31 de ago de 2008

Coccote


Minha cozinha está ficando muito Cocotinha.. digna de uma Madame!

30 de ago de 2008

Maionese de Leite no Pão Sírio com Zaatar (Desafio Chá da Tarde)

Sabe aquela marca famosa que recentemente lançou uma maionese de leite? Então, vou te passar a receitinha...fica super levinha, cremosa e saborosa! Achei que combina super bem com um Chá da tarde!

É assim...você vai precisar somente de:
- 1 copo americano de leite (250ml)
- sal a gosto
- óleo

Bater na potência máxima do liquidificar o leite com o sal e acrescentar o óleo (deixar fio de óleo até dar o ponto de creme). Você pode colocar alho ou azeitonas pretas pra bater. Nesta receitinha coloquei 2 dentes de alho!
.
Fácil, né? O legal desta receita é que não vai ovos crus (vc não corre o risco de pegar salmonella e ai sofrer de alguma doença gastrointestinal)


Pra servir a Maionese de Leite comprei pão sírio.. abri o pãozinho na metade (ele solta facinho) e cortei em 8 pedaços (como uma pizza). Temperei com Zaatar (tempero árabe), sal e azeite. Distribui os pães numa assadeira, coloque uma camada e tempere, depois coloque uma outra camada de pão e tempere novamente, assim sucessivamente! Foi pro forno por volta de 15 minutinhos e estava pronto! Bem rapidinho! Você não vai precisar se matar na cozinha e vai fazer bonito com suas visitas!

A mãozinha que aparece é da minha super querida sogra, eu fui a Ofélia e ela a Maria Aparecida! Eu assumo, ela ficou lerê, lerê e eu fotografando e dando palpites! A receita da maionese é dela!

29 de ago de 2008

Polvo à provençal

Hoje mon amour e eu estamos de aniversário. Esta receita é dele, que cozinha como ninguém. No nosso caso, foi ele quem me conquistou (também) pelo estômago. E hoje se estamos longe, não só o meu coração, mas o meu estômago também reclama! ;0) Ele é a tampa da minha panela!

Ingredientes: 1 polvo; 2 cebolas; 4 dentes de alho; sal; pimenta; azeite de oliva, meia garrafa de vinho branco; vinagre (de boa qualidade!).



Modo de preparo: Coloque os tentáculos do polvo sobre uma tábua e bata com um batedor de carne ou com a parte grossa da lâmina de uma faca grande para amaciar a carne do animal quebrando suas fibras. Feito isso, corte os tentáculos do polvo em tiras finas de aproximadamente 10 cm. Reserve.

Corte a cebola em rodelas, pique o alho e mande-os para a panela junto com o azeite de oliva. Quando dourar, junte o polvo, tempere com sal, pimenta do reino e o que mais desejar, e deixe cozinhar por mais ou menos 6 minutinhos. Feito isso, regue com um pouco de vinagre, mexa bem e adicione o vinho. Tampe a panela e deixe cozinhar por 40 minutos. O caldo irá secar e o polvo ficará embebido por um molho grosso divinamente perfumado.

Sirva com torradas (polvilhe-as com alecrim, se gostar), uma boa salada e, claro, um bom vinho!

Não há estômago nem coração que resista!

Tigelinhas de ovos da Nigella ou Oeufs en Cocotte da Rita Lobo?

Em função da correria que é minha vida, tenho curtido fazer receitas rápidas, fáceis e gostosas! O meu presente, o livro da Nigella, tem sido uma "mão na roda". Ela apresenta inúmeras receitas fáceis de fazer e com uma aparência maravillosa!
.
Basicamente com a mesma proposta, a Rita Lobo lançou o blog One is Fun. E a receita de lançamento do blog foi oeufs en cocotte ou ovos na tigelinha (Mesma coisa! Sacou?). Imagina você preparar num jantarzinho em casa e falar assim: "Preparei oeufs en cocotte!". Chiquérrimo, mas, plis, treine a pronúncia antes do francês pra não dar vexame!
.
Segundo a Nigella, a Tigelinha de Ovos é uma "entrada reconfortante e luxuosa, que você pode servir às pessoas antes de um frango e uma salada verde; eles vão acreditar que comeram como nobres." Eu, na minha relés opinião, acho que o Cocotte serve como mistura! Vai super bem com um arrozinho branco e uma salada! E nada mais!
.
No livro a receita é assim:
- manteiga para untar
- 6 ovos orgânicos
- 1 ½ colher (sopa) de sal
- 6 colheres de creme de leite fresco
- 1 ½ colher de (sopa) azeite trufado
.
Modo de fazer:
Preaquecer o forno e aquecer água para fazer banho-maria. Untar os ramequins com a manteiga. Se quiser acrescentar algum outro ingrediente, agora é a hora! Quebre o ovo e por cima deles colocar sal e 1 colher de creme de leite. Banho-maria por 15 minutos. Rende 6 porções!
>
Mas eu já curto mais o jeitão da lindona Rita Lobo! É mais ou menos assim: pegue tudo que você tem na geladeira, vale colocar frios, tomatinho, cogumelos-paris (chique!), aspargos (chique também!), presunto crú (uhlalá!), brie (fantastique!) ou o que te der na telha! Coloque um ou dois ovos, salgue, creme de leite (no Panelinha testaram com o de caixinha e o fresco e ambos deram certo) e pra finalizar noz moscada ralada! 20 minutinhos de forno (sem ser banho-maria) ou 3 minutos no microondas! Fácil, fácil!
Curti! Já fiz várias vezes!
.
Os da foto eu fiz assim: no da esquerda foi tomate-cereja, azeitonas pretas, queijo prato fatiado, requeijão e orégano! No da direita: franguinho frito do jantar anterior, requeijão, tomate, queijo prato fatiado e queijo ralado! Diliça!

Prefiro fazer no forno! Aliás, ligo o meu quase todos os dias!

Au revoir, Cherry!

28 de ago de 2008

Amoras em Geléia de Moscatel (Desafio da Geléia)


A Fer Ayer vira e mexe promove alguns desafios e o deste mês é o Desafio das Geléias! Eu não sou muito fã de geléias, mas ai o mundo conspirou ao meu favor e tudo coincidiu pra dar certo! Essa geléia tem mais cara de sobremesa! Gostei da idéia!
Vamos a ladainha... Final do mês minha geladeira faz até barulho quando abro! Se eu falar, o som ecoa! Não tem quase nada! Mas, Madame que sou, eu tinha um Moscatel* solitário dando sopa!

Estava folheando meu novo presente e não é que encontrei uma receita bem fácil de fazer e por mais incrível que pareça eu tinha todos os ingredientes em casa!

Preparei Amoras em Geléia de Moscatel! Uhlalá, c´est trés chiq!

Fonte: Nigella Express

- 250g de amoras (tinha congeladas)
- 5 folhas de gelatina sem sabor
- 625mil de vinho moscatel
- 125ml de água
- 100g de açúcar ou açúcar-baunilha
- 2 colher (sopa) de suco de limão
- creme de leite fresco pra servir

Como fazer:

- Dividir as amoras em 6 taças. A Nigella sugeriu de colocar em taças de Champagne! Chiquérrimo!
-Deixar a gelatina de molho por 5 minutos numa tigelinha com água fria
- Colocar o vinho, água, açúcar e o suco de limão numa panela em fogo baixo. Mexer até dissolver o açúcar. Transferir a mistura para a panela com a calda e mexer rápido, até a gelatina dissolver.
- Distribuir o líquido entre as taças e as amoras e levar para gelar por 3 ou 4 horas.
- Rende 6 porções (mas eu reduzi tudo! Fiz pra 2 pessoas!)

Preciso escrever isso! Olha o comentário da Nigella: "sua textura é firme e macia, então você sabe que não é um líquido mas não tem o peso do sólido. E a acidez das amoras dentro da doçura da geléia teambém surpreende!" Ela faz coisas ótimas, estava doida pelo livro, mas ela é afetada demais!

*Moscatel: Moscatel é o nome dado a uma variedade de uva bastante adocicada. Vários vinhos e espumantes são produzidos a partir desta uva, tendo característica adocicada. Em geral, acompanham muito bem sobremesas e, quando gelados, são refrescantes e também como aperitivo. (Fonte Wikipédia)

* Minha frôzinha acabou de abrir! Dá pra ver na foto?

Recadinho express

Folhei o livro (este que as madames ganharam surpreendentemente ontem quase no mesmo horário!) e as receitas são maravilhosas! As fotos também estão impecáveis. E o melhor, tudo muito simples de ser feito, express mesmo. Mas vou ter que meter o bedelho: O que é esta capa? Não sei se é porque sou da área de saúde (sim, é por isso mesmo), mas um celular em cima da panela de comida????

Vocês sabem quantas bactérias existem em um celular? O celular tem bactérias que vêm da saliva. Agora, você junta essa saliva, mais as bactérias, mas o calor do corpo, dá toda a condição para elas se multiplicarem à vontade. Muitas, milhares.

Não gostei. Eu, se fosse a autora/produtora/editora, jamais teria deixado passar esta. Questão de saúde mesmo.

Fica aí a dica: Deixem o aparelho celular longe das panelas!

27 de ago de 2008

Eu também, eu também! - Surpresa em dose dupla!

Vocês já ouviram ou leram em algum lugar a seguinte frase: "A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido"? Pois bem, acho que estamos dividindo aqui não só receitas, mas histórias de vida e sentimentos (dos melhores!), e, por isso, ganhamos em dobro afeto, felicidade, novos amigos e...

O LIVRO!!!

Madame Glau postou faz 1 horinha e eu chego em casa e tenho a mesma surpresa: Nigella express em minha casa!

Sorte a nossa por ter pessoas tão queridas ao nosso redor (ó vocês aí, gente!), sorte de vocês que terão receitinhas express mesmo! São duas madames nigellando ao mesmo tempo, socorro!

Aguardem, to achando tudo uma delícia!

Eu ganhei de presente!

Acabei de chegar do trabalho e olha a feliz surpresa que tive!
Meu gatucho fez mistério desde a semana passada dizendo que eu iria ganhar um presente, mas não me disse o que era! Fazer mistério é a mesma coisa que me torturar... eu morro de curiosidade, peço dicas, quero saber com que letra começa o meu presente! A única dica era: "O seu presente chegará entre segunda e quarta-feira!" Ok, eu aguento! Passou segunda e nada! Terça e nada! Só poderia ser hoje! E assim aconteceu! Meu livro estava escondido dentro do microondas!
.
Acho que ganhei este presente por algumas razões:
>
1) mandei um email para ele, como quem não quer nada (cof-cof), dizendo os livros que estava querendo comprar e este da Nigella era um deles!
2) hoje é o Dia dos Psicólogos! Uia! Sim, pertenço a tal "catigoria"
3) porque ele não gosta das comidas que faço e quer que eu melhore! snif
4) porque ele me ama muito e quer me ver feliz!
>
Eu fico com as opções 1, 2 e 4! Ele não come de tudo, mas ele ADORA os quitutes que preparo!
Casar é muito bom!

Camarão na Moranga

A pequena enfanta, muy amada mia, tem apenas 6 anos, mas já sabe o que é bom: "Aqui nesta casa agora terá que ter este prato sempre"- ordenou a princesa. E como eu quero a minha casa sempre cheia de sorrisos e alegria, tratei prontamente de obedecer! ;0)

Anotem aí, pois a dica é boa e o resultado melhor ainda!

Procure uma moranga de bom tamanho (média à grande). Inicialmente, retire uma tampa da moranga, limpe-a e coloque-a em uma panela grande e funda. Despeje água fervendo de modo a cobrir a moranga inteira. Tampe a panela e deixe a donzela ali repousando. Não é necessário ia ao fogo ou ao forno.

Parta então para o recheio: Em uma panela, refogue 1Kg de camarão médio limpo previamente temperado com suco de limão e sal. Aqueça quatro colheres (sopa) de azeite, três dentes de alho, uma cebola média picada e refogue os camarões. Com 6 tomates picados (sem pele e caroço), faça um extrato no liquidificador e mande-os para panela junto aos camarões. Acrescente o seu tempero mágico (cada um tem o seu, não é?!), cozinhe por alguns minutos, retire do fogo e reserve. Eu usei salsinha, pimenta-do-reino e um toque de vinho branco para perfumar e incrementar o sabor.

Quando a moranga estiver levemente macia (aprox. 2 horas depois), retire-a da panela, escorra a água e coloque-a em uma assadeira. Despeje 1/3 do refogado de camarão dentro da moranga. Acrescente requeijão cremoso e complete a moranga com os 2/3 restantes do refogado. Mais requeijão cremeso se assim desejar. Leve ao forno alto (220°C) por cerca de 25 minutos para gratinar. Durante este período, mexa o creme de camarão algumas vezes (para misturar o requeijão). Sirva a seguir e não há mais nada que precise ser dito!

A sobremesa não poderia ser melhor:

Morango com docinho de coco!

Agora me digam, é possível resistir?! ;0)

26 de ago de 2008

Cocada

Eu adoro Coco! Aliás, ultimamente eu adoro tudo! Qualquer tipo de comida que me falam, fico com vontade de comer! Não, a cegonha ainda está voando por outros ares, longe da Cozinha das Madames... assim, esta leve protuberância abdominal, vulgarmente demonimada pochete, foi criada por mim mesma, em função dos inúmeros quitutes preparados por aqui!
.
Quem me passou esta receita foi a Prô Verinha! Falei que faria e assim eu as fiz! Levei pra festinha do Cunhadão, comi uma só pra não engordar (cof-cof)!

Cocada
.
2 cocos frescos (agora está explicado porque fui à feira)
2 latas de leite condensado
1 lata de creme de leite
250g de margarina (que eu acho um horror! é muita manteiga! O coco já é oleoso.)
5 gemas
1 ovo inteiro
.
Modo de Fazer
Misturar todos os ingredientes, não se esqueça de retirar os pintinhos (segundo a Pati)! Ou seja, é necessário peneirar as gemas pra não ficar cheiro de ovo! Coloque em uma forma untada com manteiga e cubra com papel alumínio. Quando secar, retire o papel alumínio e dexe dourar levemente. Fiz meia receita e rendeu por volta de umas 30 cocadinhas!
.
"Calma, Cocada! Au, au." Lembram dele? Acabei de ver que ele morreu! Tadinho.. foi em 99. Gostava dele, ele era tão engraçadinho!

24 de ago de 2008

Feira Livre da Vila Madalena

Quando sentei para escrever este post não me lembrava quando tinha sido a última vez que tinha colocado os meus pés numa feira livre. A data ao certo nunca irei me lembrar, mas nunca irei esquecer desta última ida à feira. Fui com minha mãe, não sei que raios estávamos nas redondezas da Vila Madalena e resolvemos ir até a feira da Rua Mourato Coelho com a R: Aspicuela. Fomos recordar os velhos tempos, afinal morávamos a dois passos da feira!
.
Pra mim feira é sinônimo de comer pastel e tomar caldo de cana e resolvemos seguir a tradição. Numa das barracas estava um pequeno tumulto e sem negar nosso lado Fifi, fomos ver o que estava acontecendo. Era o Vídeo Show fazendo uma repostagem com o Beiçola, da Grande Família. Enquanto filmavam, os donos da barraca continuavam vendendo seus pastéis e foi ai que pedi o meu. De repente, mais que de repente, minha mãe solta um grito: "Beiçola, Beiçolaaaa quero o pastel do Lineu!". Não sei se foi pelo grito, por ter baixado o espírito da Vera Fischer na minha mãe, as câmeras viraram na nossa direção e ela toda sorridente!! A moça da produção pra minha mãe: "Fala mais uma vez que quero filmar de novo!" E novamente ela grita: "Beiçolaaaa! Eu quero o pastel do Lineuuuu!"
.
Uia, minha gente, não sabia aonde enfiar minha cara, no mínimo fiquei roxa, azul de tanta vergonha! Assistimos a matéria, mas infelizmente não colocaram a participação especial da minha mãe, acho que não tiveram como cortar minha cara de desespero ao lado dela! Definitivamente não nasci pra ser famosa!
.
Estava com vontade de comprar produtos fresquinhos e resolvi voltar à esta mesma feira! Desta vez a Globo não estava, mas foi uma delícia voltar ao lugar aonde todos os sábados eu ajudava minha mãe nas compras! A feira já não está como antigamente, tem bem menos barracas, não fica mais tão cheia e eu não conheço mais os feirantes! Já os carregadores.. esses sim continuam utilizando a mesma frase: "Qué carregadô?"
.
Lógico que comprei alcachofras!
Lógico que comi Pastel com caldo de cana!
Lógico que fui super madame com a minha ultra linda sacola!Bjos e ótima semana! Glau

23 de ago de 2008

Eu me dei de presente!

Acabaram de chegar ... estou tão contente!

Fiz uma super pesquisa nos sites das livrarias e o melhores preços encontrei na Americanas.com Os livros do Le Cordon Bleu sairam por R$14,90 cada um e todas as receitas vem com fotos! Achei ótimo o preço!

22 de ago de 2008

Disseram por aí...


A crítica aplaudiu, babou, berrou. Na capa da última edição de "comer, rezar, amar" - de Elizabeth Gilbertt, ed. Objetiva - está estampado “mais de 4 milhões de cópias vendidas” (e eu abro esse parênteses só pra dizer que eu não gosto (pra não dizer detesto) esta propaganda em capa de livro, acho péssimo, puro merchan, me tira o tesão de ler). Dizem até que vai virar filme. Mas eu demorei, demorei, demoreeiiii pra ler esse livro. Fui acometida por crises de sono, lezeras infindáveis, dispersão crônica a ponto de ter se tornado um martírio ler mais do que 4 páginas por dia. Curioso o fato de eu ter duas amigas que estavam lendo o mesmo livro, na mesma época, e foram acometidas pelos mesmos sintomas.

Não vou contar aqui em detalhes o porquê de eu não ter gostado da história, uma vez que podemos ter muitos leitores lendo ou que lerão o livro em algum momento. Você que já leu, talvez tenha outra opinião a respeito, é bem provável (e saudável) que sim. Mas a melhor coisa de ter lido esse livro, para mim, é ter me dado conta, mais uma vez, graças à D´us, do quão afortunada sou, com todas as dores e amores dessa vida, que chegam pra mim, pra você, pra qualquer e todo ser humano. Eu não preciso sair de casa para comer, rezar e amar. Acho que comi muito nhoque da fortuna na minha vida!

Um beijo e um ótimo final de semana!

Bolo de Castanhas de Cajú

Eu tinha um pacotinho de castanhas de cajú e tava doida pra achar uma receita de bolo! Fuçei nos meus livro e nada que me tocasse (olha como sou sentimental!rs) até que nas andanças pelos blogs dei de cara com este bolo de castanhas de cajú, do Cozinha Pequena! E fiquei completamente enlouquecida, quase cheguei a lamber a tela do computador de tanta vontade! E foi então que resolvi fazê-lo!
.
Bom, eu poderia muito bem colocar a receita aqui, seria prático pra vc e tal... mas... mas...(lá vem história) um dia desses eu conversava com a Ana Elisa por email, do La Cucinetta, e conversavamos justamente sobre a questão de copiar as receitas. Ué, vc vai me perguntar, então porque postar as receitas, elas não são para serem feitas, copiadas, reproduzidas ou o sinônimo que quiser usar...? Sim, claro que são! Afinal um blog de culinária serve pra que? Só pra deixar o outro doido de vontade? Sim.. ops, não! A idéia é sim de divulgar quitutes, delícias, mas a partir do momento que adotarmos a prática de linkar de onde tiramos a receita sem transcrevê-las, criaremos um canal de comunicação entre os blogs e, o melhor de todos, respeitaremos quem comprou o livro, ou até quem criou a receita, testou, adaptou, provou, engordou. Topa seguir a diante esta idéia?
.
Vá correndo ver esta receita, vá correndo fazer! Como dizia a minha avó: rápido e rasteiro! E como diria meu gatinho: mandona que só!

Olha como a massa fica fofinha!

Obrigada Ana Elisa pelo papo e vocês da Cozinha Pequena por esta delícia de bolo!

21 de ago de 2008

Frango com Cogumelos Paris

Aqui em casa é tudo pá pum! Recebi visitinha de uma amiga e não tava afins de ficar enfurnada da cozinha.. queria curtir a companhia dela! Assim, vi o que tinha na geladeira e fiz tudo bem rapidinho e ficou mutcho bom!

Cortei 3 filés de peito de frango em cubos, temperei com bastante limão, alho e sal e deixei marinando por mais ou menos uma hora na geladeira. Numa panela, coloquei uma colher (sopa) de manteiga sem sal e fritei bem o frango. Cortei os cogumelos no sentido do comprimento e em uma frigideira coloquei mais uma colher (sopa) de manteiga e uma colher (sopa) de shoyo, deixei dourar por poucos minutos e juntei ao frango. Como eu tinha um restante de mascarpone e não queria deixar estragar, acrescentei também! É óbvio que a receita tem que ter um toque de madame, ne?
Ficou com gostinho de limão ao fundo.. huummmmm, mto bom! Não sobrou nadica de nada!

E de sobremesa foi o Pavê Bicolor da Ale. O gatucho cismou com esta sobremesa e só quer esta! Eu doida pra testar outras, mas não resisto a um pedido dele! Agrado mesmoooo! Se não eu, quem? Outra? Jamé!

20 de ago de 2008

Panela que faz comida boa!

Não interessa se ela é coroa tampouco novinha. Para se fazer comida boa, a panela tem que ser de qualidade. Panela tem de todos os tipos e pra todos os gostos: De ferro, cobre, alumínio, ágata, barro, teflon e de diversos outros materiais. Tem panela brega, tem panela chique e tem as panelas da marca francesa Lê Creuset. Oui, mon ami! Você já teve a oportunidade de cozinhar em uma Lê Creuset? Pois é, a panela é de ferro, linda, charmosa, com acabamento esmaltado, um luxo. Ui! Vai ao fogo e ao forno (com tampa!) porque possui pegadores que resistem à temperatura de até 200º C. Além disso, a perfeita circulação de calor em seu interior garante um cozimento uniforme, melhor e mais eficiente, realçando o aroma e o sabor dos alimentos. Me patrocina, Lê Creuset!





Não, não ganhei pra fazer propaganda não, é que realmente as panelas da marca são divinas! Além da eficiência do uso prático, a beleza e o desing das benditas tornam o ato de cozinhar ainda mais prazeroso.

São pesadas, é verdade, em todos os sentidos, principalmente, no bolso! Mas boas panelas não são baratas. Dependendo do seu orçamento, compre uma por vez, mas invista em qualidade. Bem melhor do que comprar um jogo baratinho, que dura pouco e pode contaminar os alimentos. Uma boa panela dura para a vida toda. Você cozinhará feliz e contente e terá ao seu lado uma linda-coroa-guerreira e como diz Sergio Reis: “Não interessa se ela é coroa, panela boa é que faz comida boa!”.


Para finalizar, gostaria apenas de dizer que meu aniversário é dia 30/10 e essa caçarola em formato de abóbora é o meu atual sonho de consumo (por apenas R$ 680,00 !)! ;0)

Sorvete de creme com farofinha de banana

O jantar foi tão sem gracinha que resolvi caprichar na sobremesa. Fiz umas misturebas e saiu uma farofinha de banana.
Coloquei os seguintes ingredientes para 2 porções:
- 2 bananas
- 1 colher (sopa) de aveia em flocos
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo integral
- 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sobremesa) de mel
- 1 pitada de canela
- nozes picadas

Unte a forma (eu preparei em 2 ramequins), misture todos os ingredientes e coloque no forno a 200 graus, por volta de 15 minutos. .

Na minha eu não coloquei tanta manteiga, achei que faltou! Mas mesmo assum ficou muito gostosinho, pra fechar a 3a. feira com chave de ouro!


Ps: eu não disse que adoramos banana?

19 de ago de 2008

Pudim de Tapioca com Coco

Já contei aqui que meus horários são super apertados, é uma correria danada! Mas tem dias que rola um micro intervalinho.. e quando isso acontece, acho ótimo porque corro pra fazer meus tricôs! TV never! Não consigo prestar atenção, olho a roupa que a Fátima Bernardes está usando, o corte de cabelo, na unha, ...! Quando me dou conta, lá se foi a matéria, não percebo nem o assunto da reportagem! Sempre fui assim...
.
Eu lembro que uma vez eu enchi os meus pais pra me levarem pra assistir o Holiday On Ice! Achava lindo andar de patins e ainda mais quando era feito no gelo! Tinha coisa mais chique? E ai, eles resolveram me levar, o show começou, curti, mas quando eu me dei conta, estava eu olhando pro outro lado, pra ver de onde vinha a iluminação, se tinha muita platéia, ou seja, eu simplesmente prestava atenção em qualquer outra coisa, menos no show!
.
Não sei o que aconteceu na semana passada e eu tive um destes intervalinhos, ao invés do tricô resolvi ligar a TV pra dar uma bizoiada no que estava passando! Era o Vídeo Show! Estava passando uma reportagem a respeito da vida da Mariana Ximenes e entrevistaram uma amiga dela, a Chef Morena Leite! E ela resolveu fazer um doce que preparou numa festa que a Mariana estava! E não é que era o Pudim de Tapioca com Coco! Fiquei doidinha de desejo e saí em busca da receita na net. (desta vez eu consegui prestar atenção em tudinho, nem pisquei!)
.
Pudim de Tapioca com Coco
(Chef Morena Leite - Chef do Capim Santo)
.
O que vai?
-300g de farinha de tapioca
-500ml de leite de coco
-3 ovos
-1 lata de leite condensado
-100g de coco fresco ralado grosso
-300ml de leite
-300ml de creme de leite
.
Como fazer?
Caramelize uma forma (ela coloca 600ml de água com 300ml de açúcar e coloca no fofo alto até formar um ponto de fio). Deixe a tapioca de molho no leite de coco por mais ou menos meia hora. Bata no liquidicador o restante dos ingredientes, exceto o coco ralado. Acrescente esta mistura á tapioca. Despeje a massa na forma e coloque em forno pré-aquecido a 200 graus, em banho-maria!
http://veja.abril.com.br/vejasp/chefs_2006/p_088.html
.
Eu fiz o meu correndo pq tinha um almoço para ir e esta seria a sobremesa! Minha calda não ficou lá mil maravilhas, aliás minha calda ficou seca! Saco! Sempre assim, ne? No que dia de caprichar, isso acontece! De todo modo, eu prefiro fazer a calda derretendo o açúcar e depois acrescentar um tantico de água. Mas é um pudim MUITO gostoso, lembra queijadinha! Vale a pena experimentar!
.
É pudim para ser comido no dia da preparação!

18 de ago de 2008

Só sei que foi assim...

Hoje às 19h (aula de tricot - toca o telefone)
- "Glá, você quer eu coloque alguma coisa no forno?
- Quero sim, Tchu, coloca a linguiça que descongelei.
- Mas precisa fazer alguma coisa ou só coloca no forno?
- Só no forno mesmo!
- Coloca em qual panela?
- Em nenhuma! Nossas panelas não vão no forno!
- Mas eu coloco aonde então?
- Tem uma assadeira de vidro quadradinha, pode colocar nela!
- Aonde está?
- No armário, o que fica embaixo da pia!
- Quantos graus eu ligo o forno?
- 200 tá bom!
- E por quanto tempo?
- Ah, Tchu, não sei... até ficar pronto!"

2 horas depois... abri a porta e a maior fumaceira! Casa inteira defumada! Sou recebida com a seguinte pergunta:

- "Será que está a linguiça está pronta?"

17 de ago de 2008

Ai, ai, ser adulto não é fácil!

Meus pais sempre ensinaram que não devemos ser egoístas, ensinaram a dividir, por exemplo: se compravam um tênis pra um dos filhos, era em função deste ter mais necessidade que o outro. Não existia briga, muito menos birra! "Vc comprou pra ele e tem que comprar pra mim!" Isso nunca existiu e farei questão de passar esta criação aos meus filhos, quando tiver! Falo tanto destes assuntos no dia-a-dia que morro de medo dos meus filhos serem mimadinhos, aqueles que se jogam no chão, gritam! Af! Manja, casa de ferreiro espeto de pau? Não vamos sofrer por antecipação. Certo?
.
Então, aqui em casa tenho uma secretária do lar (chique, ne?), ela vem lavar e passar as roupas, limpar a casa toda.. ela faz tudo aquilo que não tenho a mínima vontade de fazer. A única coisa que ela não faz é a comida! Essa parte é minha! Ok, ok eu adoro cozinhar, mas quando acertei com ela quais as funções que eu gostaria que fizesse, perguntei se deixaria uma salada lavada ou um arrozinho pronto, ouvi uma resposta forte, única e certeira: "Não, eu não faço nada relacionado a comida!". Pô, muié decidida esta, hein? Preciso aprender a dar respostas assim mais firmes, sem titubear...fiquei pianinho com a resposta dela! Não era bem aquilo que eu queria, mas beleza! .

Eu já a conheço de longas datas.. e eu sei que ela é assim, firmona! Ela trabalha na minha mãe faz muitos anos e por eu ter receio de colocar pessoas desconhecidas dentro de casa fiz questão que fosse ela que viesse me ajudar! Eu não quis trazê-la somente por ela ser uma pessoa muito honesta, mas por ser um verdadeiro trator! Deixa a casa um brinco!
.
Agora você vai me perguntar: "Quer mais o quê? Tem alguém de confiança, faz tudo aquilo que você odeia, faz super bemm feito! O que você tem pra reclamar, hein?" Gentemmm, ela come tudo!!! Fiz um brownie maravilhoso um dia desses, cheguei do trabalho seca e doida pra comê-lo e não é que a piiiiiiii comeu tudo? Ganhei um pedaço de bolo da minha amiga, coloquei na geladeira pra comer mais tarde, quando fui comê-lo. Cadê? Novamente a piiiiiiiiiiiiiii comeu! E assim foi com a quiche e N outras gostosuras...
.
E sinceramente não sei o que eu faço! Não tenho coragem de falar: Não coma! Ou coma mas deixa um pedaço pra mim, viu? Porque afinal sou eu que fico lerê lerê na cozinha, eu tenho fome também, apesar de comer super pouco os doces que faço, também quero comer um pedacinho, viu? Não vejo problema nenhum em comer e é pra comer mesmo! Mas não tudo! Não o último pedaço (que parece ser sempre o mais gostoso). Eu tô puta da vida, queria soltar todos os cachorros em cima dela, mas preciso falar civilizadamente, com calma! Sou pequena por ficar irritada com estas coisas? Help me! Mãããeeeee

16 de ago de 2008

Burritos

Tem coisa mais gostosa e fácil do que ir na casa de amigos, chegar com a mesa posta, cerveja gelada e com todos os ingredientes prontos! Coisa de madame mesmo!
.
Eles prepararam Burritos, comida típica mexicana. Achei a idéia ótima...porque você pode comprar as tortillas prontas, o seu trabalho será apenas de passá-las rapidamente numa frigideira com um pouquinho de azeite e ai cada um recheia sua tortilla (uma não! comi 2 gigantes!). Os recheios podem ser os mais diversos (que você também poderá deixá-los prontos), lá tinha carne com feijão, alface, tomate, cebola e queijo picados, doritos levemente esfarelado. Bastante pimenta e ai foi só mandar ver! Cada um monta a sua e necas de lerê lerê na cozinha!

Tortilla aberta com todos os ingredientes
Detalhe na unha de madame!

A receita da carne virá depois - vai depender da Tolerância Zero! "Ni, que carne é essa?" (tom de está muito bom! quero muito saber! Conte tudo e não esconda nada!). Carne moída oras!

Receita da carne moída oras...

"Lá vai: Refogue 1 kg de carne moída com o tempero que você está acostumada usar. Depois, acrescente 1/2 kg de feijão refogado ( somente o feijão e não o caldo ), um pouco de molho vermelho, tempero em pó para burrito, que já é bem apimentado ( no Pão de açúcar tem ). Misture tudo e deixe no fogo por alguns instantes. Pronto, agora é só mandar ver! Bjos...obs.: a quantidade acima serve bem 6 pessoas e ainda sobra."

14 de ago de 2008

Mamãe eu quero!

Bacana, né? Eu me apaixonei por esse conjunto assim que o vi! Achei chic, cool, irreverente e muito classudo.

Eu adoro esses apetrechos todos para casa. Para casa é uma maneira bem abrangente mesmo de se dizer (casa = sala, quarto, banheiro, varanda, garagem e cozinha, principalmente!). Fico antenada a todas as novidades do mercado e as que estão ao meu alcance são logo garimpadas e testadas!

Esse conjuntinho é da Koziol e só não está aqui em casa porque está bem fora do meu alcance! Mas se você vive ou conhece alguém que mora na Europa e virá para Terra Brasilis, não deixe de trazer um. Um não, dois! Um pra você, outro pra mim! ;0)

Mais coisas bacanas aqui ó: http://www.koziol-collection.de/