho que deu o que falar: Bolo mármore


- o sorvete de framboesa e o dilema: colocar ou não colocar ovos?

- as receitas mais levinhas e deliciosas da Marula.. e o seu delicioso escondidinho vegetariano!

- destaque especial para as festas do mês de outubro:



- o post mais comentado: a árvore de natal


Dividimos com vocês causos de família, histórias divertidas e frustradas, pedimos e demos conselhos, participamos de Desafios, ganhamos mimos, compramos alguns outros..

Fica aqui a certeza que nos divertimos muito, mas o mais importante e fundamental para este blog seguir foram as novas amizades!

Fica aqui o meu beijo doce a todos vocês! E um ótimo 2009 para todos nós!

24 de dez de 2008

Ho ho ho

Depois de uma calda queimada, um ovo podre, um cortinho no dedo e uma queimadura na perna (no escapamento da motoca) terminei todos os preparativos pro Natal! Agora é chegada a hora de me preparar.. tomar aquele banhão, passar uma chaposa na juba e fingir que não fiquei horas e horas preparando quitutes! Adoro!

Queridos, desejo que vcs tenham um Natal maravilhoso.. repleto de alegria e gostosuras!
Um beijo com bastante carinho, Glau

23 de dez de 2008

Antepasto: palavra de origem italiana que significa "antes da refeição". Designa um ou vários pratos simples e atraentes, servidos como primeiro prato em pequenas porções. Em travessas ou em pratos individuais, podem ser compostos de frios, alimentos em conserva ou ao vinagrete, queijos, frutos do mar, etc.
(Pequeno Dicionário de Gastronomia, Maria Lucia Gomensoro - passado pelo Chefito Bergamo)

Estes vão pro Natal da chefe do Ale!
Esperamos aumento pra 2009! :)

Feliz Natal!


Este ano o Natal será em casa, do jeito que eu gosto. Tudo preparado do nosso jeitinho, cada um contribuindo como pode e com o que pode, e todos, todos nós unidos, cheios de amor e vontade de estarmos juntos. Casa cheia, descontração, riso solto, melhor impossível. Mas, porém, contudo, todavia, quem oferece a casa fica bem doida-maluca, correndo pra lá e pra cá, e é assim que me encontro neste momento! Por isso hoje, vim aqui desejar a todos vocês um Natal repleto de amor, independente da crença (e da descrença) de cada um. Importante mesmo é lembrar que às vezes a vida insiste e, mesmo contra todas as probabilidades, vence. A isso chama-se milagre.

E sobre o show da Madonna, tenho a dizer que ela inspirou muito a minha cartinha para o Papai Noel neste Natal. Pedi que ele me desse um corpitcho e a mesma disposição da loira, a tal, quando eu tiver cinquenta. Sim, agora com trinta está tudo ok, tudo em cima, mas com cinquenta, ai,ai,ai! Foi bacana de se ver. Fomos em uma turma de amigos todos muito queridos, a festa foi boa!

O que vale realmente a pena, é estar reunido com quem se gosta, não só no Natal, mas ao longo do ano todo. Presente, para mim, não conta. Prefiro até ganhar um mimo num dia qualquer, quando menos se espera. Mas fazer festa com quem a gente ama, e isto inclui a gente mesmo, disto não abro mão!

Falando em festa, boa festa pra vocês! Um Natal de amor a todos.

Beijos,
Marula.

22 de dez de 2008

Prontos para o Natal

Estes brigadeiros do Quitandoca irão passar o Natal da casa da Claudia, leitora do Madames!
Claudinha, obrigada!
Um beijão e ótimo Natal,
Glau

20 de dez de 2008

Fui!

Na volta conto tudo pra vocês!

Beijos, divirtam-se, tenham um ótimo final de semana!

Marula.

18 de dez de 2008

Olho maior que a barriga!

Ontem fui ao shopping comprar presente pros meus sobrinhos.. dai aproveitei que era horário de almoço (sabe aquele almocinho que era pra ser de uma hora e vira quase 2 horas e meia?) e sentei pra almoçar!

Impressionante.. pq mesmo acompanhada eu tenho o dom de prestar atenção na minha conversa e na conversa das mesas ao redor da minha, imagina então sozinha! Eu preciso me policiar pra não olhar tanto pra mesa ao lado! Horrível admitir isso, mas escuto a conversa inteirinha! E sou bem capaz de rir junto, fico chateada se contam algum fato triste! Eu só me controlo pra não dar nenhum pitaco, um abraço, ou aquela piscadela que diz: "Fique tranquilo que tudo vai acabar bem!" E não é por falta de vontade, viu?

Só sei que ontem sentou um casal com uma menininha que deveria ter uns 8 anos. Ela segurava um petit gateau de chocolate.. lindo de viver! Logo na sequência o pai chegou com um sundae de chocolate. A menina ficou enlouquecida... ela simplesmente ignorou seu bolinho e pedia desesperadamente pelo sorvete do pai. Fez ainda uma ceninha, fez voz de manha e disse: "Pai, eu faço o que vc quiser pra vc me dar esta colherada!", "Mãe, não aceite o sorvete do papai! eu quero pra mim!"

Na hora não tive como não pensar: "Ah, se fosse minha filha!" Falaria: "Quer experimentar? Ok, eu te dou, mas foca ai no seu bolinho!" Logo na sequência pensei: "Perai, quem sou eu pra julgar? Segundo: Eu AINDA não tenho filhos, então deixa eu calar minha boquita, pq já viu? Casa de ferreiro espeto é deu pau (entendem, né?)

Continuei pensando: Porque a comida do outro parece ser sempre mais gostosa? Escolho, escolho, dai chega a comida que eu pedi e a do Ale, e eu sempre acho a comida dele muito mais apetitosa que a minha!

Sem contar quando ele pergunta:
A: Vou pedir! Você vai querer comer alguma coisa?
G: Não, não.. não estou com fome!
Dá um segundo, a comida dele chega! Juro, fico doida de vontade e ai a fome aparece!
Ele fica doido!

Enfim, porque, meu Deus, que muitas vezes temos o olho maior que a barriga?

Ps: Esta minha maravillosa (sotaque arrentino, plis) ilustração foi para representar esta pergunta! Reparem no tamanho dos olhos e na micro barriga da minha personagem! Desenho muito! :)

Glau

17 de dez de 2008

Tomates ao forno - Nigella

Eu sou doida (ok, todo mundo já percebeu!) por tomate! Se for tomate cereja então, além de doida, fico viciada, devoro uma caixa inteira rapidinho! Por isso, quando vi esta receita no livro da Nigella, não pensei 2 vezes e fui logo prepará-la.

Muito, mas muito simples de fazer e, gentem, que delícia!

Vamos ao que interessa!

Antes de mais nada, preaqueça o forno a 220ºC (vai ficar ligado por volta de 10/15 minutinhos, é o tempo de preparo) e escolha 25 tomates cereja.

Corte-os ao meio e disponha-os em uma assadeira com o lado cortado voltado para cima.

Salpique-os com 1 colher de café de sal, 1/4 de colher de açúcar, 1 colher de café de tomilho e 2 colheres de azeite de oliva.

Coloque a assadeira no forno e delisgue-o.

Esqueça da vida, vá ler um bom livro, assistir a um filminho, namorar, ficar de papo pro ar e só abra o forno novamente no dia seguinte. Qualquer coisa, deixe um bilhetinho para ninguém, incluindo você, abrir o forno antes da hora.

Pronto, é isto.

Ficam super saborosos e você pode utilizar em saladas ou assim puros com queijinhos, como este de cabra, que ganhei de mon amour, direto do produtor, coisa muito phena, bem madame mesmo! ;)


Beijocas,
Marula

16 de dez de 2008

Corra Lola, corra! :)

E a produção tá que tá... pra saber mais entre no Quitandoca

Tá tão corrido que hoje não dará pra batermos muito papo, tá? Passei por aqui pra apresentar o Quitandoca e deixar um beijo.
Glau

Ps: Adoro correria!

15 de dez de 2008

Considerações sobre o final de semana: Tudo acaba em pizza mesmo!

Era uma vez uma família reunida alegre e feliz. A família esta, que gosta muito de uma bagunça regada à boa e farta comilança, resolve convidar alguns amigos para uma pizzada. Como de praxe, pizzada neste reduto significa: "Cada um inventa a sua, liberdade é o nosso lema!". Entenderam? Imaginaram a quantidade de ingredientes diversos para cada chef (a-hãm) criar a sua invenção?

Pois bem, a pizzada tinha mais um motivo para ocorrer: Inaugurar a nova chaminé do forno de pizza. O fabricante afirmou ser mais do que hora de substituir a antiga, já bem utilizada, pela nova, esta sim, de ótima qualidade, segundo garantiu o próprio.

Todos prontos, casa cheia, toca fogo na lenha, e....e...e...



Close para não deixar dúvidas de ser isso mesmo o que se enxerga:

A chaminé, de ótima qualidade, não aguentou e ruiu. Sorte a nossa, quer dizer, da tal família, não ter ruído o telhado inteirinho!

Mas, como toda família brasileira, segue-se na luta, não se disiste jamé, e com chaminé ou sem chaminé, a pizza saiu!

E com a casa cheia de gente querida, um solzão de lascar e uma vista desta

vocês acham que alguém se estressou?! ;)

Então, para vocês também, uma ótima semana!

Beijos, Marula.

14 de dez de 2008

Batata com alecrim e sal grosso

Pessoas queridas, fiquei na dúvida se postaria ou não esta batata.. porque na verdade não considero como uma receita, mas é só um acompanhamento facílimo de se fazer e super gostoso!

Um dia desses recebi um email super querido da Samira dizendo que ela iria se casar e, apesar de saber cozinhar, ela gostaria de ter mais idéias para preparar quitutes para o futuro maridão, por isso gostava de acompanhar o blog.

Assim, resolvi postar! Olha como é fácil de fazer.. lave bem as batatas (se tiver uma escovinha melhor) e corte em cubos sem tirar a casca. Arrume as batatas numa travessa, cubra com azeite (de preferência dos bons), coloque folhinhas de alecrim (eu prefiro fresco, mas se não tiver coloque alecrim em pó ou seco) e sal grosso (não precisa exagerar). E direto pro forno! Só isso! Eu prefiro tirar do forno quando ela chega a ficar com as pontinhas tostadas. Caso o haja a necessidade, coloque mais azeite durante o cozimento. Certo? Sem erros, né?

Aproveite que vc já está com sal grosso ai perto e saia espalhando pelos cantos da casa e, enquanto a batata está assando, vá tomar um banhinho bem caprichado com sal grosso. Ótimo pra purificar a alma e tirar qualquer possível olhito gordinho!

Samira, espero que seu casamento tenha sido um sucesso e que vc tenha arrasado! Desejo mta felicidade a você e seu maridão! Mande fotos do bolo e bem casados que vc preparou! Adoro casamentos!

Bjos, Glau

13 de dez de 2008

Muffins de bom dia!

Eu sempre digo (às vezes fico na dúvida se eu só pensei ou se eu realmente falei. Acontece com vc também?) que este blog me trouxe só coisas boas.. impressionante! Pra começar pelas pessoas que conheci.. (pra começar e terminar.. depois escrevo a respeito dos outros pontos, ok?)

Logo no começo do blog queria porque queria preparar um bolo de banana e dai procurei em tudo quanto é lugar e tive a sorte de cair no blog do Bergamo e encontrar um bolo ótimo! Passado um tempo e metida que sou, mandei um email pra ver se ele poderia me ajudar com indicações de cursos.. dai o papo rumou para indicações de livros e ai foi longe! Hoje se deixar ficamos horas conversando..

Enfim, só sei que hoje acordei com uma fome de leão.. tava com vontade de preparar uns muffins pro Ale e nada como ter amigo Chef pra sugerir coisas gostosas! A idéia dele era: massa básica de muffins com recheio de cream chesse e alguma geléia! Ok. Chef manda!

Mas ai esta coisa de alguma geléia é mto ampla pra mim, me dá margem a pirar o cabeção.. abri a geladeira e me deparei com 3 sabores de geléia (amora, amora com mirtilos e damasco com amêndoas). Ok, farei cada muffin com um sabor diferente! Fiz com as geléias e cream cheese, fiz um com nozes, com laranja cristalizada, com cream cheese e framboesa e 2 com Nutella. Resolvi fazer 2 com Nutella porque sabia que este seria o favorito e daí eu e o Ale brigaríamos a tapas por ele. Nosso relacionamento não é baseado na agressão, mas de vez enquando "um tapinha não dói!" :) Brincadeira, hein?

Os muffins ficaram ótimos! Tem uma receitinha de muffins aqui.

Bergamo, frase criada especialmente pra vc: "Profeçor, você é esselente! Obrigada pela receita que vc passou pra mim fazer, estava sem idéia e derrepente, quanto eu menas esperava, você quiz me ajudar, cara!

Bjo e bom final de semana! Glau

Ps: Não venha me chamar de madame pela cor da unha na foto! Não ia na manicure há uns 3 meses e já que fui, nada como colocar cor Ameixa pra relembrar os velhos tempos! :)

12 de dez de 2008

Cebola roxa


Eu sempre tive curiosidade em conhecer a fundo, digamos assim, os benefícios e os diversos usos da cebola roxa. Mas para que raios ela serve? Qual a diferença entre a cebola branca e a roxa? Quando devo priorizar o uso de uma e da outra? - E eu olhava para ela, ela olhava para mim, mas não dava liga, sabe?! Até que há bem pouco tempo atrás, resolvi prová-la e hoje estou encantada e viciada em cebola roxa!

Já fiz fritada de cebola roxa (mandei tudo para a frigideira, depois reguei com mel - ficou bom demais, não façam esta cara!), já fiz ao forno, já usei em frutos do mar, mas o que me encanta mesmo, é cebola roxa em saladas, nua e crua.

Além de mais suaves, acho a cor linda! Os pratos ficam super coloridos e apetitosos.


Sobre as diferenças entre a espécie branca e a roxa, dicas de uso e afins, continua o mistério... Procurei informaçãoes na internet e achei milhares de receitas, artigos científicos, bobagens hilárias, mas não achei nada que, de fato, esclarecesse minhas dúvidas. :(

Portanto, sobrou para vocês! Vou gritar por socorro: Quem possuir informações e dicas bacanas sobre a cebola roxa, divida com a gente aqui nos comentários, please!

Agora eu cismei e quero saber, saber tudo!

Beijocas,
Marula.

11 de dez de 2008

Presentinho

(foto: Getty Images)
Ontem caiu uma chuva aqui em São Paulo.. aquilo não foi uma simples chuva, foi um verdadeiro toró! E como Murphy é meu amigo a chuva caiu bem na hora que eu teria que sair de casa.. ok, rodízio do carro, teria que ir de ônibus (nada contra, hein?)! Esbravejei, reclamei, fiquei olhando pro céu pra ver se a chuva iria parar logo, pensei em desmarcar meu compromisso, mas ai sabe comé.. adiar um compromisso? será que valeria a pena? Não, não valeria! Tirei o sapatinho fofo, coloquei tênis (odeio pq meus pés esquentam muito), respirei fundo, peguei meu mega guarda-chuva .. mas no fundo eu ainda estava de mal! De mal com a chuva, de mal.. mal humorada.

Assim que a primeira gota de água bateu no guarda-chuva parece que levou embora toda minha chateação.. ao invés de pegar ônibus fui andando, fiquei feliz em ver que eu não estava presa num carro.. estava eu, andando.. ok, até o metrô apenas umas 3 quadras. Desci uma estação depois e me deparo com uma moça ensopada com uma rosa na mão parada na ponte da Av. Dr. Arnaldo olhando o movimento da Av. Sumaré. Me deu até frio na barriga.. Não tive a menor dúvida:

G: Tá tudo bem por ai?
Menina: Tá sim!
G: Não tá passando nenhuma besteira na sua cabeça, né? (olha eu já negando qualquer possibilidade)
M: (risos) Não, tá tudo bem! Estou curtindo a chuva!
G: Posso ir embora tranquila?
M: (risos) Pode sim!
Respondi com um sorriso e fui (confesso que depois de alguns passos virei e ela já tinha embora bem)

Cheguei ao meu destino e sou recebida com um outro sorriso fofíssimo com um presentinho nas mãos! Uma florzinha fala: "Glaucia, é pra você!" Era um Strudel gigante!

Fiquei pensando: vale a pena ficar mal humorada? sofrer por antecipação? ou a gente (eu) tem que aprender a ser cada vez mais leve, curtir o momento. Ok, parece papo de butiquim, mas é sempre bom repensar nos nossos hábitos de ser e pensar, né?

Glau

Ps: Alguém ai também é Arita Silva?

10 de dez de 2008

Cheesecake de cereja - Nigella

Pessoas queridas de mi corazón, voltei! Se eu contar para vocês o que me aconteceu nos últimos 12 dias, vocês diriam que não é verdade! Pouparei vocês e eu dos detalhes sórdidos, prometo! Mas ó, eu estava morrendo de saudade daqui e de vocês!

Para resumir e não perder o fio da meada, fiquei 12 dias sem computador, completamente desplugada desse mundo de meu dios, graças à um vírus que entrou na minha máquina, destruiu metade dos meus arquivos e mandou mensagens infectadas para minha lista de emails (que não é nada pequena, já que são três listas de três contas que possuo– trabalho1, trabalho2 e pessoal). Pois é, um estrago tão grande quanto a chateação que me causou.

No trabalho, passo 99,9% do tempo sem acesso à internet e afins. Ou seja, é em casa que fico plugada. Mas vou dizer sem nenhuma intenção de magoar, foi boa e muito bem- vinda esta pausa. Relaxei. Por 12 dias não soube o que se passou no mundo, a única notícia que tive, por telefone, foi triste e absurda demais, perdi uma colega de 33 anos assassinada com um tiro na nuca numa tentativa de assalto. Detalhe: Ela não reagiu, entregou a sua bolsa e mesmo assim foi baleada. Senti uma tristeza enorme, daquelas de revirar a gente pelo avesso, e aquele sentimento de “o que está acontecendo com o mundo?”, “onde isso vai parar, se é que vai parar?”... Perguntas que, acredito eu, todos nós nos fazemos todos os dias e continuamos assim, perplexos à espera... À espera do quê? De quem? Pois é, triste e angustiante. Somado ao fato de eu estar trabalhado 15 horas por dia, me permite, sem culpas, chegar em casa e me entregar completamente ao “Mundo de Marula”! Foi só amor, cuidado, arte, entrega e comilança. Na medida certa - Certíssima!

Numa noite dessas, cheguei em casa, abri o livro da Nigella e como todo e bom ser humano – extremamente visual- me deixei levar pelas fotos e pum, escolhi: Cheessecake de cereja, pág. 85!

125 g de biscoito maisena
75 g de manteiga amolecida
300g de cream cheese
60g de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de essência de baunilha
1/2 colher de chá de suco de limão
250ml de creme de leite fresco
1 vidro (284g) de geléia de cereja


Como todas as receitas da Nigella reunidas neste livro, esta também é express e deliciosa! A massa fica super macia e o recheio hummm indescrítivel, façam aí e confirmem aqui!

Vamos ao preparo:

Comece triturando os biscoitos no liqüidificador ou processador até que virem um farelo. Junte a manteiga à este farelo e misture até que dê liga. Pressione esta mistura no fundo de uma forma redonda. Deixe os lados um pouco mais altos que o fundo da forma (assim diz a inglesa, aquela, mas eu fiz numa forma de tartin).

Parta para o recheio: Bata juntos o cream cheese, o açúcar, a essência de baunilha e o limão até a mistura ficar bem cremosa (e como fica!). Em outro bowl, bata o creme de leite e junte-o à mistura de cream cheese.

Espalhe este creme sobre a massa e alise bem com uma espátula. Deixe na geladeira de um dia para o outro (o livro sugere no mínimo 3 horas de geladeira, mas. no dia seguinte, a massa havia absorvido a umidade do creme e o sabor ficou ainda mais gostoso).

Desenforme para servir e espalhe a geléia por cima.

As fotos estão péssimas porque as pilhas da minha máquina estão péssimas, mas confiem na Nigella e na madame aqui! Como não sou boba nem nada, fotografei um quadrinho de minha autoria ao fundo para o post e o chessecake ficarem bem lindos, felizes e alegres, cheios de amor, como estou me sentindo de volta ao madames!

Beijos para vocês e um especial pra Mme. Glau que passou todo este tempo aqui sozinha sem descer do salto, nem para me xingar! ;)

Marula.

9 de dez de 2008

Tentativa de bolo e outra perguntinha

Gente, este trequinho ai da foto era pra ser um bolo.. mais especificamente um Bolo Preto do livro lindo Cozinha Tradicional Portuguesa, da Maria de Lourdes Modesto (indicação do querido Bergamo). Esse livro é demais, adoro doces portugueses.. aqueles que levam uma infinidade de ovos! Tem coisa mais gostosa que Pastel de Santa Clara?

Enfim, enlouqueci com o livro, mas tive dificuldade para encontrar receitas "simplinhas", sabe aquela.. bolinho da vovó? não que as receitas sejam difícieis, impossíveis de fazer, mas muitas levam muitos ovos, banha.. bem do bolinho gordo!

Daí só sei que ontem tava folheando o livro e encontrei um bolo simples.. uma xícara disso, uma daquilo, 1 ovo.. estava com forno ligado e porque não prepará-lo? tinha todos os ingredientes e olha que só ia coisa boa! Nozes, amêndoas e laranja desidratada!

Confesso que preparei o bolo meio que de qualquer jeito.. confesso ainda que não fui uma boa aluna e fiz algumas "barbaridades" no meio do percurso.. como utilizava o forno para preparar outra comida, tive que abrir a portinha do forno (mesmo que delicadamente pra evitar que entrasse mto vento) pq a outra comida já estava queimando :)

Saiu uma coisa meio murcha, meio grudentinha, mas o sabor super gostoso! Nada de jogar fora... comprei umas maçãs e o "bolo" vai virar farofa!

By the way... eu não entendo pq alguns bolos pedem fermento, outros pedem fermento e bicarbonato (inventei? ou realmente já vi receitas pedindo este misturê?) e outros só bicarbonato! Ok, ambos funcionam para fermentar uma massa, mas e ai? O que mais, hein?

Bjo, Glau

7 de dez de 2008

Prontos pra festa..

Brigadeiro de capim santo e de chocolate com roupa de festa!



Glau

5 de dez de 2008

Sorvete de chocolate e fuxiquinhos

Saiu um solzinho e lá fui eu pra cozinha pra preparar sorvete!
O sabor escolhido da vez foi Chocolate ao leite.

Receita do livro Larousse do Chocolate! Desta vez não penei pra preparar uma receita do Pierre Hermé como foi no Bolo Mármore!

Sorvete de Chocolate ao leite

O que você irá precisar?
- 180 g de chocolate ao leite em barra
- 1/2 litro de leite integral
- 4 gemas
- 30g de açúcar
- 70ml de creme de leite fresco (não queria burlar la lei e colocar o de caixinha!)
- achei que o creme ficou muito branco e acrescentei por conta e risco chocolate em pó (não faço a menor idéia de quanto coloquei! Fácil, né? Passo super bem receita! E depois tenho a cara de pau de dizer pra vocês não burlarem la lei)

Como fazer?
Pique bem o chocolate. Ferva o leite e o creme de leite. Numa vasilha misture as gemas com o açúcar. Assim que o leite ferver, acrescente a mistura dos ovos e 2/3 do chocolate picado e mexa bem! Cozinhe em fogo em baixinho mexendo sem parar (use o fouet! é ótimo), desligue assim que ficar um cremão (vai engrossar e ficar bem cremoso). Na sequência, bata com o mixer e passe a mistura pela peneira (esqueci de fazer esta etapa).
Espere o sorvete esfriar, acrescente as raspas de chocolate e passe para a sorveteira, bata por aporximandamente 30 minutos.
A seguir coloque para gelar!


Sem dúvidas é o sorvete mais cremoso que já fiz! Uma delícia! Digno de qualquer sorveteria chiquérrima!

Comentários a parte, vocês gostaram dos meus fuxiquinhos? Dei pra costurar agora! :) Nem eu me aguento de tão prendada que estou... quem diria, hein? quem me viu e quem me vê!

4 de dez de 2008

"Le cachorrito quiente"

Lutei, evitei, resisti, mas não teve escapatória! Um dia a salsicha iria entrar em casa!
Nada mais fácil e mais engordativo do que comer um cachorro quente! E já que é pra colocar o pé na jaca, vamos fazer um estilo e grandiosidade!

Preparei um super purê, daquele jeitão básico.. cozinhei algumas batatas na água com sal, depois de molinha, escorri a água. Bati as batatas com o auxílio do Mixer (acho que fica mais cremoso), acertei o sal, um pouco de leite, queijo ralado (tudo a olho mesmo) e cozinhei mais um pouco.

Daí eu fiz um vinagrete, o meu foi mais básico ainda. O ser amado odeia cebola.. e pra agradá-lo fiz só com tomatinho picado e temperei com azeite e sal! Cozinhei a salsichas num molhinho de tomate (já tinha um pronto em casa, mas também se não tivesse, não teria a menor dúvida que abriria uma lata de molho pronto e capricharia num temperinho a parte! Ui)

Só pra completar.. passei na padaria comprei pão fresco, caprichei no catchup e na mostarda Dijon, of course!

E pra deixar minha salsicha com mais estilo arrumei a mesa com uma toalha de Chita "vremeia".

Depois de engolir sapo nada como comer uma salsicha! :) Nada de malícia, hein meninas!

3 de dez de 2008

Engolir sapos

Atire a primeira pedra quem nunca engoliu um sapo na vida! Tem sapões, sapinhos, uns que ficam dias, meses e até anos revirando no estômago e são dificílimos de digerir.

Só digo uma coisa... às vezes é até bom engolir um sapinho pq ai te faz abrir os olhos, começar a questionar se você realmente precisa disto pra sua vida. É isso que vc quer? Ou vale a pena chutar o pau da barraca, mandar todo mundo passear no shopping (fina bem, época de Natal tem coisa melhor?) e se permitir um novo começo... livre, leve e solta!

Como já dizia Luis Fernando Veríssimo "(o homem) engole sapo, mas é o único que não faz isso pelo valor nutritivo." Tks pela terapia em grupo! :)